quarta-feira, agosto 29, 2012

Gostas de voar ?




Se gostas de voar, não podes perder este video. Aqui poderás levantar voo sobre a América em 5 minutos e 44 segundos.

sexta-feira, agosto 24, 2012

"Música Entre Amigos" com.... Nuno Faria"




Se fosse vivo, o músico Sergio Mestre faria anos hoje dia 24 de Agosto. Era um músico de Tavira que tocou com os grandes - José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Vitorino, Júlio Pereira, Janita Salomé, mas que com a sua enorme generosidade igualmente impulsionou os músicos mais novos a seguir em frente com os seus projectos.

Tinha esse dom de ensinar a quem se queria iniciar na música, os segredos que lhe permitiam improvisar na flauta transversal ou harmonizar e criar ritmos nos instrumentos de corda, em particular na viola. Foram vários aqueles cuja carreira se iniciou ou cujo percurso sofreu a sua influência - Filipa Pais, João Afonso, Zeca Medeiros, os músicos dos Marenostrum, dos Entre Aspas, dos Íris e muitos outros.
Não guardava nada para si, entregava tudo o que sabia e entregava o enorme amor que o seu coração emanava, à família, aos amigos, à música. 

Apenas guardou consigo as suas composições, que só foram registadas e editadas pelos músicos a ele ligados, numa iniciativa da família e com o apoio de Faro Capital da Cultura 2005.

Aqui fica um excerto da letra da canção Recado Urgente do CD Pauta Inacabada que tão bem define a personalidade fascinante do Sérginho: Qualquer coisa de urgente/que me manda cantar/de uma forma inocente/em tudo o que é lugar(...) Qualquer coisa de urgente/que será meu e teu/numa esperança ardente/de quem todo se deu/qualquer coisa de urgente/que ainda não morreu.

quarta-feira, agosto 22, 2012

Esta sim, é uma GRANDE mulher !

Tem um metro e um. Chama-se Simone Fragoso e faz parte da Selecção Nacional de natação para pessoas com deficiencia. Simone é professora de música e nas poucas horas vagas toca na sociedade filarmónica palmelense «Os Loureiros». Aos 30 anos considera-se uma mulher feliz e garante que para ter tudo com que sempre sonhou, só lhe falta ir à lua!

sexta-feira, agosto 10, 2012

"Música Entre Amigos" com.... Luís Gaspar



A Música

Música é magia! Vai para além de criar e combinar sons com o silêncio ao longo do tempo.
É considerada uma prática cultural e humana, e pode traduzir-se numa linguagem que vai para além das palavras e com capacidade para provocar reacções emocionais, fisiológicas, humorais, cognitivas, de comportamento e de movimento.

Não consigo imaginar um mundo sem música, tal como a maioria das pessoas. Repare-se nos bebés enquanto batem palmas ou balançam ao sabor de um ritmo ou melodia. A música está presente nas nossas vidas desde sempre e tem a capacidade de nos transportar para uma outra dimensão, onde nos é possível ouvir histórias, sermos reduzidos a lágrimas ou seduzidos até nos apaixonarmos, e isto acontece vezes e vezes sem conta! Mas o mais engraçado é que a música não é especifica para um público mas sim universal, o que faz de todos nós enquanto cidadãos do mundo, independentemente da raça, cultura ou cor, ter algo mais em comum. Todos entendemos esta linguagem que é a música e talvez seja uma criação humana a partir de uma fonte divina...

Enquanto músico pergunto-me muitas vezes se seremos nós, músicos, que fazemos música ou se será a música que nos faz a nós? Será possível sermos apenas interlocutores?
O bater de uma porta, uma criança a chorar ou os passos de uma pessoa serão música? Que sensações nos provocam? A que “soa” o silêncio? Já pensámos ou sentimos estes pormenores ao ponto de perceber o que é esta outra dimensão e até onde ela nos pode levar?
 Divirtam-se com a música.

terça-feira, agosto 07, 2012

Dois novos colaboradores do Relances




É com particular alegria que apresento a nova coluna músical deste espaço.
"Música Entre Amigos" será quinzenal e tem como autores os seguintes senhores :


Luis Carlos dos Santos Gaspar nasceu a 2 de Janeiro de 1986 em Évora.
Iniciou os seus estudos musicais em 2006 na Escola de Jazz do Barreiro, tendo estudado com Jorge Moniz, Mário Delgado, Miguel Barrosa, Francisco Abreu, João Maurílio, Ricardo Pinheiro, entre outros;
Tem tido aulas particulares de bateria com Andreu Jacob, e Michael Lauren (desde 2008);
Está envolvido em vários projectos musicais, tais como: Ensemble da escola de jazz do Barreiro no São Luiz em 2008 e Grande Festa do Jazz no CCB, Big Band da Escola de Jazz do Barreiro, Os Eléctricos, Djimi Band, The Hendrix Lab, João Vitorino trio, Mademoiselle Brel, Bjazz Trio e mais recentemente esteve presente na última edição da Festa do Jazz no São Luiz incorporando o combo da Universidade de Évora .
Gravou o disco de Os Eléctricos, editado pela Sony Music, onde é também músico doonde é também músico do projecto;
Em 2011 tornou-se artista Sonor e Aquarian Drumheads;
Lecciona nas escolas de Jazz do Barreiro desde 2009, Academia do Som em Lisboa desde 2010 e Art´Ensemble desde 2011.
Frequenta a Universidade de Évora, Licenciatura em Música, variante Jazz - Instrumento bateria.

Nuno Manuel da Silva Faria nasceu em Lisboa a 6 de Setembro de 1955.
 Em 1976 inicia os estudos de música na Academia de Amadores de Música.
Em 1977, estreia-se profissionalmente como músico na Casa da Comédia, sob adirecção de Filipe La Féria, na encenação «A Dama Pé de Cabra» e na peça infantil «AiNão Fazem de Nós Gato Sapato».
Em 1978 concluiu a licenciatura em Economia pelo ISCTE.
Em 1983 e 1984 frequenta a Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e estuda Contrabaixo com David Gausden.
Desde 1978 integrou vários grupos de música como Contrabaixista: “QuartetoMohadir”; ”Os Afonsinhos do Condado” (1984-1991); “Lindú Mona e os Bangalas doKassange” (1991-1993); a banda da Cantora Joana Melo (2004-2009) – com quem grava o CD «Dança do Centro», editado em 2011 pela JBJ.
Estudou percussão árabe com o Prof. Américo Cardoso em 2007 e 2008.Integra o colectivo “Cantaremos Adriano” (2007-2008) – tributo a AdrianoCorreia de Oliveira - com quem grava o disco homónimo.
Em 2008 alarga as suas colaborações enquanto Contrabaixista, à área do Hip-Hop, actuando com os “La Dupla” com quem grava o EP «A Caminho do PalcoPrincipal» (2009) e o álbum «Palco Principal» (2012) e grava o álbum «BlueNote» (2009) do Raper “Suarez”.
Desde 2010 é músico fundador do grupo Rock revivalista, “Os Eléctricos”, com quem grava o CD homónimo editado em 2011 pela Sony Music.
Entre 2010 e 2011 integra o grupo de Bluegrass “Stonebones & Badspaghetti”.
Como percussionista integra o grupo do Cantor de intervenção Francisco Naia (2004-2009) com quem grava o CD «De Sol a Sul»; “Rosa Negra” (2007-2008); e banda da Cantora “Dina” (2008-2009).
Foi também A&R da Polygram-Universal, Produtor discográfico musical e executivo, manager, produtor de espectáculos e eventos, formador na ETIC, EPI, Academia Escola de Áudio, IPA e ESFMP.

sábado, agosto 04, 2012

Carta de um bebé a sua mãe que o abortou




Os amigos, os colegas, os vizinhos, os camaradas de partido,  podem chamar-me o que quiserem, mas  a luta  contra o aborto será sempre um das principais batalhas da minha vida !