domingo, abril 18, 2021

Aborto, vacinas e imaginação moral

Os estudiosos que defendem o recebimento das vacinas para COVID-19 não devem minimizar ou deixar de lado as preocupações de que essas vacinas foram produzidas com a ajuda do aborto. Enfrentar o problema de forma mais completa não deve descartar a vacinação, mas nos ajudará a entender melhor as profundezas de nosso enredamento nessa cultura moderna da morte.

Os cristãos hoje enfrentam uma variedade de novos e profundos desafios aos ensinamentos morais da Igreja, e o fazem em meio a uma cultura cada vez mais indiferente ou hostil às reivindicações metafísicas da Igreja. 

Dentro desse contexto mais amplo, a chegada das vacinas COVID-19 com ligações históricas ao aborto apresenta não apenas uma pergunta a ser respondida, mas também uma oportunidade para os cristãos desenvolverem uma imaginação moral mais robusta. Todas as vacinas COVID-19 atualmente autorizadas para uso nos Estados Unidos ou no Reino Unido fazem ou fizeram algum uso das chamadas linhas celulares "imortalizadas", como HEK293, que foi originalmente produzida usando "os restos mortais de um falecido por nascer criança após o que parece ser um aborto eletivo que aconteceu na Holanda durante o início dos anos 1970 ”.

Essa descrição vem da amplamente divulgada “Declaração de Acadêmicos Católicos Pró-Vida sobre a Aceitabilidade Moral de Receber Vacinas COVID-19” do Ethics and Public Policy Center . Esses estudiosos católicos concluem corretamente que os cristãos podem tomar as vacinas COVID-19 sem colaborar com o mal do aborto. Tomar a vacina não endossa o aborto que possibilitou a produção de linhagens celulares imortalizadas, nem desrespeita os restos mortais de bebês abortados, nem exige ou incentiva diretamente futuros abortos. 

 No entanto, a declaração EPPC falha em considerar como um endosso inequívoco dessas vacinas tem o potencial de malformar nossa imaginação moral, e não reconhece que esse endosso pode ser explorado para apoiar a relação simbiótica em curso entre a pesquisa científica e a indústria do aborto. 

Em outras palavras, a declaração apresenta como totalmente não problemático o que na verdade é uma escolha complexa entre bens concorrentes, desperdiçando assim uma oportunidade de formar a consciência do cristão de forma mais completa.

Para ler o artigo completo, AQUI