23 Janeiro 2009 - ( Correio da Manhã )Petição - Socialistas católicos vão reclamar consulta popular
Referendo aos casamentos gay
O movimento dos socialistas católicos não gostou que José Sócrates tivesse incluído na moção que vai apresentar ao congresso a aprovação dos casamentos homossexuais e diz que a questão devia ser sujeita a referendo nacional, como aconteceu com a liberalização do aborto.
"Nós entendemos que as prioridades do Governo deviam passar por melhor a Educação e a Saúde e pelo combate mais eficaz ao desemprego, à pobreza e às desigualdades sociais", disse ao CM o líder do movimento, Cláudio Anaia, referindo que "os casamentos gay fazem parte de um conjunto de propostas aberrantes, como a eutanásia ou a legalização das drogas e da prostituição".
De resto, o líder deste movimento espera que, "pelo menos, haja referendo".
Vitalino Canas, porta-voz do PS, diz que, "de acordo com a moção, de facto, o casamento entre homossexuais é o que está na agenda. Não está referido qualquer referendo e, portanto, não há, neste momento, intenção de o convocar."
NOVE MIL EM ESPANHA
Desde que foi legalizado o casamento entre homossexuais em Espanha, em Junho de 2005, já foram oficializadas mais de nove mil uniões.
CIVIS SÃO UM TERÇO
Mais de um terço dos casamentos realizados em Portugal acontece apenas no civil. Dois terços acontecem na Igreja Católica.
BISPOS ANALISAM
A proposta de aprovar os casamentos gay vai ser discutida pelos bispos no dia 10 do mês que vem, em Fátima.