segunda-feira, março 30, 2009

E Afinal de contas : "O Papa está certo", diz autoridade mundial no combate à SIDA


Da Redacção


Página do Dr. Edward Green, no site da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos

"Eu sou um liberal nas questões sociais e isso é difícil de admitir, mas o Papa está realmente certo. A maior evidência que mostramos é que camisinhas não funcionam como uma intervenção significativa para reduzir os índices de infecção por HIV na África.

"Esta é a afirmação do médico e antropólogo Edward Green, uma das maiores autoridades mundiais no estudo das formas de combate à expansão da AIDS. Ele é diretor do Projeto de Investigação e Prevenção da AIDS (APRP, na sigla em inglês), do Centro de Estudos sobre População e Desenvolvimento da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo.Na terça-feira, 17 de março, em entrevista concedida a jornalistas no avião papal rumo à África, Bento XVI afirmou que a AIDS não vai ser controlada somente com a distribuição de preservativos. Para o Pontífice, a solução é "humanizar a sexualidade com novos modos de comportamento". Por estas declarações, o Papa foi alvo de críticas.Dr. Edward Green, com 30 anos de experiência na luta contra a AIDS, tratou do assunto no site National Review Online (NRO) e foi entrevistado no Ilsuodiario.net.

O estudioso aponta que a contaminação por HIV está em declínio em oito ou nove países africanos. E diz que em todos estes casos, as pessoas estão diminuindo a quantidade de parceiros sexuais. "Abstinência entre jovens é também um fator, obviamente. Se as pessoas começam a fazer sexo na idade adulta, elas terminam por ter menor número de parceiros durante a vida e diminuem as chances de infecção por HIV", explica.Green também aponta que quando alguém usa uma tecnologia de redução de risco, como os preservativos, corre mais riscos do que aquele que não a usa.

"O que nós vemos, de fato, é uma associação entre o crescimento do uso da camisinha e um aumento dos índices de infecção. Não sabemos todas as razões para isto. Em parte, isso pode acontecer por causa do que chamamos 'risco compensação'".O médico também afirma que o chamado programa ABC (abstinência, fidelidade e camisinha – somente em último caso), que está em funcionamento em Uganda, mostra-se eficiente para diminuir a contaminação. O governo de Uganda informa que conseguiu reduzir de 30% para 7% o percentual de contaminação por HIV com uma política de estímulo à abstinência sexual dos solteiros e à fidelidade entre os casados.

O uso de camisinhas é defendido somente em último caso. No país, por exemplo, pôsteres incentivam os caminhoneiros - considerado um grupo de risco - a serem fiéis às suas esposas.

quinta-feira, março 26, 2009

APAGÃO MUNDIAL - 28 DE MARÇO



Mil cidades de 75 países, onde vivem 1000 milhões de pessoas (quase 1/6 da população mundial), vão apagar parcialmente as luzes no dia 28 de Março, numa iniciativa da organização ambientalista World Wild Fund (WWF) destinada a encorajar as empresas, instituições, comunidades e pessoas a reduzir as suas emissões de CO2.
Em Portugal a Hora do Planeta vai acontecer entre as 20h30 e as 21h30 em Lisboa e já conta com a adesão do Cristo-Rei, Ponte 25 de Abril, Palácio de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Padrão das Descobertas, Castelo de S. Jorge, Paços do Concelho, Museu da Electricidade e Centro Cultural de Belém.
Estima-se ainda que 500 mil portugueses adiram individualmente à iniciativa, pondo os seus lares às escuras durante uma hora. A organização conta com vários parceiros nacionais activamente envolvidos na divulgação da mensagem do evento, como a Câmara Municipal de Lisboa, Centro Cultural de Belém, IKEA, Coca-Cola, Nokia, Ogilvy, Estradas de Portugal e Cerger.
"A Hora do Planeta é a oportunidade para o cidadão comum de todos os cantos do mundo unir-se a uma voz única que grita pela exigência de uma acção contra as alterações climáticas", afirmou recentemente Andy Ridley, director executivo da iniciativa.
O WWF considera 2009 "um ano crítico quanto a esta questão, porque é o ano em que os líderes mundiais, sob o apelo da ONU, se vão reunir em Dezembro na Conferência de Copenhaga para prepararem um novo acordo que substitua o Protocolo de Quioto".

quarta-feira, março 25, 2009

«Trocar tesouros do Vaticano por comida para a África.

«Trocar tesouros do Vaticano por comida para a África. Topa?».

Com esta mensagem um internauta abriu um espaço no Facebook. Em poucos dias, até esta sexta-feira pela manhã, 32.146 membros haviam aderido. O cardeal Paul Josef Cordes, presidente do Conselho Pontifício Cor Unum, esclarece que, independentemente do aspecto provocador ou ideológico da proposta, o Papa não poderia aplicá-la, pois o direito internacional o impede.

O presidente do organismo da Santa Sé responsável pela orientação e coordenação entre as organizações e as atividades caritativas promovidas pela Igreja Católica explicou a situação à Zenit em um encontro com jornalistas. A iniciativa do Facebook foi lançada por um jovem espanhol, Alberto Juesas Escudero, que explica a proposta com alguns argumentos.

Alguns deles são: «Porque é uma vergonha ver as riquezas do Vaticano e depois o noticiário».

Outros dos argumentos são: «Porque não admitem seus erros jamais. Porque não pregam com o exemplo. Porque Jesus nasceu em uma manjedoura e vivia em pobreza». A motivação conclui com expressões ofensivas: «Que vergonha o Vaticano! Que vergonha a religião católica!». Em sua resposta à pergunta da Zenit, o cardeal Cordes explica que ele escuta este tipo de propostas há 40 anos, e que antes elas se repetiam até mais.

Explica que quando João Paulo II o chamou a Roma para colaborar com ele na Cúria Romana, «o clima era muito forte contra o Vaticano. Então, naquela época, eu me informei e descobri que a Igreja não pode fazer o que quer com as obras de arte que estão no Vaticano». Na realidade, esclarece, a Igreja «tem a tarefa de conservar as obras de arte em nome do Estado Italiano. Não pode vendê-las».

O purpurado não só cita a teoria, mas sobretudo se refere à realidade. Explica que, quando nos anos 60 um benfeitor alemão fez uma doação para restaurar o Colégio Teutônico, que se encontra dentro do Vaticano, a direção dessa residência, como gesto de agradecimento, deu-lhe uma estátua simples, que não tinha um valor comparável a outras que se encontram nos Museus Vaticanos, que se encontrava dentro do colégio. Essa pessoa teve muitíssimos problemas com o Estado italiano, pois foi acusado de subtrair bens que a Itália deve custodiar, explicou o cardeal. «Em todas as nações há medidas para a defesa das obras de arte, porque o Estado deve mantê-las», declara, recordando que os bens da Santa Sé também fazem parte da história cultural da Itália.

O cardeal recorda, por outro lado, que sem a obra da Igreja Católica, o sistema de saúde e educativo de algumas regiões da África não existiria. «Presidentes africanos reconhecem quando vêm encontrar com o Papa», explica o cardeal Cordes.

Sem a Igreja na África, uma parte dos portadores do HIV ficaria abandonada, pois a Igreja, com sua rede de hospitais, é a instituição que acolhe o maior número de pessoas com este vírus.

segunda-feira, março 23, 2009

Prémio Publicidade



Para começar bem a semana aqui vos deixo o video que ganhou o 1ºlugar do prémio publicidade do Festival de Cannes de 2009

quinta-feira, março 19, 2009



Hoje tive um pequeno problema de saúde. E como já tinha ouvido falar da linha saúde 24, assim o fiz.

Sem saber o que sairia do outro lado da linha, marquei o número ate que oiço de imediato um bom dia muito simpático e atencioso da enfermeira Paula Joaquim.
Impressionante! Uma atenção fora de serie, muita preocupação e conselhos constantes para combater o que me incomodava naquele momento.
Depois mais tarde, ligou para o meu telemóvel, (“ pois iria falar com a farmácia”), com o medicamento indicado.

5 Estrelas e um grande obrigado a quem merece: Enfermeira Paula Joaquim

quarta-feira, março 18, 2009

Cartão Europeu de Saúde - Gratuito




Antes de viajar para a Europa, dirija-se à segurança social e peça o cartão de seguro de doença gratuito. Se precisar de assistência, tem os mesmos direitos dos cidadãos desse país.

A Comissão Europeia criou o cartão europeu de seguro de doença (CESD), que substitui eventuais documentos para aceder a cuidados de saúde, em particular o modelo E-111.Em Portugal, desde 28 de Fevereiro último, é possível pedir a sua emissão na instituição de previdência onde se encontra inscrito.

Também pode pedir o seu cartão na Loja do Cidadão.Se viajar com a família, deverá pedir um cartão para cada elemento do agregado, pois este documento é individual. Convém fazê-lo uma ou duas semanas antes da viagem. Prevê-se que o cartão seja enviado para casa cinco dias após o pedido, mas podem ocorrer atrasos, sobretudo no Verão ou em épocas festivas, como o Natal, Carnaval e Páscoa.

O cartão dá acesso a tratamentos urgentes (como o modelo E-111) e a outros em consequência de um acidente, doença ou maternidade. Só não poderá utilizá-lo se for ao estrangeiro para obter um tratamento que, por limitações técnicas ou outras, é inviável em Portugal.

Munido deste cartão, tem acesso a cuidados médicos nas mesmas condições dos residentes do país onde se encontra. Ou seja, recebe cuidados gratuitos, paga eventuais taxas moderadoras ou outras despesas aí cobradas. Além dos viajantes, o cartão pode ser usado por quem residir temporariamente no estrangeiro (estudantes, por exemplo). Ainda não foi definido um prazo, mas, em princípio, o cartão será válido durante um ano. Trata-se de uma vantagem sobre o modelo E-111, cuja validade era limitada ao período de estada no estrangeiro.Onde posso utilizar?Em qualquer dos 25 países da União Europeia.Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.No Reino Unido, não tem de apresentar o cartão, bastando identificar-se com o B.I.

Se possível, refira que pretende tratamentos do Serviço Nacional de Saúde.

terça-feira, março 17, 2009

Vamos aos saldos


Por Lara Ingrid
Sol Português


Já reparam, certamente. Os dias estão a ficar cada vez mais compridos. Já se começa a ver a demora, ao anoitecer, ao contrário do que acontece, normalmente, em dias de Inverno. E com dias longos... vêm dias de sol. Dias que nos permitem, depois, ver os saldos às entradas das casas.
Um verdadeiro "Garage Sale", como a nossa querida gente diz. Saldos esses que muitos de nós preparamos com sinais mais acolhedores... os tais que chamam a atenção de quem passa.

Ficamos horas e horas a diferenciar coisas com coisas.... ver o que serve e o que não serve. Escolher artigos que, neste momento, já não têm uso e podemos vender. Alguns são difíceis de nos livrarmos deles, pois transportam... muita recordação. Talvez, a passarem de geração para geração... a terem pertencido a uma bisavó... Vender assim... nem pensar.

Mas, logo que se passa dessa fase de escolha, temos sempre a possibilidade de conhecer pessoas interessantes... e (por que não?!) fazer mais uns trocados!
Muitas vezes certos artigos já passaram do prazo ou até precisam de alguma modificação e, como acontece muitas vezes, o nosso lixo pode vir a ser o tesouro de alguém.
De vez em quando, todos nós precisamos duma espécie de Saldos... só que sem cartazes nem anúncios. Um saldo psicológico, aquele tipo de saldo que nos permite escolher os sentimentos que queremos e os que não queremos. Aí os nossos pensamentos serão filtrados e aqueles que já não têm utilização podem ser atirados para o saldo psicológico por forma a sermos a pessoa nova que queremos ser.

Este saldo, como vários outros, também precisa de tempo para ser preparado. Um desafio a nós próprios, especialmente para nos despedirmos de memórias que um dia pertenceram ao nosso coração.

Com o passar do tempo, modificamos imenso...e guardar o passado não nos permite espreitar o futuro. Há sempre sentimentos ou pensamentos que já não têm ligação aos nossos objectivos... e após o acto de os largar duma vez... ficamos libertos! Assim que houver espaço livre na nossa mente, tudo ficará mais livre. O sono aparecerá quando tiver que ser. Há sempre mais espaço para outras coisas talvez mais importantes. A energia voltará como era... Sem falar da arte de conquistar a tão esperada Felicidade.

Como existem bens materiais que precisam de ser arranjados... acredito que o nosso sistema psicológico também precisa. O nosso corpo. O coração. A mente. Há alturas que temos que saber dizer Adeus a coisas que nos deixam em baixo. Sentimentos que nunca se enterram. Sem fazer isso, não conseguimos dar aquele passo à frente. De resto, o medo também não é nem bom companheiro nem bom conselheiro... há que saber cortar-lhe a corda.

O Tempo cura tudo. E ajuda-nos a ser quem somos hoje. Como ouço os meus pais sempre a dizer, temos que nos preparar para tudo. Preparar-nos a nós próprios. E quando assim fizermos, a nossa posição há-de melhorar. As novas amizades virão. Novos amores. E também fazemos mais dinheiro... mais do que algum dia imaginámos.

Deixar para trás algo que nos marcou profundamente numa altura das nossas vidas é difícil, mas depois disso acontecer... até nos sentimos mais leves.
Pois assim, não precisamos de nenhum sinal à frente da casa. Apenas uma escolha de deixar ir os sentimentos que têm de ir. De largar aqueles pensamentos negativos e olhar em frente.

Prontos? Vamos aos saldos...?

domingo, março 15, 2009

Quaresma




Estamos em plena Quaresma.A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os crentes para a grande festa da Páscoa.

Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.Na Quaresma, é comum encontrarmos imagens veladas: sentido de penitência Começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na tarde de quinta-feira santa, antes a Missa da Ceia do Senhor, que inicia o Tríduo Pascal.

Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.

A Quaresma dura 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contem, perfazendo então 40 dias. A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia que significa provação. Nesta, fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egipto.

A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de acção: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.

sexta-feira, março 13, 2009

Uma pesquisa

Recebi esta anedota via e-mail.

A ONU resolveu fazer uma grande pesquisa a nível mundial.
A pergunta era:

“Por favor, diga honestamente, qual a sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do mundo.” O resultado foi desastroso.
Foi um total fracasso:

- Os europeus do norte não entenderam o que era “escassez“;
- Os africanos não sabiam o que era “alimentos“;
- Os espanhóis não sabiam o significado de “por favor“;
- Os norte americanos perguntaram o significado de “o resto do mundo“;
- Os cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre “opinião“;
- O parlamento português ainda está a debater o que significa “diga honestamente“.

quinta-feira, março 12, 2009

Filme da Semana : Gran Torino




Com estreia marcada para hoje, fui ver o Gran Torino.

Gostei, dou 4 estrelas **** (1 a 5).

Argumento:
Nick Schenk As pessoas a quem Walt chamava vizinhos faleceram ou mudaram-se, e foram substituídas pelos Hmongs, imigrantes do sudeste asiático, que ele despreza. Uma noite, alguém tenta roubar o seu Gran Torino de 1972: o seu vizinho adolescente Thao, pressionado por um gang de Hmongs. No entanto, Walt defende o rapaz, o que o torna o herói do bairro, especialmente para a mãe de Thao e a irmã mais velha, Sue, que insistem que Thao trabalhe para Walt como forma de se redimir. Inicialmente, Walt nada quer ter a ver com essas pessoas, mas algum tempo depios coloca Thao a trabalhar, o que origina uma amizade improvável que vai mudar as suas vidas. Através da bondade da família de Thao, Walt finalmente compreende algumas verdades sobre as pessoas que ele não considerava vizinhos. E sobre si mesmo. Essas pessoas têm mais em comum consigo, do que ele tem com a sua própria família...

quarta-feira, março 11, 2009

Mercados Financeiros



Uma vez, num lugarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por €10 cada.
Os aldeões sabendo que havia muitos macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos.
O homem comprou centenas de macacos a €10 e então os aldeões diminuíram seu esforço na caça.
Aí, o homem anunciou que agora pagaria €20 por cada macaco e os aldeões renovaram seus esforços e foram novamente à caça.
Logo, os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca.
A oferta aumentou para €25 e a quantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça.
O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por €50!
Entretanto, como iria à cidade grande, deixaria o seu assistente cuidando da compra dos macacos.
Na ausência do homem, o assistente disse aos aldeões: "Olhem todos estes macacos na jaula que o homem comprou.
Eu posso vender-vos por €35 e, quando o homem voltar da cidade, vocês podem vender-lhe por €50 cada."
Os aldeões, espertos, pegaram nas suas economias e compraram todos os macacos do assistente.
Eles nunca mais viram o homem ou o seu assistente, somente macacos por todos os lados.
Agora ficaram a saber como funcionam os mercados financeiros.

terça-feira, março 10, 2009

TVI - Discurso directo

Tema do dia : Angola como país de oportunidades
Dr.Lurdes Felix, agradeço que reze por mim, mas olhe que aquilo que eu falei não é pecado é a verdade.
Como sabemos teremos por estes dias a visita do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

E a TVI 24 levou hoje a discussão o tema: “Angola como Pais de oportunidades”.

Achei curioso, e tendo em consideração que cresci no meio de muitos africanos, onde juntos fizemos várias iniciativas contra o Racismo e outros, mostrei vontade em colaborar no dito programa.

No estúdio estava além do jornalista que conduz o programa, Pedro Carvalhas, um outro jornalista da TVI e uma senhora que representava, penso eu, uma associação angolana de nome Lurdes Félix que disse já ter sido jornalista.

Entrei em directo no programa, e falei. Disse que admirava o povo africano a sua coragem e alegria. Testemunhei um pouco sobre o meu trabalho nas favelas do Brasil e deixei um grito de alerta partilhado por um amigo missionário em Angola“ os ricos estão cada vez mais ricos e não esqueçam os pobres”. Disse ainda “Angola não e democrática porque prende jornalistas da oposição” entre outros.

Para meu espanto, a dita Sra. Lurdes vira-se contra a minha intervenção e afirma: “este jovem religioso que agora falou não sabe nada de nada, rezo a Deus e peço perdão por dizer este tipo de coisas ……”

Na verdade fiquei de boca aberta e deu-me logo vontade de ligar novamente.

Mas não o fiz, porque logo em seguida vejo o jornalista da TVI convidado a a dar- me razão, apesar de não falar em mim em concreto, quando disse : “A maioria dos angolanos vive na miséria, que a taxa de mortalidade infantil é de 183/1000 e a esperança média de vida é de 38 anos.
Logo em seguida foi lido um e-mail de um ouvinte que denunciava que “em Angola não existe cuidados básicos mínimos…. “ e a falou das grandes dificuldades do povo.

Prontos, mas a Sra. Lurdes Félix durante o programa acabou por dizer que era militante do MPLA, que é só o partido que José Eduardo dos Santos é o líder.

Termino, dizendo que agradeço a dita senhora que reze por mim, mas olhe que aquilo que eu disse não é pecado, é a verdade. E já agora ao contrário daquilo que disse (defendeu ate exaustão a criação de grupos de elites e ricos), Jesus Cristo no Envangelho está do lado dos pobres.

segunda-feira, março 09, 2009

Medina Carreira no seu melhor....



Entrevista de Mário Crespo a Medina Carreira em 24m 40s hilariantes.

(Clique na imagem e no simbolo play)

sexta-feira, março 06, 2009

Palavras sábias de D. Clemente na RTP




Quando questionado sobre os casamentos dos homossexuais respondeu :

"O casamento é uma instituição, mas não é uma questão religiosa, é simplesmente uma questão de complementaridade entre Homem e Mulher."

Uma resposta que têm de tão simples como verdadeira.

quinta-feira, março 05, 2009



A Primeira-Dama, Drª Maria Cavaco Silva, concedeu o seu Alto Patrocínio ao Imagine Cup - o maior concurso mundial de ideias inovadores lançado pela Microsoft. Esta edição é dedicada aos "Objectivos do Milénio" das Nações Unidas e o desafio lançado aos jovens portugueses é o de criarem soluções tecnologicamente inovadoras que permitam contribuir para construir um Mundo melhor.

Hoje ocorreu o lançamento público da edição portuguesa que a 19 de Maio culmina com a designação da equipa portuguesa que representará o país na grande final.

Os portugueses têm capacidades e habilidades tantas vezes desconhecidas, que despontam neste tipo de eventos. Vejamos onde poderemos chegar este ano.

in www.ricardo-castanheira.blogspot.com

domingo, março 01, 2009

Fátima: «Milagre do Sol» chega ao Cinema



A marcar a agenda religiosa em Portugal temos um novo filme sobre as aparições de Fatima ainda este ano. Com o titulo "O 13.º Dia. Um milagre em Fátima", de Ian e Dominic Higgins, que retrata o fenómeno das aparições de Nossa Senhora em Fátima aos três Pastorinhos.

Os realizadores independentes Ian e Dominic Higgins apresentam os acontecimentos de Maio a Outubro de 1917 no contexto das perseguições religiosas da I República e da I Guerra Mundial, falando da mensagem de esperança entregue às três crianças.