sábado, setembro 05, 2009

Gripe A(H1N1) - Sintomas



O Ministério da Saúde anunciou a abertura de Serviços de Atendimento da Gripe em centros de saúde de todo o País, mas alerta que o encaminhamento é sempre feito pela Linha Saúde 24. A Organização Mundial da Saúde mantém o nível 6 de pandemia.

O número de portugueses que contraiu a gripe A já ultrapassou os dois mil. Na maioria dos casos, as formas da doença são ligeiras e as pessoas infectadas já tiveram alta. Quem esteve doente fica imune e pode cuidar sem riscos de quem tem o vírus. Ainda não se sabe se a vacina vai estar disponível antes de Outubro, quando se prevê o maior pico de gripe A.

Os hospitais dispõem de Tamiflu, medicamento antivírico para combater a infecção. Os doentes com sintomas gripais são aconselhados a ficar em casa 7 a 10 dias, período de contágio.

O que é gripe A?

Trata-se de uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus da gripe de tipo A. A taxa de mortalidade é, até à data, baixa e a doença demora entre 7 e 10 dias a desaparecer. Actualmente, há três subtipos: H1N1, H1N2 e H3N2. O surto que surgiu inicialmente no México e nos Estados Unidos e se tem disseminado pelo Mundo, atingindo mais de 70 países, é causado por uma variante do H1N1.

Como se transmite?

Pode ser transmitido entre humanos. Contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da gripe. Entre humanos, a gripe A transmite-se como a gripe sazonal, através da tosse e espirros. O contágio pode também ocorrer ao tocar em objectos contaminados com o vírus e levar as mãos à boca ou nariz. Não se transmite pelo consumo de carne de porco ou seus derivados (por exemplo, chouriço). As elevadas temperaturas de cozedura eliminam o vírus.

Quais os sintomas?

São semelhantes aos da gripe sazonal, ou seja, febre, dores no corpo e de cabeça, dificuldades respiratórias, como tosse, espirros e nariz a pingar. Por vezes, causa perda de apetite, náuseas, vómitos e diarreia.

O que fazer se suspeitar que contraiu o vírus da Gripe A?

Antes de se dirigir a um serviço de saúde, ligue de imediato para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as instruções. Esta encaminha o utente para os serviços adequados, de modo a salvaguardar a sua saúde e evitar o risco de contágio da infecção.

Como funcionam os Serviços de Atendimento à Gripe?

São a nova arma do Ministério da Saúde no combate contra a Gripe A, para receberem os pacientes referenciados pela Linha Saúde 24 (808 24 24 24). Não convém, por isso, deslocar-se a estes serviços por iniciativa própria. Actualmente, são 25 espalhados pelo País, mas o número deverá crescer. Estão previstos mais 22 novos centros para Lisboa e Vale do Tejo, por exemplo.