quinta-feira, junho 22, 2006

25 000 Visítas



Este Blog Ultrapassou hoje as 25 000 visitas.

Quero agradecer a todos a preferência e fica a promessa de por aqui ficar com a vossa ajuda.

Um bem-haja a todos!

terça-feira, junho 20, 2006

Leigos para o Desenvolvimento


Queridos amigos e familiares!!

Como sabem, a situação em Timor não é das melhores, de momento… Há já cerca de um mês que grupos de civis armados têm estado a queimar casas, matar pessoas e saquear tudo o que seja possível, pertença do Governo ou privada. Não interessa quem é, o que é ou o que fazer com as coisas – interessa, sim, espalhar o terror, o medo, o pânico. Por isso, as pessoas têm fugido para campos de refugiados dentro da cidade ou nos arredores. Alguns foram tentar abrigar-se nas casas de familiares, nas montanhas fora de Díli, com a dificuldade de não haver nem espaço, nem comida para eles. A situação destes refugiados é muito complicada: 1º- o medo em que vivem, muito fruto dos medos ressuscitados agora, de feridas reabertas, de sofrimentos mal sarados; 2º- a fome, frio, más condições de higiene, falta de privacidade… etc!

A verdade é que o Governo, juntamente com a ONU e ONGs nacionais e internacionais, tem tentado distribuir comida pelos campos (essencialmente arroz), mas o stock está a chegar ao fim e há poucas possibilidades de conseguir repô-lo a tempo. Estamos preocupados! Muitas destas famílias endividaram-se para poderem alugar "anggunas" (camiões) para fugir e, agora, não têm com que comprar géneros para sobreviver. Mesmo já havendo mercados e lojas abertas, como há pouca gente a trabalhar, há pouca gente a receber, logo, não há poder de compra. Isto leva a problemas gravíssimos que dificilmente terão solução a curto prazo. De momento, nós (Sebastião e Filipa) estamos a trabalhar juntamente com a HOPE (uma ONG local dedicada às crianças) e a UNHCR (United Nations High Comission for Refugees).

Hoje, disseram-nos desta última que já não nos podiam ajudar mais, pois têm escassez de produtos! Vamos tentar a UNICEF, o Ministério do trabalho, a OXFAM (higiene) e o WFP (World Food Program) a partir de amanhã. De qualquer modo, pensamos que a ajuda dispensada ficará sempre aquém das verdadeiras necessidades! Parece que, por aqui, todos se preocupam muito em ter reuniões e almoços de negócios em sítios com ar condicionado e esquecem-se facilmente que há gente à chuva, a viver em condições degradantes e a morrer de doenças e fome! É incrível o pouco que se faz e o tanto que se parece fazer… É muito triste e deixa-nos muito desiludidos Até agora, fomos conseguindo arranjar algum dinheiro… Uma amiga nossa levantou 10.000 Dólares da sua própria conta e ontem já só tinha 800! Contudo, continua a não ser suficiente!! E nós só estamos a ajudar num campo de refugiados, em Metinaro, com cerca de 3000 pessoas e o orfanato desta nossa amiga, em Gleno, que tem cerca de 30 crianças e alguns adultos, mas que alimentam vários refugiados das redondezas. Não tem sido fácil lidar com tantos sentimentos, especialmente com a impotência! Por isso este e-mail! Gostaríamos de pedir a vossa ajuda e contribuição. 1Euro, 2, 3, 5, 10, 20, 50… o que puderem! De modo a que nós possamos comprar alimentos (leite em pó, água potável, vegetais, massas, óleo de cozinha e arroz – muito arroz!) e levar a estes dois locais, de modo a poder chegar mais longe, a mais gente. Se pudermos ajudar pelo menos uma família, já estamos a ajudar muito! Não sabemos se em Portugal há alguma organização a recolher alimentos e outros bens primários para enviar para Timor. Caso saibam de alguma coisa, podem também sempre contribuir com géneros. Porém, estes bens, enviados agora por barco, demorariam 3 meses a chegar cá e a situação é urgente! Por isso pedirmos dinheiro por ser mais imediato.

A mãe da Filipa forneceu o número de conta dela, de modo a que possam depositar directamente, sem ter que estar com contactos e mais contactos. Então, aqui vai: nib: 0036 0036 991003428 55 – Maria Luísa Vasconcelos Abreu Oliveira Martins.

Depois ela deposita numa conta aqui de Timor, nós levantamos e fazemos o resto. Desde já, MUITO OBRIGADO por tudo! Pela ajuda, apoio, oração!

Obrigada por nos ajudarem na nossa missão aqui! Se quiserem passar a palavra a amigos, óptimo! Quantos mais souberem, melhor! Um abraço muito amigo, saudoso,

Filipa e Sebastião
(Leigos Para o Desenvolvimento)

sábado, junho 17, 2006

De novo em Paris !!



Um GRANDE dia em Paris !

Comecei por assistir junto da comunidade Emigrante em França ao jogo de Portugal- Irão para o Campeonato do Mundo de Futebol. Muita alegria e golos de Portugal !
Assisti ao jogo junto de uma associação, consulte o site www.paixaolusa.org

A tarde conheci quase todos monumentos por ter passeado no batêaux mouche pelo o Rio Sena.

A noite foi muito agradevel com um jantar em Montmatre

Amanhã regresso a Portugal.

quinta-feira, junho 15, 2006

Cidade de Santos- Brasil






Hoje visitei a Cidade de Santos , uma grande metropóle da Grande S. Paulo.

Em Santos a frase em latim "Patriam Charitatem et Libertatem Docui", que significa "À pátria ensinei a caridade e a liberdade", é o lema gravado no brasão de armas de Santos. Cunhada pelo historiador Afonso d’Escragnolle Taunay, o dizer é representativo dos ideais e da História santista; e alude diretamente à instituição da primeira Santa Casa de Misericórdia do Brasil (Caridade) e às lutas pela Independência (Liberdade).

Mais tarde (primeira foto), visitei a Praia Grande e comi um gelado na companhia de alguém que foi minha guia e é especial para mim, a minha querida amiga Alessandra Borsatti.

terça-feira, junho 13, 2006

Ilhabela





Mais uma visita, neste caso a Ilha Bela um paraíso a menos de 200 Km de S. Paulo.

Uma ilha com muitas praias, todas com muitas qualidades.

Permenores em : http://www.ilhabela.com.br/PRAIAS/ilhadascabras.htm

quinta-feira, junho 08, 2006

Fim de Semana




Sexta-Feira vou até ao principal santúario do Brasil : Santúario da Nossa Senhora da Aparecida.

O fim de semana será de repouso e descanso nas areias da praias de CARAGUATATUBA.

terça-feira, junho 06, 2006

Passeio de Barco





Fiz um passeio de barco em Barra Bonita para conhecer a sua Eclusa.

A bordo, fiz um roteiro histórico, com paisagens exuberantes. A 15 Km abaixo do porto pode se avistar a pousada do Imperador Dom Pedro II, que ainda guarda as mesmas características do século passado.

Um dia muito animado e alegre.

Mais informações clique em : http://www.estanciabarrabonita.com.br/index.php

domingo, junho 04, 2006

Casamento




Numa igreja muito fora do normal, fui ontem padrinho de casamento de um amigo brasileiro.

A cidade chama-se Barra Bonita e fica a 280 Km de S.Paulo .
Numa cerimonia digna de Hollywood com muita emoção em seguida foi a festa bem animada como só os brasileiros sabem viver.

Que férias, galera !!

sexta-feira, junho 02, 2006

Filme da Semana: "Se eu fosse você"


Já que estou no Brasil aqui fica a produção nacional do ano.

O filme conta a história de Cláudio (Tony Ramos) e Helena (Glória Pires), um casal até então normal que vai levando a vida conjugal através do anos, desgastando-se com o tempo mas sempre procurando manter o bom humor. Até o momento em que a discórdia paira sobre eles e um lado passa a não dar valor ou a não compreender o que o outro faz com seu tempo ou tem como princípios. Isso até que o casal troca seus papéis: a mente de um passa para o corpo de outro.

quinta-feira, junho 01, 2006

Passeios Culturais







Hoje o dia foi dedicado a passeios culturais.

Comecei por visitar o museu da Língua Portuguesa na estação da Luz, permenores pode ver no site : http://www.estacaodaluz.org.br . Gostei !

Uma caminhada e ja estava na minha igreja preferida de S. Paulo : Basilica de S. Bento mesmo no centro da cidade.

Logo ali ao lado , o famoso mercado "25 de Março", onde as compras baratissimas estão na ordem do dia.

Logo em seguida , fui ao Patio do Colégio , onde nasceu a cidade.

Acabei o dia na Sé Catedral.