segunda-feira, fevereiro 08, 2021

Esperança e alegria em “Uma vida à sua frente”

 

Já com milhares de visualizações e a marcar a agenda na Netflix, hoje trago como sugestão de filme “Uma vida à sua frente” que tem como protagonista a lindíssima Sophia Loren (Rosa) com 86 anos, figura icónica do cinema italiano. A veterana atriz voltou a juntar-se ao filho, o realizador Edoardo Ponti, para protagonizar uma história baseada num livro do francês Romain Gary, que já tinha chegado ao cinema em 1977. Na altura, “Madame Rosa” recebeu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. 

O outro protagonista, Ibrahima Gueye (Momo), que numa excelente interpretação, retrata um pré-adolescente de origem senegalesa, órfão, que tenta ganhar a vida como pode, mesmo que seja preciso traficar droga ou meter-se constantemente em problemas. O filme retrata a história destes dois protagonistas que começa da pior maneira, Momo rouba o saco de compras de Madame Rosa num mercado de rua. Mais tarde é obrigado a devolver o que roubou e pedir desculpa, acabando à sua porta com o médico do bairro que o quer deixar aos seus cuidados, em vez de o confiar à Segurança Social. A viver num humilde apartamento com outros dois meninos sob a sua responsabilidade, Rosa, octogenária de coração fraco mas pulso firme, não se mostra nada aberta à ideia de o acolher.

 Porém, com o passar do tempo e com o aprofundar da relação, é criado um sentimento de proteção para com a firme benfeitora e uma bonita sintonia familiar entre um rapaz de 12 anos e uma octogenária.

 Em tempos de confinamento aqui vos deixo a minha sugestão de um filme simples, emotivo e ternurento. 

A critica deste filme também pode ser vista AQUI