quarta-feira, novembro 12, 2003

Relance 35

A Hora da Partida !

Amigos,

È já amanha que irei partir para as favelas do Brasil, por isso este Blog, deixará de ter a sua actualização diária.
Fica a promessa que sempre que for possível, passarei por aqui para ir dando novidades ...
Despeço me com um grande abraço e com o meu ultimo artigo de opinião que será publicado nalguma imprensa para a semana que vem.
Até Breve !



Eu sou assim !!

Vocês podem me acorrentar, torturar e até destruir meu corpo,
mas nunca aprisionarão minha mente.
(Gandhi)


Amigo Leitor,

Esta é a ultima vez que estou consigo este ano. Quando ler este texto estarei fora de Portugal, estou nas favelas do Brasil, a desenvolver trabalho social.
Escolhi passar as minhas férias junto daqueles que mais gosto e que são os meus melhores amigos, os pobres..... Eu sou assim !!
Senti necessidade de me misturar com aqueles que vivem na pobreza extrema, de sentir o seu cheiro, de viver as suas preocupações e de partilhar com eles momentos tão difíceis das suas vidas
Neste momento, amigo leitor, estou com pessoas que apesar de desfavorecidas materialmente, são tão ricas na sua forma de estar, de ser e de dar. Aqui neste “mundo à parte” não há interesse (nem hipóteses para isto). Tudo é dado tudo é partilhado.
Eu sou assim !! Quando quero, quando acredito, vou à luta e este ano paguei muito caro por ser como sou. Problemas a nível pessoal, profissionais e tantos outros que surgiram na minha vida por ter decidido escolher um caminho, um rumo.
Não consigo viver para o politicamente correcto. Não consigo viver no meio da “carneirada” ou no deixa andar. Se assim fosse não seria eu. Seria apenas mais um, alguém que viveria controlado por esta sociedade em que as pessoas se preocupam mais em ter, do que em ser.
Quando partilho estas palavras, com quem mais gosto, muitas vezes sou criticado e há até quem me chame de Robin Hood. E porque não sê-lo?
Talvez seja por ser Cristão. Para mim ser Cristão não pode ser só o facto de sentar no banco da Igreja aos Domingos, na missa, ou ajudar ocasionalmente quem precisa. É mais. É comprometer-se, viver em coerência com aquilo que acreditamos. Se assim não o fizesse, a minha vida não teria sentido.
Eu sei, eu sou assim !! Nem que seja considerado “louco” e que tenha que pagar a factura por aquilo que sou.
Por isso, neste quase final de ano, comprometo-me consigo a continuar a ser exactamente igual ao que sou.
E aviso é escusado pensarem que quem quer ou quem manda me manipula ou me cala ......
Como já disse eu tenho preferência pelos pobres e por isso, por exemplo, que hoje estou aqui, no Brasil, com eles. Eu sou assim !!

(Artigo para ser publicado em varios jormais na proxima semana)