quinta-feira, março 25, 2021

Oração do Papa Francisco que uniu o mundo em tempos de pandemia há um ano.

 


Exactamente um ano após a oração que fez sozinho no adro da Basílica de São Pedro, em plena pandemia, o Papa Francisco decidiu oferecer a todos os bispos portugueses o livro “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?”, editado pela Dom Quixote, em conjunto com outros seis países europeus, esta semana.

O Dicastério para a Comunicação do Vaticano, responsável pela edição original do livro que reúne as orações, mensagens e imagens do Papa no ano passado, fez questão de enviar aos bispos portugueses a obra, com uma carta assinada por Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação do Vaticano e Monsenhor Lúcio Adrian Ruiz, secretário da mesma organização.

“Tendo reorganizado as fotos, textos e vídeos daquela extraordinária oração pelo fim da pandemia, o Dicastério decidiu partilhá-las, para que permaneçam fixadas na memória e sejam recordadas”, lê-se na missiva, onde se reproduz na íntegra o inesquecível momento de oração presidido pelo Papa, num Adro da Basílica de São Pedro deserto, pelas 18h00, do dia 27 de Março de 2020, a que assistiram centenas de milhões de fiéis pela TV e pelas redes sociais.

A carta explica ainda que o livro pretende que o leitor tenha “uma oportunidade de parar, para repensar a nossa própria vida e recomeçar renovado, com um novo olhar sobre os irmãos e sobre o mundo.” E depois descreve as duas partes interligadas que compõem “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?”: a oração e o ensinamento. “Com a oração de 27 de Março de 2020 o mundo parou, junto com o Santo Padre, para rezar e implorar misericórdia. Na oração, o Papa exortou, como fez Jesus com seus discípulos, a ter fé, porque com Ele no barco não se pode naufragar. Com o ensinamento, fomos convidados a um sincero exame de consciência, para compreender o que é verdadeiramente essencial, para analisar a maneira como agimos nas grandes e pequenas circunstâncias, para entender onde nos perdemos e como reencontrar o caminho”, continua a ler-se na carta, onde se diz que a oração de 27 de Março foi para todos, não somente para os crentes, já que pretendeu ser um evento ao mesmo tempo universal e pessoal.

“Através deste livro, o Dicastério deseja consignar à História as imagens e palavras, a fim de iluminar o caminho que virá, conscientes de que não podemos permanecer em silêncio sobre o que vimos e ouvimos. Esperando que este presente seja do seu agrado e possa ajudar a fazer desta crise uma oportunidade de crescimento e mudança, confiante de que o Senhor está connosco, mesmo durante a tempestade, e nos diz: ‘Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?’” termina a missiva personalizada para cada um dos bispos portugueses e datada de 25 de Março.