terça-feira, julho 27, 2010

" Sem espinhas " Despacho de Alberto João sobre Crucifixos


«P R E S I D Ê N C I A DO GOVERNO REGIONAL DA MADE I R A

Despacho n.º 17/2010


Considerando que a Região Autónoma da Madeira não deve pactuar comaquilo a que se chama «euroesclerose», marcada por um ataque aosValores que suportam a civilização europeia, consequência também dascorrentes auto-denominadas de «pós - modernismo» .

Considerando que não é possível, sob o ponto de vista da realidade cultural e da sua necessária pedagogia escolar, conceber a Europa ePortugal sem as bases fundamentais do Cristianismo .

Considerando que, por tal, a laicidade do Estado não é minimamente lesada pela presença de Crucifixos nas Escolas e, pelo contrário,incumbe ao Estado laico dar uma perspectiva correcta da génese civilizacional dos povos, bem como dos Valores que suportam o respectivo desenvolvimento cultural.

Considerando que os Crucifixos não representam em particular apenas a Igreja Católica, mas todos os Cultos fundados na mesma Raiz que moldou a civilização europeia.

Não há, assim, qualquer razão para a retirada dos mesmos Crucifixos das Escolas, pelo que determino a sua manutenção.

O presente Despacho vai para publicação no «Jornal Oficial» da Região

Autónoma da Madeira e para execução pelo Senhor Secretário Regional de Educação e Cultura.


Funchal, 14 de Julho de 2010.

O PRESIDENTE DO GOVERNO REGIONAL DA MADEIRA,

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim

domingo, julho 25, 2010

Pedalar pelo Gaiato



Luís Monteiro de Aguiar, sobrinho-neto do fundador da Casa do Gaiato vai pedalar 365 km para angariar donativos e sensibilizar os portugueses para as causas sociais. Ao invés de ir de férias de carro, escolheu percorrer os 365km em duas rodas .

Não tenho tempo para perder tempo» era o lema do Padre Américo, fundador da Casa do Gaiato. Quem também agora não pode perder tempo para sensibilizar os portugueses para as necessidades crescentes das instituições que recebem cada vez mais pedidos de ajuda é Luís Monteiro de Aguiar, sobrinho-neto do Padre Américo.

Economista e administrador de empresas, Luís de Aguiar explicou ao SOL como surgiu esta ideia: «Vivi muitos anos em Inglaterra, onde as corridas desportivas por causas sociais são muito comuns». O gosto pelo ciclismo levou, entretanto, o economista a pensar num transporte alternativo para se deslocar durante as férias. «Vou de férias para o Norte e em vez de ir de carro, vou de bicicleta», conta o desportista sem grandes preocupações: «Nas últimas cinco semanas pedalei cerca de 600 km a subir e a descer a Serra de Sintra, portanto estou mais do que preparado para percorrer 365km».

A viagem tem início em Setúbal, a 27 de Julho. A primeira escala será em Miranda do Corvo e termina em Paço de Sousa, Penafiel, a 31 de Julho, com um pic-nic com o objectivo de reunir fundos para a causa. Quando chegar à Casa do Gaiato de Paço de Sousa o sobrinho-neto do Padre Américo entregará aos representantes da Obra da Rua a totalidade dos donativos que durante o percurso conseguir angariar aos quais se juntam os que se esperam conseguir com o pic-nic.

O ciclista afirma que «não queremos nada para nós, mas aceitamos aquilo que quiserem dar à Obra da Rua, seja sob a forma de apoios financeiros pontuais ou duradouros, seja sob a forma de outros apoios materiais, para a Obra da Rua (materiais escolares, de construção e bens alimentares».

Quem estiver interessado em apoiar esta iniciativa pode também fazer o seu donativo directamente para a conta da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo (NIB 003504680000557733018 na Caixa Geral de Depósitos, indicando a referência 365kgaiato).

Obra de Rua da Casa do Gaiato

A Obra de Rua ou Obra do Padre Américo, também conhecida como ‘Gaiato’, é uma IPSS que nasceu da necessidade sentida pelo Padre Américo Monteiro de Aguiar em apoiar crianças e jovens carenciados. A finalidade das três Casas do Gaiato existentes em Portugal é acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens que, por qualquer motivo, se viram privados de meio familiar normal A população média de cada Casa do Gaiato é de 150 rapazes distribuídos pelas diferentes idades desde o nascimento até cerca dos 25 anos.

Fonte : Sol

quinta-feira, julho 22, 2010

Filme da semana : Contraluz




Uma agradável surpresa este filme de Fernando Fragata , o primeiro filme realizado por um português em Hollywood.

Num bom argumento que conta a história de várias pessoas, sem ligação entre si, que se encontram em situações complicadas das suas vidas -entretanto algo inesperado acontece que irá mudar o rumo das suas vidas. Cada um terá nas suas mãos a oportunidade de mudar o seu destino de modo a reencontrar a felicidade.

Mas há destinos que só se alcançam depois de alterar o dos outros.

Bons pormenores de realização e musica oficial do filme da banda portuguesa, Santos e Pecadores

Em tempos de crise de valores, aqui está um filme a não perder.

Veja o 3 trillers em http://www.fernandofragata.com/contraluz

Cláudio Anaia


segunda-feira, julho 19, 2010

A doença do Século e as novas ditaduras



Em plena época de crise, somos autenticamente bombardeados pela imprensa que informa sobre as dificuldades dos países em manter as suas economias e mostrar as diferenças cada vez maiores entre os ricos e os pobres. Muito se fala sobre tudo isto, mas poucos dizem que isto é resultado da doença do século: O consumismo e as suas consequências que tem como resultado novas ditaduras.

Hoje irei falar de três delas:

1-A ditadura da beleza onde as mulheres são transformadas em objectos que desfilam em roupa que ninguém vê ou compra e tentam servir de modelo (modelo que na realidade não o é, porque não vejo na rua ninguém parecido com essas pessoas). São milhões de pessoas que, mais tarde ou mais cedo, ficam reféns por não serem iguais (só se passarem fome e tiverem bons patrocinadores) e amordaçam a sua liberdade, matam o seu bem-estar e destroem a sua auto-estima por não se aceitarem tal como são.
Cada vez me convenço mais de que em nome do lixo que anda por aí em alguma comunicação social as pessoas trocam a sua felicidade pelo esforço de tentarem ser “belas exteriormente”, não percebendo que devemos amarmo-nos tal como somos.

2 - A ditadura Ligth é mais uma palavra maldita, hoje em dia politicamente correcta, utilizada com a intenção de vender produtos de menor valor energético e que tem como objectivo atingir uma boa linha. Esses produtos estão por todo o lado: nas colas, nas manteigas, nos queijos, no café sem cafeína ou até na cerveja sem álcool.
Hoje em dia o Homem é um ser transfigurado, que procura cada vez mais mostrar o ter e nem sequer se preocupa com o ser…sim, tal como os produtos LIGHT!
Para o homem que se deixa conduzir pelo consumismo e pela publicidade massiva (que cria na maior parte das vezes falsas necessidades) o que importa é mostrar aos outros que se tem um estatuto, mas na verdade, na maior parte dos casos, interiormente evidencia-se uma debilidade, uma fraqueza e uma carência extremas, bem como a existência de um grande vazio moral, mesmo que materialmente possam ter quase tudo.


3- A ditadura do Relativismo Absoluto, como muitas vezes criticada pelo Papa Bento XVI. Vemos um homem permissivo onde não há proibições nem limitações. Tudo é válido, tudo é permitido desde que traga satisfação. Qualquer análise que se faça é positiva e negativa, pode ser boa ou má, dependendo do seu ponto de vista. Desta intolerância interminável nasce a indiferença pura. A verdade deste tipo de pessoa é imposta pelo politicamente correcto em comportamentos onde não há princípios sólidos e nem referências, onde as fronteiras entre o bem e o mal, o positivo e o negativo foram apagadas.

Com certeza, tal como o amigo leitor, eu também tenho amigos com estas “doenças” e sempre que saio com alguns deles é lamentável assistir a comportamentos em que tudo é plástico: as compras, a beleza e as marcas, num autêntico esbanjamento para dar a ideia do triunfador, do 'heroizinho' que tem êxito, prestigio social e, sobretudo, dinheiro… muito dinheiro.

Estará tudo perdido?

Quero acreditar que não. Tem que se começar por dar primazia às pessoas e àquilo que elas são. Dar dignidade, viver liberto daquilo que materialmente temos e deixarmo-nos de preocupar com o que os outros pensam.
Perceber definidamente que a aposta tem que ser no interior e que não vale a pena ser como aqueles bolos todos bonitos por fora e que à primeira dentada notamos logo que não tem creme nenhum.

A vida é simples. Todos somos seres humanos especiais e únicos e temos um lugar insubstituível neste mundo, que tem que ser mais solidário, fraterno, menos consumista e principalmente mais humilde. Se assim for, estas novas prisões como estas novas ditaduras poderão acabar, já que na verdade as pessoas valem por aquilo que são e não por aquilo que aparentam ser ou possuir.


Cláudio Anaia
claudioanaia@hotmail.com

sábado, julho 10, 2010

Perfeito




Quando se aproxima o tempo do descanso, perguntamos e procuramos fazer aquilo que nos enche de merecido repouso. Criamos, imaginamos e sonhamos lugares perfeitos. Desejamos sair do tempo para transformar lugares desgastados e desabitados em momentos de vida e cheios de humanidade. Não é fácil saber como fazê-lo. Queremos e merecemos o tempo, e fazemos dele lugar nosso. Unicamente para nós. Mas, que esta criação, embora seja merecida, não nos feche e não nos prenda porque quanto mais centrados nas nossas ocupações e projectos, maior é o desgaste e com isso, a eterna e contínua ausência de descanso.

Nuno Branco

domingo, julho 04, 2010

Relances associa-se ao documentário “ Blood Money”



Já sabemos que de uma forma geral comunicação social portuguesa não vai falar e muito menos comentar este documentário que esta a causar grande polémica nos Estados Unidos.

Por isso peço-lhe que divulgue em todos os seus contactos este vídeo e quem sabe se possível trazer este trabalho até Portugal.

Este é um novo filme independente que retrata a indústria do aborto com o nome “Blood Money” e que têm como objectivo expor a corrupção da Planned Parenthood.

Os produtores fazem deste trabalho um apelo mundial contra o Aborto e por isso apelam todos a ir a :

http://www.bloodmoneyfilm.com/

quinta-feira, julho 01, 2010

Kaká apoia campanha contra prostituição




Kaká deu seu apoio a uma campanha de Ashton Kutcher contra a prostituição, através de seu Twitter, nesta terça-feira, 29.

O jogador, que tem fama de bom rapaz, fez um post com uma foto onde aparece com a camisa da Selecção Brasileira virada para aparecer seu nome e um cartaz com o nome da campanha na mão: "Real Men Don't Buy Girls", que quer dizer "Homens de verdade não compram mulheres".