quinta-feira, novembro 16, 2006

Cheguei a Geneve


Estarei uma semana na Suica.

A história desta cidade está associada à história da Reforma Protestante no espaço cultural francófono. Geneve o cognome de "Roma protestante" ou "a cidade de Calvino".
A partir de
1536, a história da cidade de Geneve passa a estar associada com a história da Reforma Protestante. Em vez de se alinhar à Savóia, que permanece associada ao catolicismo, Geneve vai acabar por optar por orientar-se pelas outras cidades da confederação, entre as quais Berna.
O líder protestante francês
João Calvino instalou-se em Geneve pela primeira vez em 1536 e definitivamente em 1541. Calvino faleceu em Geneve em 1564. A partir de 1536, Genebra passou a ser local de refúgio dos protestantes europeus. Nas palavras de A. Perrenoud, Geneve é um "posto avançado do protestantismo" numa paragem de católicos. De facto, a França permaneceu católica, muito pela acção combativa dos católicos (Ver Noite de São Bartolomeu, por exemplo). Genebra, juntamente com Neuchâtel e Waadtland são as poucas cidades ou regiões de língua francesa onde a Reforma Protestante teve assento, com reformadores como Guillaume Farel, Théodore de Bèze e sobretudo o próprio Calvino.