Relance 95
Ser Benfica
O Antonio Costa Almeida é aquilo que se pode dizer um miúdo de ouro.
Com 18 anos é um adepto ferveroso do Benfica. É ele que sempre fica sentado ao meu lado dos jogos da estadio da Luz .
Aqui fica a sua participação, a primeira deste ano de 2004 .
.
SER BENFIQUISTA!
Quando o meu amigo Cláudio me convidou para escrever sobre este tema, confesso que achei difícil responder a este convite, porque ser Benfiquista não é uma ciência, mas sim algo muito próprio de cada um de nós. A primeira imagem que me veio à cabeça foi a de um miúdo que corria, chutava e saltava com uma camisola encarnada, que o pai lhe dera quando era pequeno. Tinha um grande orgulho, de certa forma inconsciente, mas sempre fiel aquela camisola.
Um miúdo, que festejava ou ficava triste conforme os outros. Levava as mãos a cabeça, ou saltava dez segundos depois.
Este miúdo cresceu. Cresceu como Benfica, muito embora, de outra forma é certo, sempre foi Benfiquista.
O miúdo foi desaparecendo em mim, foi substituído por um rapaz que procura um Benfica, um Benfica real onde as vitorias, derrotas, alegrias, tristezas fazem parte do clube.
Hoje em dia sou o primeiro a saltar ou levar as mãos a cabeça, sou o primeiro a gritar corram, chuta, tira-me esse gajo, Golo! O Benfica deixou de ser uma brincadeira de sábado à tarde e passou a estar presente na semana seguinte. Saber defender esse grande nome entre os amigos, saber falar de futebol sem nunca dizer mal do Glorioso, saber festejar uma derrota do Porto ou Sporting no estrangeiro, nunca por a selecção acima do Benfica, saber criticar ou apoiar os órgãos directivos do clube, saber gritar Benfica! Tudo isto é ser Benfiquista.
O Benfica para além de tudo é uma grande família, a maior família, aquela que todo o mundo conhece.
Não posso esconder alegrias como as que passei no antigo estádio de Luz com milhares de cachecóis a voar no velhinho terceiro anel, ou mesmo a enchente da inauguração da nova Luz. Por fim referir a forma como fico maravilhado quando vejo, ao chegar a outro país, que as pessoas sabem apenas duas palavras em português: Benfica e Eusébio.
Gostaria assim de terminar dizendo que se trata de uma opinião muito própria, como referi no início, mas para além de muita coisa que há em comum entre os Benfiquistas, existe uma partilhada por Todos aqueles que se dizem Benfiquistas – “Ser Benfiquista é ter na alma a chama imensa que nos conquista e leva à alma a luz intensa…”.
António Costa Almeida