quarta-feira, junho 23, 2010

UMA HISTORIA BONITA



É a história de um casal, filho de uma amiga minha muito querida. Têm 4 filhos, o mais novo dos quais com 1 ano. Têm uma vida organizada e trabalham os dois duro para levar a familia para a frente. E... Espantem-se...!!!! Resolveram adoptar mais um filho... uma menina de 6 meses. NÃO É UMA MARAVILHA? UM EXEMPLO DE GENEROSIDADE ENORME QUE NOS DÁ VONTADE DE VIVER A CANTAR, A DANÇAR, A AGRADECER, E A LOUVAR AO SABER DE CASOS DESTES?

MAS... a história, LINDA, não acaba aqui. A criança que adoptaram e que chegou "a casa" esta semana, é portadora de Trissomia 21 (para quem não sabe o que quer dizer, o bebezinho é mongolóide - ou seja, é uma criança "diferente"), o que levou os pais - a mãe - a não a quererem...

Estamos em crise? Que crise nos pode vencer com gestos destes? Estamos em crise? Sim, estamos em crise - uma crise que está no coração das pessoas, nos valores em que vivem, para que vivem, com que vivem...

É OU NÃO UMA HISTÓRIA LINDA?


Para a completar, vou explicar o que é a "Trissomia 21" através de uma carta escrita por uma jovem mãe que há 2 meses deu à luz (ou nos deu luz) um bébé com Trissomia 21. Também filha de uma grande amiga minha, ela própria me é muito querida. Escreve assim, em nome da filha:

Olá, eu sou a Carminho e tenho Trissomia 21… mas não sou doente! Até sou bastante saudável!!! Sei que é complicado os pais dos meus primos e dos meus amigos explicarem aos filhos o que é a T21 por isso resolvi deixar aqui umas dicas! Sabem uma coisa? Sou um bebé igual aos outros: gosto de dormir, de comer e de tomar banho. Choro quando tenho fome, grito quando a minha mãe me limpa o nariz e fico muito excitada quando os meus irmãos chegam a casa e me enchem de beijos! Gosto que peguem em mim ao colo e que me tratem como tratam qualquer outro bebé! E quando crescer vou para a escola e vou aprender a ler e a escrever! Também vou ser teimosa mas parece-me que nem chegarei aos calcanhares do meu irmão!!! É certo que cada uma das minhas células tem 47 cromossomas em vez de 46. Mas tenho mais e não menos, repararam? Serei um pouco diferente, talvez muito pouco diferente, mas não somos todos diferentes? Por ter T21 tenho algumas particularidades como o formato dos olhos e da boca, ou seja, basta olharem para mim para verem que sou um bebé 21. Quando os vossos filhos começarem a fazer perguntas sobre mim devem explicar que eu tenho T21, mas não que tenho uma doença. Também quando virem outro “trissómico” não devem dizer que tem a mesma doença que eu, podem dizer que tem T21 como eu! Por isso já perceberam que não sou doente mas diferente!
Muitos bjs para todos

Carminho