Relance 316
Esta história, não vos lembra nada ?
"Um circo da Dinamarca pegou fogo. O director do circo enviou um palhaço que já estava preparado para actuar à aldeia vizinha para pedir auxílio, pois existia o perigo de as chamas se estenderem até à aldeia, arrasando no seu caminho os campos secos e toda a colheita.
O palhaço correu à aldeia e pediu aos seus habitantes que fossem com a maior urgência ao circo extinguir o fogo. Mas os camponeses julgaram que se tratava apenas de um truque excelente para que mais gente assistisse ao espectáculo. Aplaudiram e até choraram de tanto rir. Mas o palhaço tinha mais vontade de chorar que de rir.
Em vão tentava persuadi-los e explicar-lhes que não se tratava de um truque nem de uma brincadeira, que a coisa devia ser tomada a sério e que o circo estava mesmo a arder. As suas súplicas só fizeram aumentar ainda mais as gargalhadas. Os aldeões achavam que ele estava a desempenhar o seu papel maravilhosamente. Até que as chamas atingiram a aldeia. A ajuda chegou demasiado tarde e tanto o circo como a aldeia foram consumidos pelas chamas."
Soren Kierkegaard