quinta-feira, abril 30, 2009

Acolhimento Familiar


Definição

O Acolhimento Familiar consiste na atribuição da confiança da criança ou do jovem a uma pessoa singular ou a uma família, habilitadas para o efeito, e visa a integração da criança ou do jovem em meio familiar, a prestação de cuidados adequados às suas necessidades e bem-estar e a educação necessária ao seu desenvolvimento integral.

Tipos de Acolhimento Familiar

Acolhimento em lar familiar - crianças sem problemáticas associadas.
Acolhimento em lar profissional - crianças com problemáticas e necessidades especiais relacionadas, nomeadamente, com situações de deficiência, doença crónica e problemas do foro emocional e comportamental.

A quem se destina

O Acolhimento Familiar destina-se a crianças em situação de perigo, que necessitam de ser temporariamente integradas numa família alternativa à sua família natural. Pretende-se que as famílias de acolhimento proporcionem um contexto seguro, afectuoso e cuidador à criança, sendo paralelamente efectuada uma intervenção próxima da família natural, no sentido de, sempre que possível, promover a reintegração familiar da criança

Para mais informações clique aqui

quarta-feira, abril 29, 2009

Seis mil dão medula por Marta numa semana



Este blog associou-se desde o ínicio ao apoio a Marta.
Por isso hoje trazemos boas notícias através do D.N. (28-04-2009)
Menina de quatro anos tem leucemia e precisa de um transplante. A família lançou uma campanha no Facebook e o elevado número de respostas levou o banco nacional a pedir ajuda a enfermeiros exteriores para recolher amostras.

A campanha para encontrar um dador de medula para Marta, a menina de quatro anos que tem leucemia, provocou um aumento de mais de seis mil dadores em apenas uma semana. De acordo com fonte do Registo Português de Medula Óssea (CEDACE), o número de possíveis dadores aumenta ao ritmo de "100 ou 120 por dia".

Marta soube que tinha leucemia em Fevereiro, já fez três ciclos de tratamento e procura agora um dador, já que ninguém da família é compatível. O transplante é a sua última esperança, daí que a família tenha criado uma página na rede social online Facebook para apelar a possíveis dadores.

A mensagem foi eficaz e só no sábado foram mais de 1300 as pessoas que se juntaram na escola da Marta para fazerem os testes de compatibilidade. Apesar da grande adesão, o laboratório do CEDACE ainda não conseguiu determinar se existe um possível dador, devido ao volume de amostras a analisar.

Susana Mendonça, do Registo, explica que "ainda temos de trabalhar as amostras dos últimos dias". Por enquanto, o CEDACE continua a receber pedidos de empresas particulares para fazerem recolhas. "Já tenho 20 brigadas para agendar e só desde as 08.00", contou ao final da manhã fonte da instituição.

Susana Mendonça assegura que o Registo está a conseguir dar resposta a todas as solicitações. "Estamos a adaptar as equipas para ter gente em todas as empresas que nos pediram uma brigada de recolha", justifica.

Uma das adaptações em curso é a formação de enfermeiros voluntários para participar nas brigadas, segundo disse ao DN Maria João Dray, tia de Marta. "O mês de Maio está já preenchido de recolhas fora do centro", confirma Maria João. O que só é possível graças ao trabalho do CEDACE e à vontade dos voluntários, realça.

"Tem sido fantástico o esforço que os profissionais do centro de recolha têm feito ao trabalhar aos fins-de-semana e feriados. Têm sido incansáveis no apoio à Marta", elogia a tia da menina, que também não esquece os milhares de dadores que acorreram quer ao Registo quer às brigadas de rua. Uma atitude que classifica de "comovente e emocionante".
Maria João Dray recorda as mais de 1300 pessoas que no sábado estiveram no Botãozinho, escola frequentada pela menina a quem foi diagnosticada leucemia em Fevereiro. "Foi emocionante ver as pessoas que se deslocaram no sábado convictas de que poderiam ajudar e não desmobilizaram, apesar das longas filas e da chuva", lembra.

Mas o objectivo desta campanha não é apenas ajudar a encontrar um dador para a Marta. A tia da menina sublinha que pretendem "apelar à recolha e desmistificar a ideia do que é dar medula e ao mesmo tempo não dramatizar a situação da Marta".

Por considerar que os portugueses ainda têm medo de dar medula, Maria João frisa que esta onda de divulgação serve para lembrar que basta dar uma pequena amostra de sangue. "Quero que as pessoas pensem: Será que o comodismo e o medo valem uma vida", questiona.

Hoje, a equipa de recolhas vai estar no Oceanário e esta semana vai passar ainda pelos colégios S. Tomás e S. João de Brito, além de algumas empresas privadas.

terça-feira, abril 28, 2009

Inaugurada biblioteca multimédia online da Europa com mais de dois milhões de obras


A biblioteca multimédia online da Europa, "Europeana", ja está acessível ao público, que através da Internet poderá aceder a mais de dois milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Europeia.

Esta biblioteca virtual conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 Estados-Membros da UE, tendo por exemplo de Portugal a Carta plana de parte da Costa do Brasil, um mapa de 1784.

Acessível, em todas as línguas da UE, através do endereço (http://www.europeana.eu/), a biblioteca multimédia europeia conta com material fornecido por mais de 1000 organizações culturais de toda a Europa, incluindo Museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objectos das suas colecções.

Segundo a Comissão Europeia, que lançou esta iniciativa em 2005, este é "apenas o começo", pois a ideia é expandir a biblioteca, envolvendo também o sector privado, e o objectivo é que em 2010 a Europeana dê acesso a pelo menos dez milhões de obras "representativas da riqueza da diversidade cultural da Europa e terá zonas interactivas, nomeadamente para comunidades com interesses especiais". "Com a Europeana, conciliamos a vantagem competitiva da Europa em matéria de tecnologias da comunicação e de redes com a riqueza do nosso património cultural.

Os europeus poderão agora aceder com rapidez e facilidade, num único espaço, aos formidáveis recursos das nossas grandes colecções", comentou o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Por seu turno, a comissária europeia para a Sociedade da Informação e os Meios de Comunicação, Viviane Reding, apelou "às instituições culturais, editoras e empresas de tecnologia europeias para que alimentem a Europeana com mais conteúdos em formato digital".

Segundo dados da Comissão, desde a "abertura" da biblioteca, hoje de manhã, houve dez milhões de visitas por hora, tendo esta "tempestade de interesse" forçado mesmo a "deitar o sistema abaixo" por algum tempo para duplicar a capacidade do "site".

Lusa

sexta-feira, abril 24, 2009

Mundo louco


Condessa sueca pede 40 mil euros por semana a ex-marido

A marcar a agenda das revistas cor de rosa internacionais , as exigências da condessa Marie Douglas-David, da Suécia.
Esta senhora está descontente com os mais de 32 milhões de euros que o seu ex-marido, George David pagou com o divórcio, e reclama agora quase 40 mil euros por semana

O assunto é noticiado pela página do Post Chronicle. A condessa, de 36 anos, foi investidora bancária e acha que o valor pago aquando do divórcio pelo ex-cônjuge, executivo de profissão com 67 anos, não é suficiente para manter a sua vida.

A isso junta-se o facto de um tribunal do Connecticut, nos Estados Unidos, onde a separação foi oficializada, ter avaliado os bens de George David em quase 250 milhões de euros. Os 32 milhões de euros foram pagos na altura, uma vez que assim constava do acordo pré-nupcial firmado entre os dois, mas Marie Douglas-David defende agora que a verba não a satisfaz.

Das despesas mensais da condessa fazem parte:

21 mil Euros para manter cinco casas
6 mil Euros só para viajar
3300 Euros em roupa
750 Euros em tratamentos de beleza
1600 Euro é ordenado da assistente pessoal
1200 Euros com vista a pagar as aulas de equitação
1100 Euros para restaurantes e diversões
500 Euros para alugar limusinas
400 euros para flores

quarta-feira, abril 22, 2009

Será que alguém acredita nisto ??



Declarações do presidente da Autoridade da Concorrência no Parlamento

Combustíveis: Concorrência diz que não há evidências de cartelização no sector


O presidente da Autoridade da Concorrência (ADC), Manuel Sebastião, defendeu hoje no Parlamento que não existe evidência de cartelização entre petrolíferas no preço de venda dos combustíveis."Nós não temos evidência de concertação de preços, de resto tal como acontece em todos os países da OCDE. Seríamos o único país em que conseguiriamos encontrar indícios disso", afirmou Manuel Sebastião, que está hoje na Assembleia da República a apresentar aos deputados o estudo sobre o mercado de combustíveis líquidos em Portugal.

Manuel Sebastião notou que, pelas características do mercado português, "a ideia de cartelização até parece desnecessária". Isto porque o mercado tem poucos operadores e "os agentes económicos conhecem tudo sobre os preços em tempo real". Há por isso um "paralelismo de comportamentos", mas não existem evidências de concertação, reforçou.

O presidente da AdC notou que o mercado é oligopolista, tal como na Europa, mas que isso não é sinónimo da não existência de concorrência.E acrescentou que se trata de um sector de bens transaccionáveis, que reflecte no essencial os preços internacionais, embora seja passível de melhorias. O reforço da capacidade de armazenagem e a dinamização dos portos de Sines e Aveiro é uma das recomendações que o presidente da AdC refere no relatório.

segunda-feira, abril 20, 2009

Ajude a Marta !


A Marta de 4 anos esta com leucemia e precisa urgentemente de um dador compatível para sobreviver!

O que lhe pergunto é:Tem entre os 18 e os 45 Anos; 50kg ou mais; é saudável; e nunca fez uma transfusão de sangue?Então pode pode ser dador.

(Quem já fez testes não precisa repetir. Já está catalogado).

Algumas recolhas organizadas em Lisboa e arredores:

21 de Abril, das 10h as 16h - O grupo Jerónimo Martins organizou uma recolha

Quem se quiser inscrever poderá contactar Ana Ribeiro Soares para o telefone 217532140.as recolhas vão ser feitas na sede: R. Actor António Silva (Edificio Verde ao lado da 2ª Circular e do Estádio do SCP). Deverão depois dirigir-se à recepção
25 de Abril - COLEGIO O BOTAOZINHO EM CARCAVELOS
27 de Abril - CLUBE VII, PQ EDUARDO VII (das 10 as 14H)
29 de Abril - GINASIO INFANTE SAGRES ( EM FRENTE AO COLEGIO BOM SUCESSO EM BELEM)
13 de Maio - ENERGYM, COSTA DA CAPARICA Se não poder ir a nenhuma destas recolhas veja o anexo (locais de recolha)

Quem vive fora do pais, também se pode tornar dador ha centros de recolha espalhados pelo mundo, podem pedir informações no site www.chsul.pt -endereço do centro de recolha de medula ossea do sul

Não se esqueça de deixar mencionado o nome da Marta (Runa Simões Salvada Ramos)

Mais informações em: http://www.facebook.com/pages/AJUDAR-A-MARTA/180632300103?ref=mf#/inbox/readupdates.php?id=180632300103

Contactos: mjdray@vodafone.pt / 919351674

domingo, abril 19, 2009

Eleições Europeias 2009


De hoje a 7 semanas vamos a eleições.
Começam a aparecer as candidaturas com os nomes dos candidatos dos vários partidos.
Continuo a ter a opinião que as pessoas têm pouca informação de tudo o que se passa tanto em Bruxelas como em Estrasburgo.
Entretanto, em boa hora, a delegação portuguesa têm um site muito bem organizado e estreturado sobre o acto eleitora de 7 de Junho.
Diz por lá que :
" No dia 7 de Junho de 2009, os portugueses e todos os eleitores em Portugal serão chamados a votar nas eleições para o Parlamento Europeu, à semelhança do que acontece simultaneamente nos restantes 26 Estados-membros da União Europeia (entre 4 e 7 de Junho).
Sob o lema "a decisão é sua", as instituições europeias prepararam um conjunto de iniciativas por toda a Europa, com dois objectivos fundamentais: informar os europeus sobre a realização das eleições e comunicar-lhes a sua razão de ser. Porque é importante votar nesta ocasião? Que consequências práticas tem esse voto? De que modo vai ele afectar a vida de cada cidadão? O que é e para que serve o Parlamento Europeu?

Na verdade, em dias difíceis, a União Europeia surge como uma oportunidade, parte da solução para os tempos novos que se avizinham e exigem mais cooperação e união, num Mundo que não deixará de ser globalizado mas que deverá ser mais solidário e justo. É essa Europa e esse projecto de futuro que se apresenta a votos no próximo mês de Junho.


Em Portugal, para interpretar as mensagens europeias e organizar as acções necessárias ao cumprimento dos objectivos referidos acima, o Gabinete do Parlamento Europeu, a Representação da Comissão Europeia e o Centro de Informação Europeia Jacques Delores - Ministério dos Negócios Estrangeiros, juntaram esforços e prepararam um plano nacional de informação e comunicação baseado num circuito nacional que pretende chegar a todo o país e não apenas a Lisboa e Porto.

Associaram-se-lhes várias outras instituições, tendo em vista tornar as acções previstas tão eficazes quanto possível junto dos públicos a que se destinam. "

Para mais informações, não hesite e vá a : http://www.europeias2009.eu/

sexta-feira, abril 17, 2009

Santa Sé e a Casa Branca


O embaixador proposto pela administração do presidente Obama foi recusado pelo Vaticano.

Caroline Kennedy, filha do antigo Presidente John Kennedy, foi o nome escolhido.

As suas posições públicas assumidas em defesa do direito ao aborto levaram a que o Vaticano reprovasse o seu nome.

Desde que o Vaticano e os Estados Unidos estabeleceram relações diplomáticas, em 1984, o embaixador norte-americano junto da Santa Sé tem sido sempre um opositor do aborto.

quarta-feira, abril 15, 2009

79º Feira do Livro de Lisboa - 30 de Abril a 17 de Maio



O mais importante acontecimento em torno do livro em Lisboa chega este ano com algumas novidades. A começar pela proposta de um novo modelo dos expositores dos livreiros e editores, passando pela nova data e pelo arranque do evento, que este ano começa mais cedo, a 30 de Abril, até 17 de Maio no Parque Eduardo VII.

O Brasil é o país convidado, estando previsto um conjunto de actividades culturais – colóquios, encontros, animações, etc. – consignadas à literatura do país irmão.
Haverá uma Esplanada Central, uma Esplanada Jovem, cujo público-alvo serão os jovens dos 16 aos 25 anos, e um Espaço Infantil destinado a crianças dos 4 aos 12 anos.
Nestes locais, decorrerão inúmeras actividades que se espera, façam desta Feira, um espaço a visitar com muita expectativa e agrado.
Também está prevista uma nova alteração do horário de abertura, que este ano se pretende que aconteça mais cedo aos dias de semana (antes da hora do almoço), e de encerramento, que acontecerá por volta das 20h30h aos dias de semana, prolongando-se até mais tarde ao fim-de-semana.

Horários:
Abertura às 12h30 h e encerramento às 20h30 durante os dias úteis

Segunda a Quinta 12h30-20h30Sextas 12h30-23hSábados 11h-23hDomingos e Feriados (excepto se ocorrer na véspera de fim-de-semana) 11h-22hÚltimo fim-de-semana: 11h-24h

Mais Informações: Tel.: 218 489 377 (APEL)Url: http://www.apel.pt/

domingo, abril 12, 2009

Ressuscitou !



Hoje é um grande dia. Aquele que mais amo, venceu a morte. Ressuscitou !


Jesus Cristo foi o homem que uniu contrastes.
Morreu na cruz perdoando a humanidade,
Saboreou a glória do anonimato,
Surpreendeu a todos com seus actos.

No campo da emoção tinha segurança
Mas, por trás dela, a sensibilidade.
Juntou todos numa só aliança
E ao mesmo tempo permitiu a liberdade.

Nenhum homem foi tão honrado,
Também nenhum outro permitiu tamanha humilhação.
Tudo lhe era inabalado
Até mesmo na hora da crucificação.

Transparecia muita simplicidade.
Mesmo com a grandeza do seu poder,
Fazia com a sua humildade,
O rico, do seu degrau descer.

Jamais veremos maior prova de amor:Alguém, por nós, morrer na cruz.
Só ELE, o Mestre e Senhor,Só ELE, Cristo Jesus.

Poema de : Paloma Andrade Pinheiro

quinta-feira, abril 09, 2009

Apagão Mundial - Parte II



Amigos Leitores,

Como devem estar recordados este blog associou-se a esta campanha em que mil cidades de 75 países, onde vivem 1000 milhões de pessoas (quase 1/6 da população mundial), apagaram parcialmente as luzes no dia 28 de Março, numa iniciativa da organização ambientalista World Wild Fund (WWF) destinada a encorajar as empresas, instituições, comunidades e pessoas a reduzir as suas emissões de CO2.

Hoje aqui fica o video

terça-feira, abril 07, 2009

Fernando Pessoa - 70º aniversário da sua morte



A felicidade exige valentia.

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não
esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela
vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios,
incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos
problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no
recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter
medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para
ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

sexta-feira, abril 03, 2009

Guerra santa nos Autocarros de Londres ?


Três organizações diferentes já pagaram anúncios para responder à campanha dos autocarros ateus que circulam em Londres.“Diz o insensato em seu coração: Não há Deus”. O versículo é do Salmo 53, e para além de revelar que o ateísmo sempre existiu, é a arma escolhida pela Sociedade Bíblica Trinitária (SBT) para responder aos anúncios ateus da Sociedade Humanista Britânica (SHB).

A primeira ofensiva nesta batalha foi lançada pelos ateus, com a colocação em 800 autocarros de anúncios que avisavam: “Deus provavelmente não existe. Agora deixa de te preocupar e aproveita a vida.”A contra-ofensiva da SBT é mais modesta que a da SHB, e será colocada em apenas 100 autocarros, mas existem outros aliados na facção cristã.

O pequeno Partido Cristão, liderado pelo Reverendo George Hargreaves, aproveitou a frase e a letra do anúncio ateu, alterando todavia a mensagem. Na sua versão, que aproveita para fazer propaganda partidária e aparecerá em 50 autocarros, pode ler-se: “Certamente Deus existe. Por isso junta-te ao Partido Cristão e aproveita a vida”.

O último aliado tem as suas raízes em Moscovo. A Igreja Ortodoxa Russa no Reino Unido encomendou 25 anúncios, cada um com o dobro do tamanho do anúncio ateu, que afirmam: “Deus existe. Acredita. Não te preocupes e aproveita a vida”.

Resta agora ver como reagirá a facção ateísta, mas tudo indica que esta“guerra santa” ainda não acabou.

quinta-feira, abril 02, 2009

O idiota

Conta-se que numa pequena localidade do interior, um grupo de pessoas divertia-se com o idiota da aldeia. Um pobre coitado de pouca inteligência, que vivia de pequenos biscates e sobretudo de esmolas.

Diariamente, eles chamavam o bobo ao bar onde se reuniam e ofereciam-lhe a escolha entre duas moedas – uma grande de 50 cêntimos e outra menor, de 1 euro.

Ele escolhia sempre a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.

Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e perguntou-lhe se ainda não tinha percebido que a moeda maior valia menos. 'Eu sei' – respondeu o homem que afinal não era tão tolo assim – 'ela vale metade do valor, mas no dia em que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou ganhar mais nenhuma moeda.'

Podem tirar-se várias conclusões dessa pequena narrativa: A primeira: quem parece idiota, nem sempre é. A segunda: quais são os verdadeiros tolos da história?A terceira: se você for demasiado ganancioso, acaba por estragar a sua possível fonte de rendimentos.

Mas a conclusão mais interessante é a seguinte:A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.

Portanto, 'o que importa não é o que pensam de nós, mas o que realmente nós somos.' 'O maior prazer de um homem inteligente é fazer de idiota, diante de um idiota que faz de inteligente'