sexta-feira, novembro 30, 2012
terça-feira, novembro 27, 2012
O discurso do Grande Ditador
O clássico 'O Grande Ditador' de 'sir' Charles Chaplin tem 72 anos. O famoso discurso final está mais actual do que nunca.
sábado, novembro 17, 2012
Publicitário Fantástico !
Não pode perder este anuncio da Samsung Galaxy 2 (passe a publicidade).
(ver ate ao fim).
quarta-feira, novembro 14, 2012
Coral Reef - Um projecto Ecologico no Haiti
Chamada de "Pérola do West Indies", o Haiti foi durante muito tempo o país mais visitado das Grandes Antilhas . Devastada em 2010 por um terremoto de 7,0 graus na escala Richter, o país tem agora de ser reconstruído a partir de novos conceitos inovadores de arquitetura e urbanismo.
O projeto Coral Reef desenhado por Vincent Callebaut Architects planeja uma matriz para construir uma tridimensional e energia aldeia auto-suficiente a partir de um único módulo e padronizado e pré-fabricadas, a fim de realojar os refugiados de tais catástrofes humanitárias. Este módulo básico é simplesmente feita de duas casas passivas (com estrutura metálica e fachadas de madeira tropical) entrelaçados em duplex em torno de uma circulação transversal horizontal que liga cada unidade.
Para mais pormenores clique aqui
segunda-feira, novembro 12, 2012
Veja o vídeo de Marcelo recusado pela Alemanha
Dois dias depois de ter sido recusada a divulgação do vídeo na Praça Sony de Berlim, e no dia da visita da chanceller Angela Merkel a Portugal, já pode ser visto o vídeo promocional de Portugal que foi impulsionado por Marcelo Rebelo de Sousa.
O vídeo pretende ser um apelo à solidariedade alemã para com Portugal, exemplificando com a solidariedade que Portugal e a Europa tiveram para com a Alemanha na altura da reunificação.
São ainda apresentados vários dados quanto à austeridade sobre Portugal e ao esforço que os portugueses têm sido obrigados a fazer nos ultimos tempos.
A intenção de elaborar um vídeo promocional de Portugal tinha sido anunciada por Marcelo há várias semanas na TVI, e a sua realização foi conseguida com a colaboração de Rodrigo Moita de Deus, blogger e atual dirigente nacional do PSD (faz parte da comissão política nacional).
sábado, novembro 10, 2012
quinta-feira, novembro 08, 2012
Ecovila de Portugal é alternativa de vida com impacto ambiental próximo de zero
A Tamera é a primeira “Aldeia pela Paz” de Portugal. Ela nasceu no Alentejo num terreno de 134 hectares e foi fundada em 1995 por Dieter Duhm, sociólogo e Sabine Lichtenfels, teóloga.
O local, também conhecido como “Biótopo de Cura”, é o centro de um novo movimento global, a partir do qual uma comunidade está a emergir. Existem diversos lugares como este espalhados pelo mundo, chamados no Brasil e em outros países de “Ecovilas”.
A Ecovila funciona como um centro de pesquisa tecnológica a serviço da sustentabilidade e nela o impacto humano na natureza é quase zero.
A Rede Global de Ecovilas (GEN, do inglês Global Ecovillage Network) também fundada em 1995, foi criada para apoiar modos de vida de baixo impacto ambiental e projetos de criação experimental. Cada comunidade foca-se em determinado assunto, por exemplo, no hemisfério norte as comunidades recuperam terrenos degradados pela ação humana e promovem um modo de vida ecológico, no sul as necessidades específicas se voltam para a sustentabilidade das comunidades em termos de alimentação e problemas locais. Em uma comunidade congolesa os problemas se voltam às crianças órfãs e mulheres violadas.
Tamera, em língua ancestral, significa “junto à fonte” e é assim que esta Ecovila portuguesa se apresenta, ao redor de um enorme lago. Quase toda a vegetação foi reintroduzida através da permacultura em um solo pobre, destruído pelas monoculturas e pela falta de água. A diferença de panoramas do que tem dentro para o que tem ao redor é contrastante. No local foram plantadas 20 mil árvores para criar harmonia e salvaguardar as simbioses entre as várias espécies da flora e fauna.
Na arquitetura, o “prédio” onde são realizadas as palestras é feito em fardos de palha, a maior construção da Península Ibérica. As paredes foram levantadas com 1.500 fardos e rebocadas com uma camada de cinco centímetros de espessura de argila e o telhado é coberto com relva. O material escolhido para a construção mantém a temperatura interna agradável durante o inverno e verão.
O local escolhido é uma uma das regiões menos densamente povoadas da Europa. Na vila existem muitas lagoas e algumas nascentes de água doce, florestas de eucaliptos e sobreiros, jardins e prados. Os verões são geralmente quentes e secos, o inverno é a estação das chuvas.
A região ainda sofre com a destruição das florestas e maus-tratos agrícolas. A terra e seus habitantes passaram por grandes mudanças nas últimas décadas - ditadura, repressão, fome, revolução não-violenta, integração na União Europeia, e agora o impulso imenso da globalização. Muitos veem Tamera como uma oportunidade e um modelo para uma vida diferente.
No site da Tamera a comunidade afirma: “É necessária uma comunidade para assumir a responsabilidade pela natureza, pela paz, pelo futuro. O ser humano tem de reaprender a viver em comunidade porque é uma criatura social e os nossos problemas atuais só podem ser ultrapassados em conjunto”.
terça-feira, novembro 06, 2012
2012: O ano com menos bébés em Portugal
As últimas estimativas do Instituto Nacional de Estatística publicadas em Junho já indicavam que no espaço de um ano, entre Dezembro de 2010 e Dezembro de 2011, a população portuguesa diminuiu em 30.317 indivíduos.
O decréscimo registou-se de 10.572.157 para 10.541.840, o que se traduz numa taxa de crescimento efectivo negativo de menos 0,29%.
Para este decréscimo populacional “concorreram um saldo natural negativo de menos 5986 indivíduos (...) e um saldo migratório também negativo de menos 24.331 indivíduos”.
Os dados provisórios agora avançados indicam que este ano o saldo natural pode voltar a ser negativo, à semelhança de 2009, quando o número de óbitos superou o número de nascimentos. Contudo, apenas quando houver números finais de natalidade e mortalidade será possível apurar os valores da diferença entre os que nascem e os que morrem.
Aliás, segundo dados do Eurostat, o gabinete de estatísticas europeu, foi também em 2009 que o índice sintético de fecundidade (número de filhos por cada mulher em idade fértil) ficou nos 1,32, um dos mais baixos da UE, apesar de ter recuperado ligeiramente para 1,36 em 2010 e 1,35 em 2011. Já a idade média com que as mulheres tinham o primeiro filho estava nos 28,6 anos em 2009 – número que tem subido ligeiramente.
Olhando para prazos mais latos, Portugal foi o país da União Europeia (UE) onde a taxa bruta de natalidade mais diminuiu desde 1999, segundo dados publicados em 2010 pelo Eurostat que incluem os 27 países da UE e ainda a Islândia, a Suíça e a Noruega.
Entre 1999 e 2009, a taxa bruta de natalidade (número de nados-vivos por mil habitantes) decresceu substancialmente em Portugal (19,7%).
Os números do Eurostat indicam ainda que em 2009 Portugal era já o segundo país da UE com a menor taxa bruta de natalidade, a seguir à Alemanha, que lidera a tabela.
Fonte: Público
domingo, novembro 04, 2012
Carta aberta a Jesus Cristo
Olá amigo Jesus,
Sei que converso contigo todos os dias em Oração ..... mas hoje escrevo-te uma carta aberta para que todos a leiam e saibam que és o mais importante da minha vida, saibam e conheçam aquilo que tantas vezes conversamos.
Jesus, escrevo-te para agradecer porque estás sempre disponível para me atender. Apesar de Te preocupares com todos os homens do mundo inteiro, és sempre capaz de dispensar uma atenção especial para mim, como se fosse único.
Sei que me escutas .... e como sinto isso tantas vezes na minha vida, por isso sei que posso estar à vontade. Venho falar-Te de mim, das minha ambições, problemas, dúvidas, anseios ou inquietações... Falar-Te como vai o mundo, da paz , da guerra, da esperança, dos medos ... Falar até de Ti, Jesus!
Sabes Jesus, continuas a despertar interesses, a ser motivo de grandes debates, a motivar grandes pesquisas e a suscitar grandes paixões. Não, não passaste à historia ! Tu és hoje, como foste ontem, como serás amanha. Tu és o Senhor, és de sempre!
Há, contudo, algo que me perturba e entristece: como é possível haver pessoas que dizem ser de Ti e que provocam tantas guerras, sofrimentos e não são felizes. Tenho que rezar por elas, eu esforço-me por fazê-lo.
Mas a tua mensagem é tão simples de entender. É uma questão de aceitar e viver em coerência com ela. Porque se assim for a vida é tão simples porque Tu convences, apaixonas, mobilizas e arrastas.
Jesus, ajuda-me a estar cada vez mais disponível para os outros e a conseguir amar mesmo aqueles que não gostam de mim e me perseguem, como Tu tantas vezes ensinas.
Jesus, ajuda-me porque sou pecador, nem sempre consigo dar testemunho de Ti. Ajuda- me para que cada dia que passa possa ser melhor.
Obrigado por me perdoares sempre, por me ajudares a levantar e a continuar a ser um dos Teus.
Sabes que gosto muito de ler, livros, jornais, internet... de conhecer pessoas diferentes, culturas diferentes .... e sinto que cada dia que passa é absolutamente certo que jamais encontrei, ou vou encontrar, alguém como Tu.
Poderia escrever páginas e mais páginas daquilo que representas na minha vida ... mas Tu sabes que me sinto feliz por ser um dos Teus seguidores, de que não me incomodo minimamente, quando me gozam, ou não me levam a sério, por ser parte daqueles que Te amam, por um dia Te ter aceite como único Salvador da minha vida. Por dizerem que sou daqueles que se identifica com a doutrina do carpinteiro que sofreu horrores, com a morte na cruz, pela humanidade.
Sabes, mudaste a minha vida. Graças a Ti tenho força e energia. A tua presença é fundamental para mim. A minha alegria vem do Teu poder e por isso, tudo o que faço, faço-o porque Te tenho em mim .
Obrigado porque sem ti não posso viver, a minha vida é tua e por isso sou muito feliz.
Um Abraço e que a Tua Paz continue Connosco, assim como Tu tanto gostavas de dizer.
Cláudio Anaia
quinta-feira, novembro 01, 2012
Sorte Grande
Olha lá,
Já se passaram alguns anos
Nem sequer vinhas nos meus planos
Saiste-me a sorte grande
E eu cá vou
Gozando os louros deste achado
Contigo de braço dado para todo o lado
Eu vou até morrer ser teu se me quiseres
Agarrado a ti vou sem hesitar
E se o chão desabar que nos leve aos dois
Vou agarrado a ti
Meu amor na roda da lotaria
Que é coisa escorregadia
Saiste-me a sorte grande
E eu cá vou
À minha sorte abandonado
Contigo de braço dado para todo o lado
Eu vou até morrer ser teu se me quiseres
Agarrado a ti vou sem hesitar
E se o chão desabar que nos leve aos dois
Vou agarrado a ti
Olha lá,
Por mais que passem os anos
Por menos que eu faça planos
Sais me sempre a sorte grande
Agarrado a ti vou sem hesitar
E se o chão desabar que nos leve aos dois
Vou agarrado a ti
vou sem hesitar
E se o chão desabar que nos leve aos dois
Vou agarrado a ti
Vou agarrado a ti
Vou agarrado a ti
Subscrever:
Mensagens (Atom)







