sexta-feira, maio 28, 2010

Os jogadores amam a Selecção por 800€/dia




Jogadores da Selecção ganham dois ordenados mínimos por dia durante toda a campanha do Mundial. Os pobres jogadores não prescindiram dos 800€ de pernoita.

Compreendo perfeitamente a decisão do grupo de "heróis nacionais"de não abdicar da pernoita. Afinal de contas como iriam sustentar-se sem os 800€ por dia da selecção? Iam andar a correr atrás de uma bola só para representarem um país querem ver... e a seguir íamos pedir-lhes o quê? Que soubessem cantar o hino? Andamos muito exigentes.


Todos sabemos das dificuldades que esta malta do futebol passa. Há dias vi um deles na praia a molhar os pés com as chuteiras calçadas. Tive pena, confesso. Apeteceu-me dar-lhe um abraço e chorar ombro a ombro como o Mourinho fez com o Materazzi, aquele moço defesa central que é um poço de ternura e carinho. Uma cena maravilhosa. Quando vi Mourinho a chorar voltei a acreditar na humanidade. Depois adormeci e passou-me.


Há quem tenha visto jogadores da Selecção a passear no Colombo cheios de remelas nos olhos e com aspecto algo subnutrido. Se os virem por lá ofereçam-lhes um bolo. Pode ser uma pata de veado. Ou os heróis ainda nos morrem de fominha nas escadas rolantes. Em tempos de crise há que ser solidário. Ninguém quer que os jogadores acabem por aí a arrumar carros.
Contas feitas são 19 mil euros por dia e um total de 720 mil euros em pernoitas no final da festa que a Federação vai gastar com os prodígios. E tudo por amor ao país. Agora imaginem se fosse por dinheiro.
Sem contar com os prémios que cada um recebe caso ganhem alguma coisa para além obviamente dos 800€ dia para a bica, bollycao e meter uma moeda naquelas máquinas que têm um macaco lá dentro a abanar-se. Depois se sair um peluche bonito mandam-no à esposa, provavelmente em executiva ou num jacto privado.


Numa altura em que se pedem sacrifícios de toda a ordem e feitio aos portugueses, apertos de cinto constantes com reflexo no pescoço de milhares de pessoas, famílias à beira da bancarrota, completamente asfixiadas e sem esperança, os jogadores ricos da selecção de um pobre país não abdicam dos seus 800€ diários para irem passear à África do Sul. Sim, eu repito: passear. E ainda por cima com tudo pago em regime de luxo. Ninguém os obriga a ir. Vão antes com os miúdos à Eurodisney.


Alguns deviam pagar para vestir aquela camisola e não o contrário. A selecção não é um clube de futebol. Isto revolta-me um bocadinho, provavelmente não será só a mim, mas não faz mal: se estiverem como eu soprem na Vuvuzela que isso passa.

segunda-feira, maio 24, 2010

segunda-feira, maio 17, 2010

Filme da Semana : Robin Hood



Esqueçam as versões antigas de” Robin dos Bosques” ! Do remake da tradicional, foi quase só fiel como é obvio ao “tirar aos ricos e dar pobres” numa nova versão do homem das flechas.

Num época em que se fala cada vez mais na crise e no PEC só por isto mesmo este trabalho já era actual, mas prefiro destacar a história "original" de uma obra popular e os cenários com muita qualidade.

Não é uma obra prima e não tem tanto suspense assim, mas dá para ficarmos agarrados à história.

Fiquei com a sensação que teremos um Robin Hood II.(!?)

sábado, maio 15, 2010

Coma e pague o que achar que a sua refeição vale


Um café num subúrbio de St. Louis, Missouri, gerido pela Panera Bread, uma das cadeias de restaurantes com crescimento mais rápido nos Estados Unidos, começou simpaticamente a recusar o dinheiro dos clientes, pedindo-lhes que, em vez disso, "levassem o que quisessem e deixassem um pagamento que achassem justo" nos cofres de madeira e acrílico dispostos na loja. Esta é a última experiência nos Estados Unidos do conceito "pague o que quiser por aquilo que come" .

Na hora de maior afluência durante o almoço, a fila estende-se à porta: um conjunto de funcionários públicos, profissionais da zona e meros curiosos que parecem entusiasmados, apesar de ligeiramente desconcertados, com a iniciativa. Será que estamos perante uma sopa dos pobres de classe alta? Uma instituição de caridade moderna?

Nem uma coisa, nem outra. É apenas uma entre uma dúzia de estabelecimentos em todo o país que proporcionam comida grátis ou a baixo custo para aqueles que precisam e se auto-sustentam com o dinheiro que os clientes que pagam colocam na caixa.

Noticia completa aqui

sábado, maio 08, 2010

Foi o Pai que nos ensinou....




Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Amén.

quarta-feira, maio 05, 2010

segunda-feira, maio 03, 2010

Papa: socialistas católicos aplaudem tolerância de ponto


Os socialistas católicos aplaudiram este sábado a decisão do Governo de conceder tolerância de ponto a nível nacional no dia 13 de Maio por ocasião da visita do Papa a Portugal.

«Congratulamo-nos com a decisão de o nosso camarada José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal, dar tolerância de ponto, dia 13 de Maio, concedida a todo país, numa atitude de grande dignidade, pois como é sabido, Portugal é um país maioritariamente católico», segundo uma nota dos Socialistas Católicos enviada à agência Lusa.

O Governo decidiu dar tolerância de ponto a todos os trabalhadores da Administração Pública no dia 13 de Maio, estando ainda dispensados os funcionários públicos na tarde do dia 11 de Maio em Lisboa, e na manhã do dia 14 no Porto, coincidindo com a presença do Papa nestas cidades.

Os socialistas católicos manifestaram ainda a sua satisfação com a visita do Papa, considerando que o «povo português está feliz».

Ver a noticia aqui