segunda-feira, setembro 29, 2008

Propostas fracturantes ou aberrantes?



“Para situações diferentes, tratamentos diferentes”
José Sócrates

Aderi à Juventude Socialista e ao Partido Socialista por acreditar que, como cristão, existem muitos pontos de convergência entre a Doutrina Social da Igreja e o Socialismo Democrático. Ainda recentemente em conversa pessoal com a Dra. Maria de Jesus Barroso, fundadora do Partido Socialista, ela me confirmou essa convicção.
Portanto, é possível defender a mensagem de Jesus Cristo inserida num Partido como o “meu” PS.


Mas, de há uns anos para cá, o PS entrou num caminho, a meu ver, errado, de intromissão na esfera privada dos cidadãos e no mundo íntimos dos afectos. Ora a missão do Estado não é essa, mas sim a de promover o bem comum. Por exemplo, o casamento é regulado e protegido pelo Estado, de forma específica, em atenção ao seu valor social, não comparável com o de outras formas de união (socialmente irrelevantes). E pensar assim não se opõe, de modo nenhum, a ser socialista.

Explico,
Ser, por exemplo, contra o aborto é ser pelos Direitos Humanos ou, se quisermos ir pela via ideológica, é ser de esquerda, uma esquerda humanista, em que eu acredito – cuja tradição é precisamente a defesa dos mais débeis e vulneráveis – que deveria estar na primeira linha na promoção desse valor, em vez de contribuir para a banalização do aborto. E a trivialização do aborto é o triunfo dos mais fortes sobre os mais fracos e indefesos, que são – mais que ninguém – os não nascidos, a quem se nega o seu primeiro direito: o de nascer.
A seguir, temos o divórcio facilitado quando sabemos que na maioria dos casos não é esse o caminho, pois a vida já nos mostrou que não é a separação de duas pessoas que se casaram que vai resolver os seus problemas e que, nalguns casos, até agrava situações. Mais, recuso-me a alinhar ou apoiar uma lei em que a união de duas pessoas (que visa a comunhão de vida) passe apenas por um acordo jurídico, denunciável unilateralmente, por qualquer das partes, em qualquer momento, por qualquer razão...


Entramos na ordem do dia: casamento gay com adopção de crianças.


O casamento, mesmo no plano civil, é a união entre duas pessoas de sexo oposto, independentemente da sua orientação sexual. Como disse Jospin, a este propósito, “a humanidade não se divide entre homossexuais e heterossexuais, mas entre homens e mulheres”. A ideia de casamento é indissociável da de constituição de uma família em que possa haver filhos, com pai e mãe. Não percebo aqueles que questionam constantemente os valores essenciais da sociedade, que desvalorizam o casamento entre pessoas heterossexuais (fazendo a apologia sem limites da união de facto) e no caso dos homossexuais defendem acerrimamente o casamento em vez da união de facto. Não ponho em causa que existam outras figuras que defendam os legítimos interesses de duas pessoas homossexuais que vivam juntas, mas que não se chame a isso casamento e muito menos se coloque crianças à mistura. Usando as palavras de José Sócrates, noutro contexto “ Para situações diferentes, tratamentos diferentes.”

Entretanto, apesar de ter sido noticiado que no próximo 10 de Outubro a maioria da bancada do PS iria votar contra o projecto do Bloco de esquerda, sei que já existem fortes pressões internas no partido para que esta proposta seja colocada no programa do governo das próximas eleições, matéria esta que divide claramente os camaradas. Espero que o PS, caso venha no futuro a colocar na agenda política esta matéria, tenha a coragem de o fazer através de um referendo (como aconteceu noutros países), para que não se corra o risco de os deputados legislarem numa direcção e a maioria dos portugueses acreditar de forma oposta.


Termino lembrando as palavras sábias do saudoso Prof. Sousa Franco, transmitidas numa conversa pessoal: “que nunca deixasse que o politicamente correcto me fizesse sair do lado certo.” Tinha razão e assim o faço, pois, para mim, defender estas propostas não fracturantes mas sim aberrantes, é estar do lado errado.

Cláudio Anaia
Dirigente Partido Socialista
Militante Honorário da Juventude Socialista

sexta-feira, setembro 26, 2008

Amanha a não perder o seminário sobre "Inverno Demográfico: Que respostas?"



APFN vai realizar, no próximo dia 27 de Janeiro, a partir das 10:00, no Edificio Novo da Assemleia da República , Lisboa, o Seminário "Inverno Demográfico: Que respostas?, onde será apresentado o Caderno 16 - "Demografia: Passado e Presente.

Que Futuro?" (http://www.apfn.com.pt/Cadernos/caderno16/Caderno16.pdf) e o programa de computador "CPPR - Cálculo de Projecções de População Residente" (http://www.apfn.com.pt/Cadernos/caderno16/cppr.zip) que permitirá qualquer pessoa ou entidade efectuar as suas projecções demográficas, com uma enorme riqueza de dados.
Este programa de computador foi desenvolvido com a colaboração dos docentes da Universidade Nova de Lisboa Paulo Canas Rodrigues e João Tiago Mexia, responsáveis pela análise da mortalidade para Portugal (http://www.apfn.com.pt/Cadernos/caderno16/Rodrigues_Mexia_paper_APFN.pdf), modelo que foi incorporado no programa acima referido.

No estudo elaborado pela APFN (Caderno 16), são feitas projecções demográficas de acordo com um Cenário Baixo (Índice Sintético de Natalidade - ISF a baixar para 1.1), um Cenário Base (ISF a manter-se igual a 1.4), um Cenário Natural (ISF a evoluir para 2.1, número médio de filhos desejados, de acordo com o "Inquérito à Família e Fecundidade" elaborado pelo INE) e um Cenário Ideal (ISF a evoluir para 2.5), mostrando os efeitos desastrosos na demografia se o País continuar a recusar-se a adoptar as medidas de apoio à família que a esmagadora maioria dos países europeus tem vindo a pôr em prática e que a Comissão Europeia tem recomendado.
Neste Seminário, será, ainda, mostrada a situação demográfica na Europa e respostas que Autarquias e Empresas têm vindo a dar.

O Seminário terá o seguinte programa :
09:30 - Inscrição
10:00 - Sessão de abertura
10:30 - "Demografia: Passado e Presente. Que Futuro ?"
Paulo Canas Rodrigues, João Tiago Mexia - Universidade Nova de Lisboa
Fernando Castro - APFN
12:00 - Intervalo
12:30 - "Demografia na Europa: Problemas e soluções "
Raul Sanchez, Presidente do Instituto da Família da Universidade da Catalunha
13:30 - Intervalo para almoço
15:00 - Respostas das Empresas
Fátima Carioca - AESE - Escola de Direcção e Negócios - "Empresas Familiarmente Responsáveis"
Conceição Zagalo - IBM - Prémio de "Empresa Familiarmente Responsável"
Luís Castro e Almeida - BBVA - Empresas amigas da família
16:00 - Respostas das Autarquias
Fernando Seara - Presidente da Câmara Municipal de Sintra - "Tarifa familiar da água - desenvolvimento, implementação e resultados"
António Nazaré Pereira - Vice-Presidente da Câmara de Vila Real - "PAIAF - Programa Autárquico Integrado de Apoio à Família"
Ricardo Vieira - "Carta do Autarca - Compromisso Autárquico de Apoio à Família"
17:00 - Debate
17:30 - Conclusões e Encerramento

quarta-feira, setembro 24, 2008

Se os animais conseguem....





Quando fortes cheias atingiram o Norte de Moçambique em 2002, causando a miséria e grandes prejuízos às propriedades e às colheitas, muitosanimais foram deixados à sua sorte. Mas os habitantes de Caia, na margem direita do rio Zambeze, presenciaram uma amizade estranha entre um cão eum macaco.

Um cão magro apareceu do mato com um macaquinho às costas.

Os habitantes deram-lhes os nomes de Billy e Kiko e os dois tornaram-se
inseparáveis desde então.

sábado, setembro 20, 2008

Ja não sou o único a dizer.....


Manuel Alegre lamenta que JS apenas fale de questões "fracturantes" que estão na "moda"

"Sou a favor da liberdade de voto e da liberdade de consciência, mas tenho pena que a Juventude Socialista só fale destas questões fracturantes [casamentos entre pessoas do mesmo sexo], que estão na moda, e não fale das grandes questões sociais do país", declarou o deputado socialista, à entrada para o plenário da Assembleia da República.

"Gostava de os ouvir falar sobre o Código Laboral, sobre o desemprego, sobre o Serviço Nacional de Saúde, mas infelizmente não os ouvi falar sobre isso", acrescentou.
Amigos leitores ando a dizer isto há anos. com a responsabilidade de ser militante Honorário da Juventude Socialista.

sexta-feira, setembro 19, 2008

Maquina de velas


No interior de uma igreja catalã... eis uma máquina automática onde podem ser adquiridas velas. Não deixa de ser interessante. Este tipo de solução nos pontos de venda procura sempre satisfazer as necessidades imediatas dos clientes, neste caso dos fiéis.
Bem visto, mas discutível...

quinta-feira, setembro 18, 2008

Um passo em frente na Educação até 2015!

Informação

No próximo dia 27 de Setembro, pelas 9h00, cerca de um milhar de pessoas partem da Praça do Marquês no Porto para darem o primeiro passo numa caminhada que pretende conduzir ao ano de 2015. Nesse dia, a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti dará início a uma campanha de solidariedade para poder enviar e manter anualmente 3 educadores e professores na cidade de Lichinga, uma das regiões mais pobres de Moçambique. Esta iniciativa visa contribuir para a concretização do apelo da Organização das Nações Unidas (ONU) - expresso nos “Objectivos do Desenvolvimento do Milénio” - no sentido de oferecer o ensino básico universal até 2015 a todas as crianças do mundo.

Percorrendo as ruas da cidade do Porto e terminando no Colégio do Sardão em Vila Nova de Gaia, esta iniciativa contará com a participação e incentivo de personalidades de relevo da vida pública, mas para a qual todos estão convidados, caminhando pela “Educação como um Direito de Cidadania no séc. XXI”.

Contactos: T: 225 573 420 – v Tm:919996655 / 918172300 - E: lichinga2015@esepf.pt
Por 5€ poderá levantar a T’shirt a favor dos/as educadores/as professores/as em Lichinga e ter transporte gratuito de regresso ao Porto.

quarta-feira, setembro 17, 2008

APAGÃO MUNDIAL 17 DE SETEMBRO DE 2008


ESTE APAGÃO SERÁ HOJE DAS 21h50 A 22h00, À MESMA HORA LOCAL DE CADA PAÍS EM TODO EL MUNDO.

Escuridão mundial: No dia 17 de Setembro de 2008 das 21:50 às 22:00 horas propõe-se apagar todas as luzes e se possível todos os aparelhos eléctricos, para o nosso planeta poder 'respirar'.Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal.

Só 10 minutos, para ver o que acontece. Sim, estaremos 10 minutos às escuras, podemos acender uma vela e simplesmente ficar a olhar para ela, estaremos a respirar nós e o planeta.Lembrem-se que a união faz a força e a Internet pode ter muito poder e podemos mesmo fazer algo em grande. Passa a notícia e se tiveres amigos a viver noutros países envia-lhes.

segunda-feira, setembro 15, 2008

Uma doença chamada “Beleza”


“Fazer para ter, ter para consumir mais, conseguir mais para aparentar uma imagem melhor.”
Livro: Agonia do homem libertário
Autor: Aquilino Lorente

Sempre gostei de ser uma pessoa atenta ao mundo. Ler livros e revistas, navegar na Internet, ver televisão… Mas cada vez mais tenho dificuldade em encontrar alguma coisa de qualidade ou de interesse.
Na imprensa sempre a mesma coisa: a exposição de mulheres seminuas com corpos cadavéricos, o constante incentivo à compra de produtos LIGHT e o apelo àquela que eu chamo a doença do século: o consumismo.

Explico,

Hoje em dia vive-se na ditadura da beleza: as mulheres são transformadas em objectos que desfilam em roupa que ninguém vê ou compra e tentam servir de modelo (modelo que na realidade não o é, porque não vejo na rua ninguém parecido com essas pessoas) para milhões de pessoas que, mais tarde ou mais cedo, ficam reféns por não serem iguais (só se passarem fome e tiverem bons patrocinadores) e amordaçam a sua liberdade, matam o seu bem-estar e a destroem a sua auto-estima por não se aceitarem tal como são.
Cada vez me convenço mais de que em nome do lixo que anda por ai em alguma comunicação social as pessoas trocam a sua felicidade pelo esforço de tentarem ser “belas exteriormente”, não percebendo que devemos amarmo-nos tal como somos.

Ligth é mais uma palavra maldita, hoje em dia politicamente correcta, utilizada com a intenção de vender produtos de menor valor energético e que tem como objectivo atingir uma boa linha. Esses produtos estão por todo o lado: nas colas, nas manteigas, nos queijos, no café sem cafeína ou até na cerveja sem álcool.

Hoje em dia o Homem é um ser transfigurado, que procura cada vez mais mostrar o ter e nem sequer se preocupa com o ser…sim, tal como os produtos LIGHT!

Para o homem que se deixa conduzir pelo consumismo e pela publicidade massiva (que cria na maior parte das vezes falsas necessidades) o que importa é mostrar aos outros que se tem um estatuto, mas na verdade, na maior parte dos casos, interiormente evidencia-se uma debilidade, uma fraqueza e uma carência extremas, bem como a existência de um grande vazio moral, mesmo que materialmente possam ter quase tudo.

Com certeza, tal como o amigo leitor, eu também tenho amigos Light e sempre que saio com alguns deles é lamentável assistir àquela 'doença' em que tudo é plástico: as compras, a beleza e as marcas, num autêntico esbanjamento para dar a ideia do triunfador, do 'heroizinho' que tem êxito, prestigio social e, sobretudo, dinheiro… muito dinheiro.

Muitas vezes tento trocar alguns diálogos com eles, mostrar que a vida não é só isso, que há valores, que há espiritualidade, mas a resposta é quase sempre a mesma: “Cláudio, não me venhas com essa conversa de treta da igreja, isso não me interessa, quero é ter boa vida, ter qualidade, quero curtir...”, não percebendo que, mais tarde, correm grandes riscos de serem reféns do estilo de vida actual que levam.

Sou optimista por natureza, mas a realidade é que a doença da beleza e do egocentrismo é algo que está cada vez mais centrado nas pessoas, na sua personalidade e no seu corpo. As pessoas vivem de preferência para construir a imagem exterior e rejeitam valores e princípios e quando questionados sobre questões transcendentes rejeitam pura e simplesmente esse assunto.

Estará tudo perdido?

Quero acreditar que não. Tem que se começar por dar primazia às pessoas e àquilo que elas são. Dar dignidade, dar mais liberdade, viver liberto daquilo que materialmente temos e deixarmo-nos de preocupar com o que os outros pensam.
Perceber definidamente que a aposta tem que ser no interior e que não vale a pena ser como aqueles bolos todos bonitos por fora e que à primeira dentada notamos logo que não tem creme nenhum.

A vida é simples. Todos somos seres humanos especiais e únicos e temos um lugar insubstituível neste mundo, que tem que ser mais solidário, fraterno, menos consumista e principalmente mais humilde. Se assim for, esta nova prisão que é a doença do consumo e a ditadura da beleza poderá acabar, já que na verdade as pessoas valem por aquilo que são e não por aquilo que aparentam ser ou possuir.

Cláudio Anaia

sexta-feira, setembro 12, 2008

Pijaminha - IPO Lisboa - Quem tiver...‏


São necessários (principalmente) pijamas para as crianças que estão no IPO Lisboa a fazer tratamentos de quimioterapia.

Após os tratamentos, os pijamas ficam muito sujos e gastam-se rapidamente.

Esta ideia surgiu há dois anos e hoje já é apelidada de *Movimento Pijaminha* pelo sucesso que têm tido os esforços conseguidos!As necessidades existentes passam pela falta de pijamas, pantufas, chinelos, meias, robes e fatos de treino.

Para todos a vida não está fácil, mas dentro das possibilidades de cada um há sempre espaço para participar, comprando ou obtendo junto de amigos e familiares agasalhos que já não sirvam.No ano passado foram entregues 76 pijamas e o IPO ficou muito satisfeito com esta dádiva.

Este ano vamos repetir a façanha, e se possível ultrapassar este número.

quarta-feira, setembro 10, 2008

Descrédito total


Mais telelixo com o novo programa da SIC: “Momento da Verdade”, apresentado por Teresa Guilherme.

Um jovem militar, que na presença da mulher e do irmão, diz o seguinte:

Que já pagou para ter sexo; não responde à pergunta: desde que está com a esposa, se já teve relações com mais de 15 mulheres; que a sua relação com ela é aborrecida; que não gosta de brincar com a filha; e afirma que o irmão é limitado e por isso não irá ter sucesso na carreira.

Isto não é mau, é um autêntico nojo!!

terça-feira, setembro 09, 2008

Bolsas e miradouros



Ainda não há dois meses, o petróleo marchava decidido para os 150 dólares o barril. Eis que já vai nos 106/108 dólares. Parece que todas as previsões são contrariadas, nestes dias que correm. As bolsas não são seguramente o melhor miradouro.

A instituição liderada por Daniel Yergin, considerado um dos maiores especialistas mundiais na economia do petróleo, lançou recentemente um estudo sobre o futuro da energia (http://www.cera.com/aspx/cda/public1/home/home.aspx) e relembra-nos que o planeta trilha uma série de tendências que não se apagam com o petróleo a 100 dólares.

O estudo identifica cinco mega-tendências, entre as quais o domínio do carvão, o desenvolvimento das tecnologias limpas da energia e a manutenção da escalada de custos da produção, não só porque o sector petrolífero tem de se virar para as fontes não convencionais - se quiser continuar a fornecer em quantidades suficientes -, mas porque lhe falta coisas tão básicas como mão-de-obra qualificada.

Fica a aposta de que um jovem que se licencie este ano em engenharia do petróleo conseguirá um salário mais elevado do que um que saia de uma das universidades mais elitistas dos EUA direitinho para Wall Street.

Lurdes Ferreira

sexta-feira, setembro 05, 2008

Socialistas Católicos



Aqui deixo algumas observações inteligentes da professora Universitária Dra. Maria Valentina Machado sobre o grupo que pertenço.


“É bom que o PS não esqueça que um estudo, recentemente divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística, revelou que 90% dos portugueses se reclamam de católicos. “

“A existência de tal grupo, devidamente organizado e estruturado no seio do PS, é uma esperança para se conseguir a não aprovação de medidas aberrantes e também para que se ponha fim à constante provocação contra a Igreja Católica que, quer se queira quer não, enquadra a maioria dos portugueses.”

“O povo português, em geral, tem o direito de ser esclarecido. Os católicos socialistas, de uma maneira especial, têm esse mesmo direito, para saberem a quem, daqui por um ano, deverão escolher para governar o País. “

Artigo completo pode ser lido Aqui

terça-feira, setembro 02, 2008

Se andares de carro usa SEMPRE o cinto.



Este vídeo como nome “ Use your seat-belt - Heaven can wait belt up” foi o vencedor do melhor prémio de publicidade em Cannes.

Retrata a importância do uso do cinto de segurança.