quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Educação e Televisão



Temos de concordar que a televisão é inimiga do diálogo, e o diálogo é regra de ouro na família.
A televisão, embora possa ter algumas coisas boas, se não é usada com prudência e sabedoria pode "disfarçadamente" deseducar os filhos e desencorajar hábitos que tanto trabalho deram aos pais a fomentar. É imprescindivel ter muita atenção e cuidado com os média, nomeadamente com a televisão. A regra deve ser a televisão apagada, sobretudo durante as refeições. Quem acende a televisão devem ser os adultos, sendo que os filhos se quiserem terão de pedir autorização aos pais para verem determinado programa. O deixar ou não ver determinado programa, concurso, filme ou documentário, deve ser uma decisão ponderada pelos pais com base na qualidade do programa em si e não com base no comportamento da criança ou na sua vontade. Há de facto algumas coisas boas na t.v., ela pode proporcionar um entretenimento saudável e moderado se for usada de forma razoável e inteligente (como meio de unir a família portanto! e não o oposto).

O ideal é que haja apenas um aparelho de televisão na casa, isto dá aos pais um maior controle e faz com que todos sejam mais responsáveis na sua utilização. O desejado é que a família possa assistir em conjunto a bons programas, filmes, eventos desportivos, que sejam fonte de diálogo, de troca de ideias, risos e emoções em conjunto. Claro que as crianças podem fazer sugestões e pedidos para ver determinada série, mas são os pais que decidem como, o quê e quando (depois de se informarem bem acerca do programa e do seu conteúdo educativo). Esta liderança enfatiza a autoridade dos pais.

O que os pais devem procurar no uso moderado da t.v. não é apenas proteger as crianças, mas também ensiná-las a discernir por meio de critérios firmes, o que é bom e o que é mau.
Quando se tem um controlo sobre a televisão e esta sai "do centro da sala", acontecem espaços de tempo (inicialmente estranhos mas depois maravilhosos) para a vida em família. Mais tempo para pais e filhos se conhecerem, jogarem juntos, lerem bons livros, ajudarem-se mutuamente nas tarefas de cada um... Regra de ouro: saber tirar o melhor partido do pequeno ecrã!

Alexandra Chumbo

Psicóloga Clínica

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Hollywood escolheu para melhor filme " Este País não é para Velhos"



Decorreu esta madrugada a entrega dos Óscares no Kodak Theatre de Hollywood.

O grande vencedor da noite com 4 Óscares inclusive o de melhor filme foi "Este país não é para velhos".

Este filme é uma adaptação de um romance de Cormac McCarthy que conta a história de um negócio de droga que dá para o torto, no sul do Texas.

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Esta madrugada nao perca as 00.35




Na madrugada de hoje (20 para 21) vai acontecer um Eclipse total da Lua, visivel a partir das 00:35 (em Pt) sendo que só às 3:26 a lua avermelhada se esconde na integra na sombra da terra.



A não perder.....

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Oscares 2008



No próximo Domingo teremos Oscares.

E os nomeados para melhor filme são:

-Expiação (Atonement)

-Juno (Juno)

- Uma Questão de Consciência (Michael Clayton)

-Este País Não É Para Velhos (No Country of Old Men)

-Haverá Sangue (There Will Be Blood)

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

www.radioideias.com


Aqui fica mais uma rádio on line de um amigo.



Radio Ideias - o seu som a sua música

Transmitimos 24 horas por dia uma programação variada percorrendo os mais variados estilos musicais, tendo sempre em conta a qualidade minima do que se transmite. Contamos com horários de programação especifica como os seguintes:

-Manhãs da Ideias - 07/10h
-Musica portuguesa,
- Pop, Rock, ReggaeManhãs - 10/13h
- Pop Nacional e InternacionalMicrofonia 13/16h
- Musica em Português, no inicio de tarde,, porque em português é que a gente se entendeTransatlântico 16/18 h
- Musica variada percorrendo os diversos estilos, informação e animação - Um simultâneo com a Rádio Line do BrasilGolden Hits18/22
- As melhores músicas dos últimos 30 anos-Noites Calmas 22/02 h
- Baladas, o ritmo calmo e doce nas noites da IdeiasMadrugadas 02/07h - Musica variada, para a sua companhia na madrugada.

Durante a nossa programação, contamos também com alguma informação de interesse para o ouvinte e também a divulgação de curiosidades.
A nossa programação musical é muito vocacionada para os anos 80/90, relembrando grandes êxitos que se fizeram nessa altura.
Entertanto no decorrer da programação diária também damos espaço a alguns sucessos da actualidade.

No nosso site podem sempre ler as últimas noticias nacionais e internacionais. Sugerimos também uma visita ao portal de noticias http://www.sintravox.com/ , onde se pode saber o que de mais importante se vai passando na zona onda a Rádio Ideias está inserida.



Rui Cardoso

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Euro 2008




A 4 meses do ínicio do campeonato europeu de futebol, a decorrer na Áustria e Suiça e onde estará presente a "selecção de todos nôs", aqui fica o hino oficial da prova. "Like a Superstar", cantado por Shaggy, num estilo bem animado e alegre , tal como demonstrou Nelly Furtado há 4 anos atrás com "Força" no campeonato realizado em Portugal.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

PS: « Socialistas Católicos » lamentam que IRS pague abortos



O grupo Socialistas Católicos , constituído no interior do PS, lamentou, que o dinheiro dos impostos tenha servido para o Serviço Nacional de Saúde executar «mais de seis mil abortos».

Numa reunião em Setúbal, onde terão estado presente 32 dos «cerca de 50» membros daquele grupo, foi feito o balanço de um ano da aprovação em referendo da interrupção voluntária da gravidez, disse à Agência Lusa Cláudio Anaia, porta-voz do grupo. Cláudio Anaia, de 35 anos, «militante honorário da Juventude Socialista», disse à Lusa que entre as principais conclusões da reunião de Setúbal está a proposta de que «na declaração de IRS, os contribuintes possam escolher (...) que o respectivo imposto não seja para interrupções voluntárias da gravidez».

Interrogado sobre poderia ser concretizada e fiscalizada essa medida, Anaia respondeu: «Não somos fiscalistas, propomos apenas que haja um espaço para essa declaração ou para dizer que se prefere que o dinheiro do imposto seja canalizado pelas instituições pró-vida.»
O grupo apurou também que, apesar da aprovação da interrupção voluntária da gravidez, «os abortos clandestinos continuam» e que «o número de mulheres portuguesas a irem a Badajoz para abortar aumentou».

Por outro lado, decidiram «apelar à nova ministra que acabe com a política de fechar maternidades no interior do país e apoiar clínicas de aborto em Lisboa».

Os Católicos Socialistas reunidos em Setúbal manifestaram a sua satisfação pelo afastamento do ex-ministro Correia de Campos, por ter permitido que as mulheres que interrompem voluntariamente a gravidez não tenham de pagar taxas moderadoras, «uma autêntica injustiça para com as pessoas que estão verdadeiramente doentes».

O grupo decidiu ainda imprimir cinco mil autocolantes irónicos com o tema «Educação sexual moderna em quatro lições» a serem distribuídas em escolas de Lisboa, Porto e Coimbra.
«Só pode ser nessas três cidades, porque os nossos recursos não são muitos», explicou Cláudio Anaia.

Os Católicos Socialistas socialista opuseram-se à lei da interrupção da gravidez e tomaram posição diferente da da direcção do partido sobre a Concordata com a Santa Sé.

Diário Digital / Lusa (08-02-2008)

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Educação sexual moderna em quatro aulas


Programa:«O sexo é bom em si mesmo e não tem nada a ver com compromisso ou responsabilidade»


Aula I

Professor: «Faz o sexo que quiseres, com quem quiseres, como quiseres, mas usa preservativo»Aluno: «Onde é que se compra? São caros...»Professor: «Não há problema! Lá fora estão a distribuí-los à borla! Basta pedir-lhes.»

Aula II

Aluno: «O preservativo falhou! O que é que faço agora?»Professor: «Não há problema! A culpa não é tua. Essas coisas acontecem. Basta comprar a pílula do dia seguinte.»

Aula III

Aluno: «A pílula do dia seguinte não funcionou!»ou então...Aluno: «Não comprei a pílula do dia seguinte a tempo!»Professor: «Não há problema! A culpa não é tua. Essas coisas acontecem. Podes abortar até às dez semanas por tua opção. Basta ires ao Centro de Saúde da tua zona.»

Aula IV

Aluno: «A gravidez já passou as dez semanas!»Professor: «Não há problema! A culpa não é tua. Essas coisas acontecem. Podes abortar por razões psicológicas em Espanha. Basta ir lá.»

Espanha: 101.592 abortos realizados em 2006. Mais de 90% por "razões psicológicas".

( e-mail enviado por amigo)

(Teremos que estar condenados a aceitar esta triste realidade ? ............. C. Anaia)

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

É tão bom com Sérgio Godinho




Quem não se lembra daquela excelente série infantil "Os amigos de Gaspar" ?
Em boa hora Sérgio Godinho volta a editar o tema de apresentação deste programa.

Aqui fica antes de ir de fim de semana esta animada música