sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Relance 262

Perigo á Vista ???

430 mil em risco de AVC nos próximos dez anos

40 por cento poderiam ser evitados se terapêutica fosse mais eficiente, revela estudo
Cerca de 430 mil portugueses correm o risco de sofrer acidentes vasculares cerebrais nos próximos dez anos, mas 40 por cento destes poderiam ser evitados se a terapêutica fosse mais eficiente, revela um estudo a apresentar hoje no Algarve.

Os resultados do estudo sobre a probabilidade de risco de ocorrência de acidentes vasculares cerebrais (AVC) em Portugal nos próximos dez anos vão ser apresentados durante a 2ª Reunião Científica da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, no Hotel Tivoli Almansor, no Algarve.
O estudo incidiu sobre 20.005 utentes do Serviço Nacional de Saúde com idades compreendidas entre os 55 e os 84 anos e envolveu 1.101 médicos e 240 especialistas.

A investigação concluiu que "a probabilidade média de risco de AVC aumenta com a idade, em ambos os sexos, sendo superior nos homens" e que "a situação é particularmente grave em Portugal".

A aplicação dos dados do estudo permite assim estimar que nos próximos dez anos 429.182 portugueses correm o risco de vir a sofrer de AVC.
No entanto, o estudo ressalva que "se a terapêutica fosse mais eficiente, poderiam ser evitados em Portugal 179.069 casos, o que corresponde a 40 por cento das pessoas que correm risco de AVC".