quarta-feira, agosto 29, 2012
Gostas de voar ?
Se gostas de voar, não podes perder este video. Aqui poderás levantar voo sobre a América em 5 minutos e 44 segundos.
sexta-feira, agosto 24, 2012
"Música Entre Amigos" com.... Nuno Faria"
Tinha esse dom de ensinar a quem se queria iniciar na música, os segredos que lhe permitiam improvisar na flauta transversal ou harmonizar e criar ritmos nos instrumentos de corda, em particular na viola. Foram vários aqueles cuja carreira se iniciou ou cujo percurso sofreu a sua influência - Filipa Pais, João Afonso, Zeca Medeiros, os músicos dos Marenostrum, dos Entre Aspas, dos Íris e muitos outros.
Não guardava nada para si, entregava tudo o que sabia e entregava o enorme amor que o seu coração emanava, à família, aos amigos, à música.
Apenas guardou consigo as suas composições, que só foram registadas e editadas pelos músicos a ele ligados, numa iniciativa da família e com o apoio de Faro Capital da Cultura 2005.
Aqui fica um excerto da letra da canção Recado Urgente do CD Pauta Inacabada que tão bem define a personalidade fascinante do Sérginho: Qualquer coisa de urgente/que me manda cantar/de uma forma inocente/em tudo o que é lugar(...) Qualquer coisa de urgente/que será meu e teu/numa esperança ardente/de quem todo se deu/qualquer coisa de urgente/que ainda não morreu.
quarta-feira, agosto 22, 2012
Esta sim, é uma GRANDE mulher !
Tem um metro e um. Chama-se Simone Fragoso e faz parte da Selecção Nacional de natação para pessoas com deficiencia. Simone é professora de música e nas poucas horas vagas toca na sociedade filarmónica palmelense «Os Loureiros».
Aos 30 anos considera-se uma mulher feliz e garante que para ter tudo com que sempre sonhou, só lhe falta ir à lua!
terça-feira, agosto 21, 2012
sábado, agosto 18, 2012
terça-feira, agosto 14, 2012
sexta-feira, agosto 10, 2012
"Música Entre Amigos" com.... Luís Gaspar
A Música
Música é magia! Vai para além de criar e combinar sons com o silêncio ao longo do tempo.
É considerada uma prática cultural e humana, e pode traduzir-se numa linguagem que vai para além das palavras e com capacidade para provocar reacções emocionais, fisiológicas, humorais, cognitivas, de comportamento e de movimento.
Não consigo imaginar um mundo sem música, tal como a maioria das pessoas. Repare-se nos bebés enquanto batem palmas ou balançam ao sabor de um ritmo ou melodia. A música está presente nas nossas vidas desde sempre e tem a capacidade de nos transportar para uma outra dimensão, onde nos é possível ouvir histórias, sermos reduzidos a lágrimas ou seduzidos até nos apaixonarmos, e isto acontece vezes e vezes sem conta! Mas o mais engraçado é que a música não é especifica para um público mas sim universal, o que faz de todos nós enquanto cidadãos do mundo, independentemente da raça, cultura ou cor, ter algo mais em comum. Todos entendemos esta linguagem que é a música e talvez seja uma criação humana a partir de uma fonte divina...
Enquanto músico pergunto-me muitas vezes se seremos nós, músicos, que fazemos música ou se será a música que nos faz a nós? Será possível sermos apenas interlocutores?

O bater de uma porta, uma criança a chorar ou os passos de uma
pessoa serão música? Que sensações nos provocam? A que “soa” o silêncio?
Já pensámos ou sentimos estes pormenores ao ponto de perceber o que é
esta outra dimensão e até onde ela nos pode levar?
Divirtam-se com a música.
terça-feira, agosto 07, 2012
Dois novos colaboradores do Relances
É com particular alegria que apresento a nova coluna músical deste espaço.
"Música Entre Amigos" será quinzenal e tem como autores os seguintes senhores :
Luis Carlos dos Santos Gaspar nasceu a 2 de Janeiro de 1986 em Évora.
Tem tido aulas
particulares de bateria com Andreu Jacob, e Michael Lauren (desde 2008);
Está envolvido em
vários projectos musicais, tais como: Ensemble da escola de jazz do Barreiro no
São Luiz em 2008 e Grande Festa do Jazz no CCB, Big Band da Escola de Jazz do
Barreiro, Os Eléctricos, Djimi Band, The Hendrix Lab, João Vitorino trio,
Mademoiselle Brel, Bjazz Trio e mais recentemente esteve presente na última
edição da Festa do Jazz no São Luiz incorporando o combo da
Universidade de Évora .
Gravou o disco de Os
Eléctricos, editado pela Sony Music, onde é também músico doonde é também
músico do projecto;
Em 2011 tornou-se
artista Sonor e Aquarian Drumheads;
Lecciona nas escolas de
Jazz do Barreiro desde 2009, Academia do Som em Lisboa desde 2010 e
Art´Ensemble desde 2011.
Frequenta a
Universidade de Évora, Licenciatura em Música, variante Jazz - Instrumento
bateria.
Nuno Manuel da Silva Faria nasceu em Lisboa a 6 de Setembro de 1955.
Em 1976 inicia os estudos de música
na Academia de Amadores de Música.
Nuno Manuel da Silva Faria nasceu em Lisboa a 6 de Setembro de 1955.
Em 1977, estreia-se
profissionalmente como músico na Casa da Comédia, sob adirecção de Filipe La
Féria, na encenação «A Dama Pé de Cabra» e na peça infantil «AiNão Fazem de Nós
Gato Sapato».
Em 1978 concluiu a licenciatura em
Economia pelo ISCTE.
Em 1983 e 1984 frequenta a Escola
de Jazz do Hot Clube de Portugal e estuda Contrabaixo com David Gausden.
Desde 1978 integrou vários grupos
de música como Contrabaixista: “QuartetoMohadir”; ”Os Afonsinhos do Condado”
(1984-1991); “Lindú Mona e os Bangalas doKassange” (1991-1993); a banda da
Cantora Joana Melo (2004-2009) – com quem grava o CD «Dança do Centro»,
editado em 2011 pela JBJ.
Estudou percussão árabe com o Prof.
Américo Cardoso em 2007 e 2008.Integra o colectivo “Cantaremos Adriano”
(2007-2008) – tributo a AdrianoCorreia de Oliveira - com quem grava o disco
homónimo.
Em 2008 alarga as suas colaborações
enquanto Contrabaixista, à área do Hip-Hop, actuando com os “La Dupla” com quem
grava o EP «A Caminho do PalcoPrincipal» (2009) e o álbum «Palco Principal»
(2012) e grava o álbum «BlueNote» (2009) do Raper “Suarez”.
Desde 2010 é músico fundador do
grupo Rock revivalista, “Os Eléctricos”, com quem grava o CD homónimo
editado em 2011 pela Sony Music.
Entre 2010 e 2011 integra o grupo
de Bluegrass “Stonebones & Badspaghetti”.
Como percussionista integra o grupo
do Cantor de intervenção Francisco Naia (2004-2009) com quem grava o CD
«De Sol a Sul»; “Rosa Negra” (2007-2008); e banda da Cantora “Dina”
(2008-2009).
Foi também A&R da Polygram-Universal,
Produtor discográfico musical e executivo, manager, produtor de
espectáculos e eventos, formador na ETIC, EPI, Academia Escola de Áudio,
IPA e ESFMP.
sábado, agosto 04, 2012
Carta de um bebé a sua mãe que o abortou
Os amigos, os colegas, os vizinhos, os camaradas de partido, podem chamar-me o que quiserem, mas a luta contra o aborto será sempre um das principais batalhas da minha vida !
Subscrever:
Mensagens (Atom)



