domingo, julho 25, 2010

Pedalar pelo Gaiato



Luís Monteiro de Aguiar, sobrinho-neto do fundador da Casa do Gaiato vai pedalar 365 km para angariar donativos e sensibilizar os portugueses para as causas sociais. Ao invés de ir de férias de carro, escolheu percorrer os 365km em duas rodas .

Não tenho tempo para perder tempo» era o lema do Padre Américo, fundador da Casa do Gaiato. Quem também agora não pode perder tempo para sensibilizar os portugueses para as necessidades crescentes das instituições que recebem cada vez mais pedidos de ajuda é Luís Monteiro de Aguiar, sobrinho-neto do Padre Américo.

Economista e administrador de empresas, Luís de Aguiar explicou ao SOL como surgiu esta ideia: «Vivi muitos anos em Inglaterra, onde as corridas desportivas por causas sociais são muito comuns». O gosto pelo ciclismo levou, entretanto, o economista a pensar num transporte alternativo para se deslocar durante as férias. «Vou de férias para o Norte e em vez de ir de carro, vou de bicicleta», conta o desportista sem grandes preocupações: «Nas últimas cinco semanas pedalei cerca de 600 km a subir e a descer a Serra de Sintra, portanto estou mais do que preparado para percorrer 365km».

A viagem tem início em Setúbal, a 27 de Julho. A primeira escala será em Miranda do Corvo e termina em Paço de Sousa, Penafiel, a 31 de Julho, com um pic-nic com o objectivo de reunir fundos para a causa. Quando chegar à Casa do Gaiato de Paço de Sousa o sobrinho-neto do Padre Américo entregará aos representantes da Obra da Rua a totalidade dos donativos que durante o percurso conseguir angariar aos quais se juntam os que se esperam conseguir com o pic-nic.

O ciclista afirma que «não queremos nada para nós, mas aceitamos aquilo que quiserem dar à Obra da Rua, seja sob a forma de apoios financeiros pontuais ou duradouros, seja sob a forma de outros apoios materiais, para a Obra da Rua (materiais escolares, de construção e bens alimentares».

Quem estiver interessado em apoiar esta iniciativa pode também fazer o seu donativo directamente para a conta da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo (NIB 003504680000557733018 na Caixa Geral de Depósitos, indicando a referência 365kgaiato).

Obra de Rua da Casa do Gaiato

A Obra de Rua ou Obra do Padre Américo, também conhecida como ‘Gaiato’, é uma IPSS que nasceu da necessidade sentida pelo Padre Américo Monteiro de Aguiar em apoiar crianças e jovens carenciados. A finalidade das três Casas do Gaiato existentes em Portugal é acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens que, por qualquer motivo, se viram privados de meio familiar normal A população média de cada Casa do Gaiato é de 150 rapazes distribuídos pelas diferentes idades desde o nascimento até cerca dos 25 anos.

Fonte : Sol