Relance 289
. João Paulo II: O Exemplo!
"Vim como mensageiro da verdade e da esperança para
Confirmá-los na fé e de paz e reconciliação em Cristo"
João Paulo II – Viajem a Cuba em 1998
O Facto de partilhar com todos a alegria que tenho em ser católico praticante em alguns textos que já escrevi, tive o convite de varias redacções para escrever e comentar a morte de João Paulo II . E Fugi , fugia quase sempre porque não queria acreditar que o Papa da minha infância e adolescência já não estava entre nós .
Hoje ganhei coragem e com algumas lágrimas, decidi passar para o papel o que sinto , decidi partilhar o que sinto no coração …. sinto- me mais só … ele partiu , já não esta cá entre nos, aquele homem de olhar meigo e profundo que vi no estádio do Restelo numa missa, em Fátima ou então nas últimas nas Jornadas Mundiais da Juventude em Toronto .
Mas que saudades ……. Vai ser mais difícil viver sem aquele “Pai da Terra” que mesmo doente, frágil arrastava multidões, que com uma voz muitas vezes imperceptível, fazia passar a sua mensagem com uma clareza que só um representante de Jesus podia fazer .
Acredite, amigo leitor, como ainda depois de ter passado algum tempo sobre a sua morte ainda me custa tanto, sei que que esta no Céu perto D ´ Aquele que mais amamos.
Para que este Exemplo sirva para que todos os homens percebam que a Paz e o Amor é o caminho a seguir e que todos nos sejamos dignos de perceber a sua mensagem, uma mensagem a favor dos mais pobres, desfavorecidos, velhos, doentes e crianças.
Muito mais poderia falar sobre o seu pontificado, mas destaco, claramente, o pedido de perdão (imagine-se o Papa a pedir perdão!) pelos pecados da Igreja.
João Paulo II sempre defendeu o valor ecuménico, isto é, a aproximação das várias igrejas (católica, ortodoxa e protestante) e, chegou mesmo a afirmar estava disposto a enfrentar uma situação nova perante o dogma da infalibilidade pontifícia.
O Papa sempre demonstrou uma grande vontade para uma discussão aberta sobre os poderes concretos do Bispo de Roma num mundo cada vez mais global e onde cresce um diálogo ecuménico e inter-religioso que pode, assim, oferecer um rosto ao Cristianismo mais evangélico e humano e menos “máquina da verdade”.
Queria, neste de pontificado de João Paulo II, prestar a minha homenagem a este homem que trabalhava mais de 18 horas por dia, apesar de ter sofrido 6 operações, de lhe terem cortado 2,5m de intestino, de ter ainda uma artrose numa perna que dificulta a sua mobilidade, além dos muitos outros problemas de saúde que tinha.
Tudo isso não o impediu de espalhar o testemunho do amor de Deus por todo o mundo. Se não vejamos,
- Foi Quarto pontificado mais longo da história da Igreja. E realizou 102 viagens pelo mundo.·- 1,7 Milhão foi o numero de quilómetros percorridos de avião, carro, navio e até de ferry boat, o que corresponde a 31 voltas ao redor da Terra e 3,23 vezes a distância entre a Terra e a lua., visitou 129 Países Visitou 617 povoados, cidades e santuários e viajou durante 2 anos e 8 meses . Realizou 143 viagens pela Itália. E reuniu com 738 chefes de Estado no quais 246 primeiros – ministros em audiências. 400 Milhões de pessoas o viram em Roma ou durante suas viagens, sem falar daqueles que lhe apertaram a mão ou o acariciaram., 17,6 Milhões de fiéis de todo o mundo assistiram às audiências públicas das quartas-feiras. Foram ainda celebradas 1,160 audiências no Vaticano.
Em documentos foram publicadas: 14 Encíclicas, 15 Exortações Apostólicas. 45 Cartas Apostólicas. 11 Constituições Apostólicas. 18 Motu proprio (documentos relacionados com o funcionamento do governo da Igreja) e- 5 livros . Realizou 147 cerimónias de beatificação. Proclamou 1,338 beatos em 51 cerimónias de canonização com 482 santos elevados à glória nos altares.
Promoveu 9 consistórios convocados para a nomeação de 201 cardeais., 9 consistórios, durante os quais criou 231 cardeais.
E ainda , 6 reuniões plenárias do Colégio Cardinalício celebradas, 6 Sínodos de bispos ordinários celebrados,1 Sínodo de bispos extraordinários celebrado,8 Assembleias especiais de bispos celebradas, e 1 Sínodo de bispos particular celebrado .
João Paulo II o homem do século o Papa da viragem do milénio, é ele uma das principais referencias da minha vida !!
Cláudio Anaia