
Amigos leitores,
Cheguei para a minha 2ª parte das férias (18-04-2008 a 05-05-2008).
Hoje estou em S. Paulo e durante esta minha estadia sempre puder vou actualizando este espaço para vos dar conta das minhas "aventuras e desventuras" neste país irmão.
Sobre S. Paulo posso dizer que é capital do estado homônimo, é a maior cidade do Brasil, das Américas e de todo o hemisfério sul. Umas das cidades brasileiras mais influentes no cenário global, São Paulo é hoje a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo o status de cidade global beta.
A cidade exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista social, cultural, econômico ou político. Conhecida internacionalmente através de seus monumentos e eventos como, por exemplo, o MASP, o Parque Ibirapuera, a Avenida Paulista, o Copan, o Centro Empresarial Nações Unidas, a Bienal de São Paulo e o Grande Prêmio do Brasil.
Décima nona cidade mais rica do mundo, o município representa sozinho 12,26% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil.
Sua região metropolitana tem 19.949.261 habitantes, o que a torna a sexta metrópole mais populosa do mundo. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a frase latina "Non ducor, duco", que em português significa: "Não sou conduzido, conduzo".
Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do Estado, como Campinas e Santos; outras grandes cidades próximas são aglomerações urbanas em processo de conurbação, como Jundiaí, Sorocaba e São José dos Campos.
O total das populações dessas áreas, somadas à da capital, o chamado Complexo Metropolitano Estendido, ultrapassam 29 milhões de habitantes (quase o tripo de habitantes de Portugal), aproximadamente 75% da população do estado inteiro.