Relance 238 Tabaco
Fumar reduz a vida em dez anos
O fumadores morrem em média dez anos mais cedo do que os não-fumadores, mas deixar de fumar, mesmo aos 50 anos de idade, diminui o risco para metade.
Já quem é fumador com 30 anos, se decidir parar, tem praticamente as mesmas hipóteses que os não-fumadores de não morrer prematuramente.
"Fumar tabaco reduz a expectativa de vida em cerca de dez anos", disse o professor da Universidade de Oxford, de 91 anos de idade, Richard Doll, que descobriu a relação entre o cancro e os cigarros. "É claro que fumar de forma consistente duplica a mortalidade durante a vida adulta, entre pessoas de idade média e avançada. É também claro que deixar de fumar pode eliminar uma grande parte desse perigo," afirmou à agência Reuters.
Richard Doll e Bradford Hill confirmaram a ligação entre fumar e o cancro do pulmão num célebre estudo publicado no "British Medical Journal", em 1954. Meio século depois Doll, juntamente com outro professor de Oxford, Richard Peto, dão conta da evolução desses dados nos últimos 50 anos, no mesmo jornal, com base nos resultados recolhidos por 34.439 médicos britânicos. As primeiras conclusões do seu segundo estudo confirmaram que fumar causa cancro do pulmão, bem como doenças do coração.
|