quinta-feira, setembro 03, 2009

Tabaco vai matar seis milhões de pessoas em 2010


Um estudo da Fundação Mundial do Pulmão e da Sociedade Americana de Oncologia alerta que, entre despesas médicas, perda de produtividade e danos ambientais, o consumo de tabaco reduz 3,6% do PIB mundial.

Em 2010 o consumo de tabaco vai matar seis milhões de pessoas. A conclusão é de um estudo da Fundação Mundial do Pulmão e da Sociedade Americana de Oncologia , que, entre outras doenças, apontam o cancro, os problemas cardíacos e o enfisema pulmonar como as situações mais perigosas.

Entre despesas médicas, perda de produtividade e danos ambientais, o consumo de tabaco custa anualmente 350 biliões em todo o mundo. Diz o relatório que "os custos económicos totais do tabaco reduzem o PIB mundial em 3,6%".

O mesmo documento avança ainda que uma em cada dez mortes no mundo tem como causa o consumo de tabaco, sendo que este ano vai ceifar pelo menos cinco milhões de vidas. Mantendo-se a tendência actual, o número vai subir para sete milhões em 2020 e ultrapassará os oito milhões em 2030.

"No século vinte, cem milhões de pessoas morreram por causa do tabaco. A não ser que se tomem medidas de prevenção, que englobem a sensibilização do jovens e a ajuda aos fumadores para deixarem de fumar, no século 21 o número de vítimas vai ser um bilião", alerta o relatório.

Noticia : Expresso