quinta-feira, julho 19, 2012

Demasiado tempo online faz mal




A Universidade de Gothenburg na Suécia conseguiu estabelecer uma ligação entre a utilização de computadores e "doenças mentais". O estudo, que examinou 4100 homens e mulheres entre os 20 e os 24 anos verificou que a maioria daqueles que utilizavam o computador estavam deprimidos, stressados e não conseguiam dormir correctamente.

Sara Thomee, a autora deste estudo, diz que as pessoas têm uma tendência para passar mais tempo ao computador do que calculavam, tanto para lazer como para trabalho. Isto tira tempo importante para actividades no "mundo real" tais como dormir, exercício e até mesmo interacção social.

O estudo aponta também para o facto de devermos desligar os telemóveis às vezes. O sentimento de estarmos sempre presos aos nossos telefones traz uma sensação de culpa e pressão quando nos deparamos com chamadas e mensagens às quais não respondemos.

Fonte : Noticias MSN

segunda-feira, julho 16, 2012

Dar, na era da técnica



Sob a égide do modernismo e da sede de novidade, a sociedade actual vai suscitando novas causas. Dos preocupantes problemas ambientais à questão da segurança infantil, do sofrimento dos animais à problemática da solidão dos idosos, tudo constitui hoje uma questão emergente e carente de resposta. Tudo constitui hoje causa susceptível de solidariedade, indignação, objecto de movimentos de redes sociais, fundamento para desencadear manifestos, artigos e discussões.

A solidariedade tornou-se moda. Das pessoas às instituições, passando pelas empresas, todos (e bem!) à sua medida, ocupam-se, ainda que parcial e indirectamente, de causas e de novos problemas emergentes. Outrora monopólio da Igreja, de IPSS´s e de ONG´s, a solidariedade tornou-se “objecto social” da sociedade civil. 

Não obstante os ganhos evidentes para as causas emergentes – que de modo mais rápido, eficiente e prático vão obtendo resposta aos seus problemas – determinadas práticas tendem a desvirtuar e perverter o sentido e propósito da solidariedade (a humanização do dar e do receber, a vinculação moral à comunidade).

Com efeito, à gratuitidade da dádiva contrapõe-se actualmente a necessidade de efectivas contrapartidas, sejam elas jantares, brindes ou concertos. Ao altruísmo da ajuda contrapõe-se a necessidade de publicitação de solidariedade. Ao sacrifício subjacente à dádiva (seja ele físico, económico ou material) contrapõe-se a solidariedade das sobras, do imediato, do fácil. À adequação e ponderação da ajuda, contrapõem-se respostas do tipo fast-food, vazias de futuro. Àintemporalidade da dádiva (dar quando é preciso) contrapõe-se actualmente uma excessiva previsibilidade (dar quando convém). 
Consumir, divertir-se, viver, tornou-se em si mesmo fonte de solidariedade. Ser solidário passou a custar apenas um euro. Dar passou a conjugar-se em “já dei”, expressão máxima da dádiva calculada e espectacular, que se esgota num sentimento efémero de dever moral cumprido.

Perante a actual avalanche de novas causas e modalidades de solidariedade, torna-se urgente adequar o “dar” à era da técnica, recuperando cristãmente, a gratuitidade e altruísmo do bom samaritano, o sacrifício do grão de trigo que morre na terra e a intemporalidade, discrição e radicalidade do abraço do pai à prodigalidade do filho. Expressão humana do dar à maneira de Deus.  

[1] Título parcialmente adaptado do livro “rezar na era da técnica” de Gonçalo M. Tavares, Editora Caminho, 2007.

Bernardo Cunha Ferreira 

sexta-feira, julho 13, 2012

Bíblia com 1500 anos é a mais antiga já descoberta





Exemplar da Bíblia com aproximadamente 1500 anos foi encontrado na Turquia e esta atualmente de posse de um museu local.
As autoridades vão restaurar e analisar para poder expor ao público este valioso documento.

sábado, julho 07, 2012

Dona Cacilda




A Sr.ª Dona Cacilda é a minha vizinha da frente. Tem 92 anos, é viúva e não tem filhos. Vive sozinha mas não se sente só. Todos os dia cozinha para si e vai à rua "dar as suas voltas". Tem sobrinhos que aos fins-de-semana a vão buscar para estarem juntos. Sorriso sempre pronto e sempre a falar bem da vida! Sou sua admiradora!

Mariana Abreu 

quarta-feira, julho 04, 2012

Injusto




Olhando para este anúncio não posso deixar de pensar em tanta injustiça que existe por este mundo fora, onde as vítimas são rapidamente transformadas em culpados e onde os culpados conseguem sair impunes, protegidos vá-se lá saber por quem e porquê.

Parece que vivemos num mundo de pernas para o ar! É perfeitamente absurdo e parece impossível de acontecer… mas de facto é tantas vezes a realidade.

Será culpa dos grupos de interesse envolvidos em negócios obscuros que envolvem pessoas inocentes, desviando atenções, a fim de conseguirem os seus objectivos?
Será culpa de quem usa os meios de comunicação social para fazer contra-informação?
Será a culpa dos legisladores que criaram leis que protegem mais os criminosos do que as vítimas?
Ou da corrupção do poder político, do poder judicial, do poder…

Haveria muito para dizer sobre o assunto, no entanto, prefiro fazer um pequeno exame de consciência:
Afinal, o que posso fazer no dia-a-dia, e com os recursos de que disponho, perante aquilo que considero injusto?

domingo, julho 01, 2012

Um lugar de esperança




Neste inicio do mês somos chamados à simplicidade,desafiados por vidas e propostas descomplicadas, acompanhadas por uma enorme determinação, muitas vezes manifestação de uma confiança grande em algo maior - mesmo que de uma forma menos explícita ou acabrunhada.

Um lugar de esperança!

A pergunta é se reconhecemos nestas propostas o chamamento de Deus: se nos sentimos nós mesmos, no meio do nosso mundinho forrado de comodidades, chamados a deter-nos nesta simplicidade preserverança  inspiradoras e se queremos, de fundo, estar abertos e centrados nisto?

Que meios pomos para que isto se torne uma realidade em nós?

Rita Machado Lima