quinta-feira, dezembro 13, 2012

100 anos !



Hoje foi mais um grande dia para mim.

A D. Mabilia Ribeiro que mora em Alcobaça, faz hoje 100 anos. Um século de vida. Quer isto dizer que passou 2 Grandes Guerras Mundiais, Revolução Russa, Guerra Civil Espanhola, Guerra Colonial, a Grande Depressão, a Guerra
 Civil Chinesa, viu o Einstein ganhar o Nobel da Fisica, sobreviveu 8 papas, viu ser assinado o Tratado de Versalhes, ser criada a primeira linha de montagem da Ford, sobreviveu à pneumónica. Nasceu no mesmo ano de Jorge Amado, Gene Kelly, John Cage e no mesmo ano que o Titanic afundou.

Hoje no dia do seu centenário estive com ela pessoalmente e ganhei dois beijinhos . :)

sexta-feira, dezembro 07, 2012

Dia a dia




Não há como escapar ao dia-a-dia. Ao trabalho, às reuniões, aos Sábados à noite, ao cansaço, às pessoas, ao trânsito, às más disposições, às boas atitudes.

A cada dia que passa muito nos é oferecido. Desde coisas materiais a propostas passando por inúmeras decisões. No entanto, cabe-nos só a nós decidir aquilo que eu quero levar comigo. Constantemente, a toda a hora. Algo que faça parte de quem eu sou, da minha identidade.

De tudo o que podemos levar, há uma oferta mais discreta que todas as outras, que não se impõe como se impõe o dinheiro ou a reputação. Não se impondo, está sempre disponível, e podemos aproveitar ou não. Mas basta aceitá-l’O uma vez na nossa vida para perceber: mais que qualquer outra coisa que encontre no meu dia, só Esta vem sempre comigo no trabalho, na noite, no treino, na reunião, na Vida para além do físico. Ao, livremente, deixar que Ele molde a minha maneira de ser, torno-me num “eu” mais Feliz, com uma vontade incessante de me querer dar aos outros.

Como é que posso, na prática, aceitar Deus durante o meu dia? Só Ele ficará sempre comigo. É-me impossível tirar 10 minutos para rezar? Então, e se lhe oferecesse todo o meu esforço e trabalho? Como é que isso me pode fazer mais próximo d’Ele, isto é, mais Feliz? Se quero aceitar esta Proposta, tenho que, à iniciativa d’Ele, falta juntar a minha, porque Ele nunca se imporá. Ficará sempre à minha espera. Fica o desafio.

Inha Oom de Sacadura Mónica 

quinta-feira, dezembro 06, 2012

Site do maior complexo Museológico do Mundo





Vá a www.si.edu e conheça o fantástico site do maior complexo Museológico do Mundo. 

O Instituto Smithsoniano  é uma instituição educacional e de pesquisa associada a um complexo de museus, fundada e administrada pelo governo dos Estados Unidos. Com grande parte de seus prédios localizados em Washington, D.C., o instituto compreende 19 museus e sete centros de pesquisa, e tem 142 milhões de itens em suas coleções.
Foi fundado para a promoção e disseminação de conhecimento pelo cientista britânico James Smithson (1765-1829). No testamento de Smithson,  declarou que se o herdeiro, seu sobrinho Henry James Hungerford, morresse sem deixar descendentes, o património dos Smithson deveria ser doado ao governo dos Estados Unidos para a criação de um "estabelecimento para a expansão e difusão de conhecimento entre os homens". 
Após a morte de Henry James morrer em 1835 e sem deixar herdeiros, o presidente Andrew Jackson informou o Congresso do património de Smithson, que consistia de 100.000 moedas de ouro e 500.000 dólares (9.235.277 em valores de 2005).

segunda-feira, dezembro 03, 2012

É tempo de esperar





É tempo de esperar.
Outra vez.

A cada ano que passa, há algo que muda. Algo que se transforma. 
Fico muitas vezes sem saber quem é que nesta história espera por quem?
Quem é que está grávido? Quem é que passa pelas dores de parto? Quem é que é chamado a uma nova vida?

Ano após ano sou arrasado por esta história de Amor entre Deus e o seu povo. Entre Deus e eu.
Nunca vou chegar à altura deste Amor.
Mas, Advento após a Advento, vou tornando a manjedoura que é o meu coração, um pouco mais quente e verdadeira, para O receber.

Que este Natal a que todos somos convidados não cesse de acontecer no nosso coração.

João Lima