quinta-feira, junho 28, 2007
terça-feira, junho 26, 2007
CICLO DE CINEMA SOBRE " POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL"

JUNTACIN é um projecto que visa apresentar um ciclo e cinema que inclua uma reflexão. A ideia é partir de um filme, como “pontapé de saída” para o debate que se segue com especialistas que procuram reflectir sobre a “pobreza e a exclusão social” de alguns grupos sociais mais marginalizados da nossa sociedade.
1ª Sessão 27 Junho 14h30m
_ Tema Saúde Mental: Um Fenómeno Atemporal
_ Filme Voando sobre um Ninho de Cucos, de Milos Forman, 129m, 1975.
_ Orador Dr. Rui Borralho, Médico Psiquiatra do Hospital Júlio Matos
Dr.ª Ana Luísa Pereira, Psicóloga Clínica, Grupo de Acção Comunitária do HSM
2ª Sessão 04 Julho 14h30m
_ Tema Prostituição e Tráfico Sexual: Uma Realidade Actual
_ Filme Lilya para Sempre, Lukas Moodysson, 109 min, Suécia/Dinamarca, 2002.
_ Orador Ir. Fernanda Lopes, Coord. Projecto “Equipa de Rua”, Obra Social das Irmãs Oblatas
Dr.ª Helena Fidalgo, Técnica de Serviço Social, Obra Social das Irmãs Oblatas
3ª Sessão 11 Julho 14h30m
_ Tema A Violência Contra as Mulheres e os Direitos Humanos
_ Filme Dou-te os meus olhos, Iciar Bollain, 106m, Espanha, 2003.
_ Orador *Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (*a confirmar)
4ª Sessão 18 Julho 14h30m
_ Tema Imigração e Minorias Étnicas
_ Filme Lisboetas, Sérgio Trefaut, 100m, Portugal, 2004.
_ Orador Dr.ª Ana Luísa Pimentel – Gab. Apoio Técnico às Associação de Emigrantes, ACIME
5ª Sessão 25 Julho 14h30m
_ Tema Surdez e Exclusão Social
_ Filme Children of a Lesser God, Randa Haines, 119m, EUA, 1986.
_ Orador Dr. João Alberto Ferreira, Presidente da Associação Portuguesa de Surdos
Entrada livre, com inscrição prévia obrigatória.
Informações:
Junta de Freguesia de Santa Catarina – Bairro Alto Gabinete de Serviço Social
Largo Dr. António de Sousa Macedo nº7 – 1200-153 Lisboa
Tel: 21 392 98 00/04/05 Tlm: 91 2575942 Fax: 21 392 98 09
sexta-feira, junho 22, 2007
Aborto: «escandaloso» dizem socialistas católicos

Perante anúncio do ministro da Saúde sobre isenção de taxas
Um grupo de socialistas católicos considerou esta quinta-feira «escandaloso» o anúncio feito pelo ministro da Saúde que isenta do pagamento das taxas moderadoras as mulheres que recorrerem ao Serviço Nacional de Saúde para fazer uma interrupção voluntária da gravidez, escreve a Lusa.
Cláudio Anaia, dirigente do PS/Barreiro e porta-voz do grupo que hoje se reuniu em Setúbal para debater este anúncio, criticou vivamente a decisão do ministro Correia de Campos que «repudia».
«Achamos que é escandaloso que certas pessoas com doenças graves paguem taxas moderadoras e que o aborto livre tenha cada vez mais as portas "escancaradas" para legalização do direito a não nascer», disse Anaia em declarações à Agência Lusa.
Militante honorário da Juventude Socialista e destacado activista contra a legalização do aborto, o porta-voz deste movimento que hoje reuniu três dezenas de militantes socialistas lembrou que ser de esquerda «não é isto» e esta (a que isentou do pagamento) «não é a esquerda humanista».
«As mulheres que recorram ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) para fazer uma Interrupção Voluntária da Gravidez (IGV) não vão pagar taxas moderadoras ao abrigo do regime de isenções previsto para as grávidas», revelou hoje o ministro da Saúde.
«Não pagam taxas moderadoras neste momento e não haverá uma nova taxa» para este serviço, disse António Correia de Campos durante uma conferência de imprensa para apresentar a portaria que regulamenta a lei da IGV e que entra em vigor a 15 de Julho.
Cláudio Anaia contesta ainda que o Governo socialista possa fechar maternidades enquanto permite que se abram clínicas de aborto: «Este não é o caminho certo», salientou.
O grupo de socialistas católicos qualifica de «erro e incoerência» que a mulher empregada que interrompa a sua gravidez até às dez semanas tenha direito a uma licença de maternidade com a duração mínima «de 14 dias e máxima de 30» conforme prescrição médica, e que o montante do subsídio seja de 100 por cento da remuneração de referência.
Fonte: http://www.portugaldiario.iol.pt/
Como se trabalha no Google
Este video mostra uma reportagem onde podemos ver as condições de trabalho do maior site de pesquisas da internet : o Google.
Google Inc. é o nome da empresa que criou e mantém o maior site de busca da internet, o Google Search. O serviço foi criado a partir de um projecto de doutoramento dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projecto, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objectivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de links. Brin e Page conseguiram seu objectivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples.
quarta-feira, junho 20, 2007
Silêncio de Deus?

Recebera um sms. Um convite para espreitar o Casino de Lisboa. Li a mensagem como alguma admiração. Casino? – Pensei lentamente. Depois daquilo que tinha para fazer encontrámo-nos e fomos até lá. À porta dois senhores vestidos a rigor, mãos atrás das costas, com olhares cirúrgicos e intercomunicadores. Lá dentro, música alta, uma exposição de pirilampos à direita, o “arena lounge” à esquerda com acrobacias. Despertou-me curiosidade a sala dos jogos do fundo. Entrámos. Luzes incandescentes, máquinas automáticas, slot machines, roletas. E lá estavam, sem qualquer exagero, centenas de pessoas a jogar. Por alguns segundos observei o jogo e a pessoa. O que é que esta pessoa ‘tá a sentir? – Pensei cheio de curiosidade. Na mão esquerda um cigarro comido, na mão direita a velocidade nos botões.
Andei mais adiante e encontrei um velhinho de gravata sentado com um cotovelo defunto apoiado na máquina. Atrás de mim uma senhora a jogar e a jantar ao mesmo tempo. Nuno, queres subir? Subimos ao piso um. Espaço de maior requinte e de maiores apostas. Mesas de jogo de pano verde. Parecia que entráramos num filme. Fichas, dinheiro, bloco de notas. Aproximara-se um rapaz. Vinte euros para casa número cinco. A roleta ditara outro número e ele lá se foi embora sem nada. Que confusão é esta? O que é que esta gente anda à procura? Do dinheiro? Da felicidade? Sim, da felicidade não duvido, nem eles próprios duvidam. Caramba, mas é por esta sala que eles lá chegam? Já à saída, reparei nas apostas perdidas que se fizeram. Cá fora, com o vazio da música nos ouvidos, pensei. O que se passa no coração de Deus? O que é que ele sente ao ver este isto?Mas de facto, no meio do barulho do casino, ouve-se o arrepiante silêncio de Deus.
Nuno Branco, sj
(retirado do blog : http://www.toquesdedeus.blogspot.com/)
terça-feira, junho 19, 2007
Noitada pela VIda !!

E ja amanhã pelas 22 horas. E estão todos convidados.
Esta iniciativa insere-se para ajudar PAV (Ponto de Apoio à Vida) que tem acompanhado mulheres grávidas desde 1998. Nada é fácil e agora com as novas leis mais urgente se torna conseguirmos estar mesmo presente.
Esta festa no SKONES (junto ao restaurante Kais, em frente da Kapital mas junto ao rio) tem também como objectivo juntar muita gente amiga.
A Organização pede "que venham e que bebam alguma coisa. Só este ano já vieram ter connosco mais de 150 grávidas e pedir ajuda e na Casa de Santa Isabel temos 9 mães acolhidas com as crianças já nascidas e as que estão por nascer."
segunda-feira, junho 18, 2007
Polícia japonês exausto esfaqueia-se para ter descanso

Um polícia japonês, de cabeça perdida após trabalhar longas horas extra e fins-de-semana durante dois meses, esfaqueou-se no estômago para poder ter algum tempo de descanso, informou hoje a polícia.
O agente, de 44 anos, esfaqueou-se em casa, no noroeste do Japão, a 23 de Maio, mas disse à polícia que tinha sido atacado, desencadeando uma investigação sobre tentativa de homicídio, informou a prefeitura de Ishinawa.
Os investigadores começaram a suspeitar da história quando não conseguiram encontrar ninguém que correspondesse à descrição feita pelo agente ferido, informou a polícia.
As suspeitas aumentaram quando se verificou que o agente tinha demorado uma hora a participar o alegado ataque.
O agente tinha estado a trabalhar praticamente sem descanso na coordenação das operações de socorro e apoio à zona destruída em 25 de Março por um tremor de terra que causou um morto e cerca de 300 feridos e destruiu mais de 14.800 casas.
O agente confessou ter-se esfaqueado e será acusado de ter falseado um relatório, um delito relativamente leve.
Os trabalhadores japoneses têm muitas vezes de fazer longas horas extraordinárias e trabalhar fins-de-semana seguidos quase sem compensação.
O número de mortes por excesso de trabalho, conhecidas como "karoshi", tem aumentado consideravelmente, desde que o ministro da Saúde o reconheceu pela primeira vez em 1987.
Noticia : LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
sábado, junho 16, 2007
Mas o que é isso da Amnistia Internacional ?

Na minha opinião, confesso que nas inicitaivas que participei em Portugal da Aministia Internacional sempre as achei muito duvidosas no que diz respeito em termos polticos e de alguns protagonistas.
Mas ,,,,, como era para a defesa dos Direitos Humanos colaborava com algum distanciamento, mas não me inscrevi como socio.
Mas agora a mascara caiu, então não e que esta associação que se diz defensora dos mais fracos e desprotegidos no passado dia 25 de março na sua Conferência nacional anual, em Edimburgo, os cerca de 400 membros britânicos de Aministia Internacional expressaram com um voto a decisão de comprometer-se na despenalização do aborto e na promoção de serviços de apoio aos programas de controle demográfico, que incluem a legalização e o acesso gratuito ao aborto.
Isso mesmo, denunciam-se as violações dos Direitos Humanos, mas abortos a borla p'ra malta.
Mais um sinal dos tempos ?
sexta-feira, junho 15, 2007
Paciência
Trago hoje música de grande qualidade.
Na voz de Mafalda Veiga em parceria com João Pdro Pais a música de lançamento do seu novo trabalho em conjunto "Lado a Lado".
Letra da música:
Paciência
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
A vida não pára
Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora vou na valsa
A vida é tão rara
Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência
E o mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência
Será que é tempo que lhe falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber
A vida é tão rara (tão rara)
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não pára (a vida não pára não)
Será que é tempo que lhe falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber
A vida é tão rara (tão rara)
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei, a vida é tão rara (a vida não pára não... a vida é tão rara)
A vida é tão rara.
Composição: Lenine e Dudu Falcão
Na voz de Mafalda Veiga em parceria com João Pdro Pais a música de lançamento do seu novo trabalho em conjunto "Lado a Lado".
Letra da música:
Paciência
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
A vida não pára
Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora vou na valsa
A vida é tão rara
Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência
E o mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência
Será que é tempo que lhe falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber
A vida é tão rara (tão rara)
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não pára (a vida não pára não)
Será que é tempo que lhe falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber
A vida é tão rara (tão rara)
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei, a vida é tão rara (a vida não pára não... a vida é tão rara)
A vida é tão rara.
Composição: Lenine e Dudu Falcão
quinta-feira, junho 14, 2007
Barrigas de Amor - Todos Convidados !!

No dia 17 de Junho, um acontecimento de apoio à maternidade.
Estão todos convidados a ir a visitar "Barrigas de Amor", no Parque dos Poetas, em Oeiras.Um acontecimento onde pode encontrar tudo o que faz falta a uma família que espera um bebé.
Passagens de modelos para grávidas, espaços dedicados à alimentação das futuras mães e bebés, espaços dedicados à ginástica pré e pós parto, espaços de saúde, puericultura , no Parque dos Poetas vai encontrar tudo o que se relaciona com gravidez e nascimento... ... imagine que até vai haver um espaço onde o ajudam a escolher o nome para o próximo bebé da família.
E se estiver grávida junte-se a todas as grávidas que vão tentar bater um recorde do Guiness. O que se pretende é juntar o maior número de grávidas possível, para que esta concentração passe a fazer parte dos registos deste famoso livro de recordes."Barrigas de Amor" é daqueles acontecimentos que não vai querer perder... sobretudo, se houver um bebé a caminho.
Convide a família, grandes e pequenos e visite Oeiras, no dia 17 de Junho.Esta iniciativa tem ainda um objectivo solidário: apoiar a instituição "Ajuda de Berço".
terça-feira, junho 12, 2007
Nelson de la Rosa : Um EXEMPLO de vida
Trago hoje a este espaço uma história de um pequeno homem em altura , mas muito GRANDE no exemplo e atitude perante a vida.
De nome Nelson de la Rosa considerado o homem mais pequeno do mundo, morreu em Outubro do ano passado.
De la Rosa, de 54 centímetros de estatura, era uma força da natureza com a sua espontaneadade e alegria. Ficou famoso pela sua atuação, em 1996, ao lado de Marlon Brando e Val Kilmer no filme "A Ilha do Dr. Moreau".
Segundo Andrés Durán, representante do actor, os problemas de saúde começaram quando viajava do Chile a Boston (EUA), após concluir sua actuação num circo que inaugurava um espetáculo no país sul-americano.
Em 1990, De la Rosa entrou para o Guinness Book (o livro dos recordes) como o homem mais pequeno do mundo. O dominicano participou em vários programas de variedades na Espanha, Porto Rico, México, Estados Unidos e Argentina, entre outros países.
Era casado e pai de um filho de 9 anos.
segunda-feira, junho 11, 2007
Lausanne : " O que é bom acaba depressa"

A poucas horas do regresso a Portugal, mais uma vez aqui deixo o registo de umas mini-ferias de 5 dias na Suiça.
Visitei Ouchy (1ªfoto) com passeios fantásticos e repeti a visita ao Museu Olimpico(2ª foto) que é um espaço de excelência, onde estive mais de 3 horas a conhecer a historia Olimpica.
O site do Museu em : http://www.olympic.org/uk/passion/museum/index_uk.asp
quinta-feira, junho 07, 2007
Cheguei a Laussane (Suiça)
quarta-feira, junho 06, 2007
BOEING 747 -8
Amannhã vou até a Suiça, passar uns dias com a minha familia Emigrante.
Como temos sempre aquela ansiedade da viajem de avião, em psquisas pela Net.... descobri um avião espectacular.
É um BOEING 747 -8, que não é infelizmente o avião que me vai transportar, mas qum sabe um dia ..... veja o video.
terça-feira, junho 05, 2007
segunda-feira, junho 04, 2007
“Já somos nove, a menina já nasceu!...”

Hoje trago a este blog mais um convidado especial, chama-se António Abreu, membro do Comité Central do Partido Comunista Português e ex Candidato Presidêncial por este partido.
Conta num pequeno texto uma história que aconteceu com ele em plena campanha eleitoral na sua candidatura a Presidente da República. Aqui fica :
“Já somos nove, a menina já nasceu!...”
Andava eu em campanha para as presidenciais de 2001 e fiz o que já tinha pensado fazer há anos quando estava na casa da família do meu pai em Vouzela: visitar a pequena aldeia da Pena, situada lá bem no fundo quando se desce a serra de S. Macário, nos contrafortes da Serra da Gralheira.
Estávamos em Janeiro e a campanha estava quase a terminar.
Passada a aldeia de S. Macário a descida de dois quilómetros é íngreme e difícil para o carro. Lá em baixo vislumbram-se minúsculos telhados cinzento-escuros das poucas
casas (em xisto) que existem. Para elas nos dirigimos.
Diziam-me os camaradas que me acompanhavam que habitantes eram naquela altura oito. Mas que a senhora do casal que geria a adega típica estava para ter um filho.
Passeamos pelos arruamentos que correm aos socalcos entre as casas, parte de armazéns, outras para habitação. O silêncio dominava como se daquelas casas já não saísse vida. O fumo de algumas chaminés e o cheiro do feno dos animais ia-nos dizendo que assim não era. Os pássaros sim, assim como o latir de um cão que nos acolheu em festa e que deitei no meu colo.
Mais adiante, o ribeiro e o carreiro que passa campos e vinhas para desembocar entre as fragas e nos revela um vale maravilhoso que, com o tempo que tínhamos, não pudemos explorar.
Na entrada da aldeia a adega típica, viabilizada para ser elemento dos roteiros turísticos da região. Aí falamos com o casal, ouvimos as histórias e lendas desse vale, petiscámos e sentimos a vida numa outra dimensão que incluía a resistência à desertificação por um fio. Os oito habitantes são os heróis desta resistência.
Já era o fim do dia quando saímos. Alguma neblina se começava a definir quando chegamos ao cima de S. Macário.
Os dias passaram. Sampaio, como todos prevíamos, ganhara à primeira volta, desmentindo uma 2ª volta que fora dramatizada para deslocar votos, não da abstenção mas de outras candidaturas. Os nossos nunca seriam seus e ele não ignora que, tendo ficado expressos e não em casa, contribuíram também para maior afluência às urnas que lhe não poderia ser indiferente.
Os dias passaram e recebo uma chamada “A menina já nasceu. Já somos nove!...”.
António Abreu
Ex Candidato do PCP á Presidência da Republica
sexta-feira, junho 01, 2007
Família portuguesa.O que é isso?

Mais de metade dos casais portugueses não tem filhos.
E um terço tem apenas um filho. A maioria dos que têm filhos não quer mais tempo para dedicar à família. Não quer prejudicar a sua vida profissional.
Pelo contrário, a maioria dos europeus gostaria de ter mais tempo para cuidar da família. Além disso, temos em Portugal mais automóveis por habitante do que a média europeia. Na União só a Itália e o Luxemburgo têm mais carros. Ou seja, a família deixou de ser uma prioridade para a maioria dosportugueses. A profissão e os bens de consumo passam à frente.
Como se estes sinais não bastassem, há quem, à esquerda, pretenda o divórciona hora, tornando o casamento um compromisso sem significado. E também há quem, à direita, queira minar ainda mais os alicerces da família. Conviria reflectir e ver ao que nos leva esta falsa modernidade,afinal não tão europeia como às vezes se pensa.
Francisco Sarsfield Cabral
Subscrever:
Mensagens (Atom)


