quarta-feira, abril 22, 2009

Será que alguém acredita nisto ??



Declarações do presidente da Autoridade da Concorrência no Parlamento

Combustíveis: Concorrência diz que não há evidências de cartelização no sector


O presidente da Autoridade da Concorrência (ADC), Manuel Sebastião, defendeu hoje no Parlamento que não existe evidência de cartelização entre petrolíferas no preço de venda dos combustíveis."Nós não temos evidência de concertação de preços, de resto tal como acontece em todos os países da OCDE. Seríamos o único país em que conseguiriamos encontrar indícios disso", afirmou Manuel Sebastião, que está hoje na Assembleia da República a apresentar aos deputados o estudo sobre o mercado de combustíveis líquidos em Portugal.

Manuel Sebastião notou que, pelas características do mercado português, "a ideia de cartelização até parece desnecessária". Isto porque o mercado tem poucos operadores e "os agentes económicos conhecem tudo sobre os preços em tempo real". Há por isso um "paralelismo de comportamentos", mas não existem evidências de concertação, reforçou.

O presidente da AdC notou que o mercado é oligopolista, tal como na Europa, mas que isso não é sinónimo da não existência de concorrência.E acrescentou que se trata de um sector de bens transaccionáveis, que reflecte no essencial os preços internacionais, embora seja passível de melhorias. O reforço da capacidade de armazenagem e a dinamização dos portos de Sines e Aveiro é uma das recomendações que o presidente da AdC refere no relatório.