sexta-feira, junho 27, 2008

Cheguei a Madrid !



Amigos Leitores,

Cá estou de volta as minhas viajens.

Desta vez convido-vos a vir comigo dar um passeio de carro pelas Ruas de Madrid, durante a noite.

E viva la Espana ! :)

quinta-feira, junho 26, 2008

Oh mãe.... eu quero uma casa assim !




O primeiro arranha-céus giratório do mundo está prestes a nascer no Dubai. A construção deve estar pronta em 2010 e por cerca de 2 milhões de euros pode ter um apartamento com uma vista de 360 graus.

terça-feira, junho 24, 2008

Eu ja assinei !



Eu acabei de assinar uma petição pedindo para o G8 parar de dar desculpas e negociar um novo tratado para combater as mudanças climáticas. O aquecimento global é o assunto mais preocupante dos nossos tempos e por isso, temos que pressionar os governos do G8 a agirem.

É fácil participar, basta clicar no link: http://www.avaaz.org/po/g8_climate_wakeup/98.php?cl_tf_sign=1

Os líderes do G8 estão a tentar fazer tudo de forma o mais discreta possivel . O encontro será em menos de um mês e as negociações não são tratadas com a devida seriedade.

Nós conseguimos uma oportunidade de nos reunir com o Primeiro Ministro do Japão, e teremos a chance de passar a nossa mensagem para ele.

O Japão será a sede do encontro do G8 e eles podem trazer a forte liderança que tanto precisamos. Por enquanto eles não se comprometeram a aceitar metas a médio prazo. Os EUA e o Canadá também não estão cooperando, e assim corremos o risco de ver todo o trabalho conquistado no encontro da ONU em Bali, cair por água abaixo.

O grupo de mobilização global Avaaz.org, criou uma campanha para pressionar o G8 a se comprometer com o clima. A petição será entregue para o Primeiro Ministro do Japão Yasuo Fukuda. Por favor, tome um minuto do seu tempo para participar desta campanha, colocando seu nome na petição. Não vamos deixar o G8 arruinar o clima:

http://www.avaaz.org/po/g8_climate_wakeup/98.php?cl_tf_sign=1

segunda-feira, junho 23, 2008

Colabora !!




O Relances apoia esta iniciativa de ajuda a associação Raríssimas

A campanha é nacional e tem uma duração inicial de 2 anos e depois dependendo do sucesso ou não e das necessidades da Raríssimas, se prolongará por mais tempo.

Todas as entidades, podem participar nesta campanha de recolha de consumíveis vazios das impressoras.

Os ecotintões são caixas de recolha de tinteiros e toners vazios. Existem 2 tamanhos, um pequeno, com 35cm de altura, que serve apenas para os tinteiros e outro com 75cm de altura para os toners.

Tudo o que é recolhido, é revertido em valor monetário para a raríssimas, com o destino da construção da Casa dos Marcos, que será uma casa de respiro.

Podes sempre consultar, em www.rarissimas.blogs.sapo.pt todo o projecto desta associação.

Não deixes de colaborar nesta campanha, pois para além de estar a ajudar está também a colaborar a favor do ambiente.

quinta-feira, junho 19, 2008

A Falta de Humildade.... II



Infelizmente parecia que tinha razão.
Portugal terminou hoje a sua participação no Campeonato Europeu de Futebol 2008 (http://www.euro2008.com/) com 2 vitórias e 2 derrotas.

quarta-feira, junho 18, 2008

Para ouvir, ler e reflectir






SEM NOME

Era tão pequeno, que ninguém o via.
Dormia, sereno, enquanto crescia.

Sem falar, pedia porque era semente
ver a luz do dia, como toda a gente.

Não tinha usurpado a sua morada.
Não tinha pecado. Não fizera nada.
Foi sacrificado enquanto dormia.
Esterilizado com toda a mestria.

Antes que a tivesse, taparam-lhe a boca,
tratado, parece, qual bicho na toca.
Não soltou vagido. Não teve amanhã.
Não ouviu: «-Querido...» Não disse: «-Mamã...»

Não sentiu um beijo. Nunca andou ao colo.
Nunca teve o ensejo de pisar o solo,
pezito descalço, andar hesitante,
sorrindo, no encalço do abraço distante.

Nunca foi à escola, de sacola ao ombro,
nem olhou estrelas com olhos de assombro.
Crianças iguais à que ele seria,
não brincou com elas, nem soube que havia.

Não roubou maçãs, não ouviu os grilos,
não apanhou rãs nos charcos tranquilos.
Nunca teve um cão, vadio que fosse,
a lamber-lhe a mão, à espera de um doce.

Não soube que há rios e ventos e espaços.
E invernos e estios. E mares e sargaços,
e flores e poentes, E peixes e feras
as hoje viventes e as de antigas eras.
Não soube do mundo. Não viu a magia.
Num breve segundo, foi neutralizado
com toda a mestria:

Com as alvas batas,
máscaras de entrudo,
técnicas exactas,
mãos de especialistas
negaram-lhe tudo
(o destino inteiro...)
- porque os abortistas
nasceram primeiro.
Poema : Renato de Azevedo

segunda-feira, junho 16, 2008

Frase notável




"O Segredo da sobrivivencia e nunca entrar numa guerra especialmente contra nós mesmos"
Frase retirada do filme " Senhor da Guerra"

sexta-feira, junho 13, 2008

Sociedade sem valores, um povo que adormece


· A mãe mata o filho que traz no seu seio e o Estado ajuda? É uma mulher livre.

· A mãe entrega o filho que não pode criar a alguém que o acolhe com amor e desvelo?
É uma mulher desnaturada. Pode-se matar, mas não dar…

· Põem-se todos os dias, em grande plano, frente aos olhos das crianças, todas as porcarias e até a venda de bebés, como aconteceu, recentemente, numa telenovela portuguesa? Estamos numa sociedade livre.

· Descobre-se na Internet uma rede propagandeada de venda de crianças, a nível europeu e que também actua em Portugal?
Logo os grandes do direito vêm a terreiro e ameaçam com os castigos da justiça, e as vestes dos bem pensantes rasgam-se a proclamar que "Isto não é possível!"

· Há autarcas a criar programas locais para favorecer a natalidade e fixar os casais jovens nas suas terras? Aplaudem-se as iniciativas.
Cada dia nos centros de planeamento familiar, até nas sedes de concelho onde se luta por mais gente, se ensina a não procriar e se calam os métodos que estimulam e ajudam a crescer?
E a isto chama-se favorecer a boa informação que as boas mães precisam e as jovens adolescentes não dispensam, porque o sexo deve ser seguro.

· Encontram-se crianças desnutridas, que vão cada manhã para a escola sem terem comido nada e só fazem alguma coisa por elas os que lá dentro, atentos às situações e a sofrer por isso, procuram modos de ajudar? São as famílias que não se sabem governar nem educar,

· Continuam por aí crianças, como todos sabemos, sem alguém que as acolha quando a escola fecha? Oficialmente diz-se que isto não é verdade.
Entretanto, ignoram-se e destroem-se instituições que foram criadas e equipadas para ir ao encontro das famílias, que não podem estar para as acolher os filhos às horas oficiais…

· Vê-se, a cada passo, a corrosão interior progressiva de filhos pequenos por via do divórcio irreflectido de muitos pais? Estamos num país evoluído.
Assim, os senhores legisladores e governantes, muitos deles também divorciados, continuam, impunemente, a fazer e a regulamentar as leis, não favorecendo, antes pelo contrário, nem a justiça, nem a dignidade da família, nem a consistência do casal e do agregado familiar, hipotecando, deste modo, o presente e o futuro do país.

· Aparece agora para os países da UE, a partir de uma Directiva do Parlamento, uma proposta traduzida equacionada pelo binómio "Europa e Mercado".
Toda a concepção da vida em sociedade está vazada em resultados materiais. As instituições intermédias, que já contam cada vez menos, deixarão de contar, dando-se, assim, passos largos para a desumanização das pessoas e das relações sociais. A antropologia, com bases filosóficas e exigências de ética, é coisa de somenos importância, e as pessoas concretas são empecilhos para quem tem nas mãos os cordelinhos do comando, que não são, nem nunca foram, as pessoas que conhecemos e dão o rosto e o nome para serem meros executores…

· Por cá, tudo isto vai entrando, com a normalidade silenciosa que não acorda nem espevita, porque não faltam ideólogos que sabem adormecer o povo e não têm outro sentido de vida que o materialismo do "mercado" e do "prestígio".

· Até quando? Até que o povo, famílias, instituições, grupos organizados e com princípios, o queiram. Não o povo quem mais ordena?

Sim, se estiver acordado e afirmar a sua dignidade.

D. António Marcelino,
Bispo Emérito de Aveiro em 04.05.2007

quarta-feira, junho 11, 2008

Paciência e Serenidade é o que os leitores do Relances mais necessitam


Na última sondagem de opinião que este blog realizou perguntou o que mais precisava no momento que estava a ler / consultar este espaço.

Os Resultados foram :
Participaram 193 pessoas .
Paciência : 50 votos (25 %)
Serenidade : 48 votos (24%)
Coragem : 26 votos (13%)
Paragem : 19 votos (9%)
Silêncio: 18 votos (9%)
Nada : 11 votos (5%)
Gritar : 9 votos (4%)
Conversar : 8 votos (4%)
Humildade : 4 votos (2%)
Estima : 0 votos (0%)


E agora cada um que tire as suas conclusões .

segunda-feira, junho 09, 2008

Um dia triste.



Hoje é uma dia triste para mim. Como pode o ser Humano descer tanto de nível.

O video mostra uma câmara de segurança que registou o atropelamento e fuga de um idoso no Connecticut, Estados Unidos, fez com o chefe da polícia local tenha afirmado que o comportamento dos cidadãos é cada vez mais desumano. A vítima ficou no chão, imóvel, sem que ninguém o tivesse ajudado.

sexta-feira, junho 06, 2008

A Falta de Humildade .....



Tenho acompanhado com algum interesse as tristes figuras que a nossa comunicação social tem feito para acompanhar a selecção de todos nós.

Só falta quase saber em que horário os jogadores vão a casa de banho.

Como se isso não bastasse sinto tristeza quando sei que a maior parte dos jogadores são pessoas inacessíveis e antipáticas. Basta ver as declarações de algumas das milhares de pessoas que acompanharam os nossos atletas tanto em Viseu como agora na Suíça.

Sejamos directos, alguns dos jogadores são pessoas pouco humildes.

E a história tem mostrado alguns exemplos. A Falta de humildade paga-se caro…..

Vejamos até onde vai a nossa a equipa das Quinas .

quinta-feira, junho 05, 2008

Uma grave crise alimentar está a assolar o mundo



A Pobreza Zero (GCAP Portugal) entregará no dia 3 de Junho na Reunião da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) uma petição aos Líderes do G8, da ONU, da União Europeia e de Portugal para que promovam medidas imediatas para diminuir os impactes da crise alimentar junto dos mais pobres.
Além de sobrecarregar o já reduzido orçamento das classes mais baixas e dos 800 milhões de pessoas que sofrem de fome crónica, esta crise traz a fome a mais 100 milhões de pessoas.

Do Bangladesh ao Haiti, a população mundial está a protestar, literalmente lutando pela sobrevivência. Só na Serra Leoa o preço do arroz duplicou, deixando 90% da população abaixo do limiar de pobreza.
Tanto acções humanitárias, quanto reformas no sistema comercial agrícola são necessárias para minorar os efeitos da crise. Mais do que isso, precisamos de soluções sustentáveis para nós e para as gerações futuras.

Assina agora aqui a petição e não te esqueças de passar esta mensagem para todas as pessoas que conheces, pois todos nós seremos afectados pela crise alimentar.

A petição será entregue na conferência da FAO e em encontros políticos de alto nível que terão lugar até final de Julho de 2008.

Vai ao site www.pobrezazero.org e participa activamente nas nossas acções!

Tu fazes a diferença!


SOMOS A PRIMEIRA GERAÇÃO QUE PODE ERRADICAR A POBREZA

terça-feira, junho 03, 2008

Jornalista é demitida por criticar governo e bancos.



Recebi este vídeo referente ao comentário da jornalista da TV Cultura (Brasil), Salete Lemos. Ela critica o abuso que os bancos, e o próprio governo federal, cometem contra o consumidor.

O e-mail diz que, por causa dessa crítica que foi ao ar recentemente, a jornalista teria sido demitida. A censura à imprensa - seja do governo, da União e de grandes conglomerados capitalistas - priva a população de ter conhecimento sobre a real situação que atravessamos e, por isso, a impede de agir e exercer os seus próprios direitos.

Democracia onde está?