quarta-feira, abril 28, 2004

Relance 150

.

Mas que sociedade é esta???


Esta noite, enquanto sonhava, vieram-me uma série de perguntas à cabeça. Todas elas sem qualquer ordem, absolutamente aleatórias mas, por serem tão importantes, decidi partilhá-las convosco…

Que sociedade é esta que diz que acabou com a escravidão, mas onde são os imigrantes a fazerem o trabalho pesado, na maioria das vezes “recompensado” com baixos salários e em condições indignas, suportando, a discriminação?

Em Portugal, a revolução do 25 de Abril, que já se deu há 30 anos, serviu para implantar a chamada “democracia”. No entanto, questiono-me: Que sociedade é esta em que se cultiva a ignorância e onde são sempre os mesmos a deter o poder ou a controlar? E se existe alguém que pense ou questione este sistema, é expulso ou simplesmente colocado de parte!!!

Mas que sociedade é esta em que a distribuição de bens é cada vez mais injusta, em que uns passeiam em carros de luxo “sem peso de consciência” e outros (como vi ontem uma família) vivem pendurados num caixote de lixo???

Pensei que com a implantação da dita democracia ia haver justiça e igualdade, mas vejo que a cultura e o lazer só funcionam, a maior parte das vezes, para uma escassa elite!!!

Que sociedade é esta onde o povo vê, sente, sofre com tudo isto e continua sereno sem tomar uma atitude?

Que sociedade é esta em que as pessoas se pisam umas às outras e tudo vale para manter o seu estatuto e os seus interesses?

E as crianças? Tantas vezes injustiçadas sem condições, com fome e sem as mínimas condições de dignidade?

Será que os valores e princípios já não fazem parte do carácter dos jovens de hoje em dia?

Mas que sociedade é esta em que alguns “iluminados“ defendem os direitos de educação e de saúde, esquecendo-se de defender o direito à vida promovendo a liberalização do aborto?

Porque será que alguma da digníssima classe política do nosso país, consegue ser tão medíocre, indo para a Assembleia da Republica dormir, com tanto que há para ser feito?

Mas que sociedade é esta em que as religiões em vez de servir para fomentar a união e o louvar ao Deus de Amor, se dividem e entram em guerra para se matar uns aos outros?

Porquê é que existem milhares de jovens que tiram um curso e depois não arranjam um emprego digno?

Que sociedade é esta em que só aqueles que estão bem colocados aparecem nas revistas e são referências jornalísticas?

Todos dizem que o país está em crise e que temos que apertar o cinto e conseguiu-se arranjar dinheiro para construir 10 luxuosos estádios de futebol?

Mas que sociedade é esta em que só quem tem dinheiro pode ter boas condições e apoio na Saúde?

Se todos sabem que a Paz entre todos é o melhor que pode existir, porque é que cada vez existe mais guerras?

Porque será que em Portugal morrem, todos os anos, tantas pessoas na estrada, demonstrando tanta falta de respeito para com o próximo???

Que sociedade é esta que só promove a beleza exterior, esquecendo os valores espirituais?

Porque é que as pessoas se agridem constantemente e a inveja patente entre seres humanos destrói a felicidade de tanta gente?

Mas que sociedade é esta em que um reformado tem uma reforma miserável e um político uma reforma luxuosa?

Acordei sobressaltado do pesadelo, foi melhor assim. Senão seria necessário o resto deste jornal para continuar a colocar as perguntas todas que queria.

O amigo leitor poderá ser determinante na mudança de muitas das situações aqui colocadas, sobretudo no que respeita às questões mais pessoais. Se se identifica com algumas, mude. Seja melhor! Nas questões políticas ou mais gerais, mude a sua postura e tome uma atitude: finque a sua posição, fale, proteste, mas não fique parado sem fazer nada… vá à luta!


Cláudio Anaia