
quarta-feira, fevereiro 01, 2012
Sem-abrigo condenado a multa de 250 euros pelo furto de polvo e champô

segunda-feira, janeiro 30, 2012
Cinema

Destaque ■ The Lady | Um Coração Dividido
Se procura um filme de qualidade, com um bom argumento e que o vá prender na cadeira da sala de cinema, então este “The Lady- Um Coração Dividido” é uma boa aposta.
Marcado pelo bom desempenho de Michelle Yeoh na interpretação de Aung San Suu Kyi, (Prémio Nobel da Paz, em 1991) narra a história desta líder na luta pela liberdade e democracia do Povo da Birmânia, contra a ditadura militar que há dezenas de anos controla o país.
Relata ainda a sua relação de amor com o escritor Michael Aris (David Thewlis), com quem foi casada até à morte deste, em 1999.
Um trabalho que é também um apelo à luta a favor dos direitos humanos e contra injustiças.
A não perder!
Veja o trailler : http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XwvUamhi1lw
sábado, janeiro 28, 2012
Cuba descobre vacina contra cancro do pulmão

quarta-feira, janeiro 25, 2012
terça-feira, janeiro 24, 2012
Nomeados para a 84.ª edição dos Óscares

Melhor Filme
“O Artista”
“Os Descendentes”
“Extremely Loud & Incredibly Close”
“As Serviçais”
“A Invenção de Hugo”
“Meia-noite em Paris”
“Moneyball – Jogada de Risco”
“A Árvore da Vida”
“Cavalo de Guerra”
Melhor Realizador
Michel Hazanivicus, por “O Artista”
Alexander Payne, por “Os Descendentes”
Martin Scorsese, por “A Invenção de Hugo”
Woody Allen, por “Meia-noite em Paris”
Terrence Malick, por “A Árvore da Vida”
Melhor Actriz
Glenn Close, por “Albert Nobbs”
Rooney Mara, por “Os Homens que Odeiam as Mulheres”
Viola Davis, por “As Serviçais”
Meryl Streep, por “A Dama de Ferro”
Michelle Williams, por “A Minha Semana com Marilyn”
Melhor Actor
Demian Bichir, por “A Better Life”
George Clooney, por “Os Descendentes”
Jean Dujardin, por “O Artista”
Gary Oldman, por “A Toupeira”
Brad Pitt, por “Moneyball – Jogada de Risco”
Melhor Actriz Secundária
Bérénice Bejo, por “O Artista”
Jessica Chastain, por “As Serviçais”
Melissa McCarthy, por “A Melhor Despedida de Solteira”
Janet McTeer, por “Albert Nobbs”
Octavia Spencer, por “As Serviçais”
Melhor Actor Secundário
Kenneth Branagh, por “A Minha Semana com Marilyn”
Jonah Hill, por “Moneyball – Jogada de Risco”
Nick Nolte, por “Combate entre Irmãos”
Christopher Plummer, por “Assim é o Amor”
Max von Sydow, por “Extremely Loud & Incredibly Close”
Melhor Argumento Original
“O Artista”
“A Melhor Despedida de Solteira”
“Meia-noite em Paris”
“O Dia Antes do Fim”
“Uma Separação”
Melhor Argumento Adaptado
“Os Descendentes”
“A Invenção de Hugo”
“Nos Idos de Março”
“Os Homens que Odeiam as Mulheres”
“A Toupeira”
Melhor Filme Estrangeiro
“Bullhead”, de Michael R. Roskam (Bélgica)
“Footnote”, de Joseph Cedar (Israel)
“In Darkness”, de Agnieszka Holland (Polónia)
“Monsier Lazhar”, de Philippe Falardeau (Canadá)
“Uma Separação”, de Asghar Farhadi (Irão)
domingo, janeiro 22, 2012
A engenhosa e árdua tarefa de virar uma página
Um artista nova-iorquino engendrou uma forma curiosa de virar uma página de jornal. O complexo mecanismo usa princípios da química e da física de uma forma criativa. O vídeo é um sucesso no Youtube.
O mecanismo engendrado por Joseph Herscher é, provavelmente, uma das formas mais difíceis de virar uma página. Mas é um exercício de criatividade, paciência e rigor que faz jus às chamadas máquinas Rube Goldberg, que tanto apaixonam este artista nova-iorquino.
quinta-feira, janeiro 19, 2012
MUNDO

Precisamos de acreditar num mundo melhor. Acreditar que todos temos algo de muito bom para dar. Se o fizermos e nos unirmos só pode sair coisa boa. Encontra em ti o que tens de melhor e partilha. Procura nos outros o que eles têm de melhor e enaltece-o. Coloca assim a tua pedra na construção de um mundo diferente. Poderá ser uma manta de retalhos, mas será mais colorido, diversificado e feliz.
terça-feira, janeiro 17, 2012
Estamos pesados de tanta barriga

domingo, janeiro 15, 2012
Vidas Simples
A minha proposta para este video é a de se deixarem levar pelas palavras, pelas belíssimas imagens e estarem atentos às emoções que o video desperta.
Começamos mais um ano. Um ano que começa de fora para dentro, algo pessimista e de circunstâncias difíceis. Mas sempre que o caos embate em nós, existe aí uma oportunidade de nos reestruturarmos e de crescermos com isso. Estas imagens são de vida, natural, simples e incrivelmente bela. E se o nosso desafio de 2012 for abraçar a simplicidade no nosso dia-a-dia? Seremos mais felizes?!
Cecília Mendonça
sexta-feira, janeiro 13, 2012
Cinema

Depois do sucesso mundial de "Rei Leão", vencedor de dois Óscares em 1995, a Disney decidiu juntar as novas tecnologias a três dimensões e trazer de novo ao grande ecrã este clássico. O destemido Simba que, com grande coragem e dignidade, reconquistou o trono do seu pai na companhia dos seus divertidos amigos Timon e Pumbaa.Considerado por muitos, o melhor filme de sempre da Disney, apesar do 3D não ser grande coisa, vale sempre a pena rever esta história, onde os sentimentos são postos à prova constantemente e a banda sonora é referência.
Gostei e aconselho para miúdos e graúdos, por isso as minhas 4 estrelas e entrada directa para o 1º lugar deste TOP FIVE.
Ver o trailer em : http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4FBXXKg59LY
quarta-feira, janeiro 11, 2012
Bons exemplos ; Fonte da Prata ■ Fundação Santa Rafaela Maria | “Crescer Com Sentido” | Uma Obra que merece ser conhecida

No seguimento dos seus projetos mais emblemáticos: o TASSE e o CLAII, a Fundação Santa Rafaela Maria foi apresentada ao público nos dias 6 e 7 de Janeiro. Na sexta-feira, houve um Jantar oferecido pela comunidade da Fonte da Prata, com pratos típicos de alguns dos diferentes países donde são provenientes estas pessoas: Cabo Verde, Guiné e Ucrânia. Seguiu-se uma Missa na Igreja Paroquial de S. Lourenço, em Alhos Vedros. No sábado, a festa de apresentação da nova Fundação realizou-se no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.
Com a sala literalmente cheia, a festa foi apresentada por José Pedro um advogado de profissão que ocupa os seus tempos livres enquanto voluntário em diferentes organizações, que teve um excelente desempenho, muito aplaudido. Na apresentação da nova Fundação, o Padre António Vaz Pinto, sj, jesuíta amigo da Congregação, explicou o papel das obras sociais: compôs o enquadramento da necessidade, pertinência e missão de instituições como as IPSS’s no contexto atual.
“Estamos aqui para comemorar um acontecimento jurídico, político e social, que é a transformação de um projecto numa Fundação para fazer mais e melhor, numa atitude saudável de pôr os nossos talentos ao serviço das necessidades dos outros”, afirmou o Pe. Vaz Pinto.
Sobre o lema da Fundação: “Crescer Com Sentido”, considerou-o feliz, por não significar um crescimento qualquer, mas antes um crescimento que seja factor humanista, que contribua para uma sociedade mais digna, mais humana, mais fraterna. “O importante é que instituições como a Fundação Santa Rafaela Maria saibam congregar boas vontades, espírito de sacrifício, coragem, iniciativa e criatividade para poderem criar oásis de humanidade, num mundo que, por vezes é um deserto de pessoas”, acrescentou. Salientou ainda a importância do voluntariado, sem o qual, muitas vezes, estas obras nem sequer poderiam existir e felicitou as Irmãs, as colaboradoras e todos aqueles que usufruem destes serviçosO orador recomendou para a nova Fundação: Objectivos claros, porque objectivos difusos levam à dispersão e ao fracasso; Confiança uns nos outros e confiança em Deus; A capacidade de delegar, com acompanhamento, para que a delegação decorra bem; Criatividade para pensar em outras e melhores coisas, sem medo de afrontar o futuro. “É fundamental o acompanhamento dos voluntários em instituições desta natureza, integrando-os e deixando crescer os seus talentos”, concluiu.
A Irmã Irene Guia e o empresário Rui Castro Martins, responsáveis da Fundação, explicaram o projecto em curso na Fonte da Prata. A Irmã Escrava contou a história da Fundação, que se iniciou em 1992, ou melhor, em 1984, quando entraram pela primeira vez na Fonte da Prata, começaram com sala de aulas e campos de férias. Em 1992, fixaram-se mesmo na Fonte da Prata, sempre a crescer. Agora, em 2012, deram outro salto, criando a Fundação Santa Rafaela Maria. “Depois daqui, outras coisas hão- de surgir”, disse, convicta, a Irmã Irene. Rui Castro Martins confessou as muitas emoções que este projeto lhe tem feito sentir. “Nós fomos apresentados como os responsáveis pela Fundação, mas os verdadeiros responsáveis são muitas Irmãs, os voluntários que, no dia-a-dia, se empenham no trabalho de formação de todos aqueles que são acolhidos nos diferentes projetos em curso na Fonte da Prata”, salientou. E fez ainda notar que esta Fundação não nasce do zero, assenta em projetos que já existem, levados a cabo pelas Irmãs, os voluntários e os utentes que beneficiam desses projetos. “Hoje, demos mais um passo e desejamos que a Fundação possa ‘crescer com sentido’, como é seu lema”, concluiu.
A seguir, foi apresentado um documentário, feito internamente por voluntários, orientado por Maria Albuquerque Lopes, que pretende mostrar aos que não conhecem e lembrar aqueles que vivem de perto os projetos que estão no terreno, que poderão ser a raiz de um projeto muito mais abrangente no futuro.
Num pequeno painel, orientado pela jornalista Laurinda Alves, foram dados testemunhos sobre o voluntariado, nomeadamente por: a Irmã Ania Maria Ramirez, responsável pelo CLAII; Célia Costa, que frequenta o curso de formação de pais; a fadista Carminho, que foi voluntária na Fonte da Prata e numa acção de voluntariado na Índia; o jovem Dinis, responsável pelo voluntariado e pelos campos de férias, na Fonte da Prata; e a Irmã Rita Cortez, responsável pelo TASSE.
Na animação, esteve em palco o Grupo de Dança do TASSE, com danças de origem africana, muito aplaudidas. Uma presença enorme no palco foi a da atriz Daniela Vieitas, também ela voluntária, que num expressivo monólogo partiu de um lugar de nada e deu a volta ao mundo, regressando à Fonte da Prata onde constatou que, afinal, ali havia a multiculturalidade que tinha observado noutros lugares do mundo. Excelente.
A encerrar a festa, Mafalda Veiga, igualmente uma voluntária, cantou três ou quatro melodias, como ela sabe cantar. “Para mim é um privilégio, estar a participar nesta comemoração de um projeto que está no lado bom das coisas, onde eu vou estar e de que eu vou fazer parte”, agradeceu.
No fim, foi servido um Cálice de Porto.
A Fundação Santa Rafaela Maria
A Fundação Santa Rafaela Maria foi criada pela Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus em Portugal e tem por missão a educação e promoção do desenvolvimento integral humano e cristão da pessoa, sobretudo das crianças e jovens mais carecidos, sendo “crescer com sentido” o seu lema.
O ano de 1992 marca o início desta obra, quando a Congregação das Escravas funda uma comunidade de irmãs no bairro da Fonte da Prata (Alhos Vedros – Moita), um bairro social com cerca de 5000 habitantes, na sua maioria de origem africana, de fracos recursos económicos em situação de desemprego ou de emprego precário.
Ao longo dos anos foi preocupação da Congregação dar resposta às necessidades mais urgentes do bairro e do concelho, desenvolvendo, promovendo e criando equipamentos e infra-estruturas capazes de responder às situações de maior carência e vulnerabilidade em diferentes campos de intervenção e para diferentes públicos alvo.
As principais áreas de intervenção desta comunidade são o TASSE - Centro de Educação Não Formal e Formação Profissional, e o CLAII - Centro Local de Apoio à Integração dos Imigrantes. O TASSE teve início em Fevereiro de 2005, decorrente de uma candidatura ao Programa Escolhas 2ª Geração, no âmbito da prevenção do abandono e do insucesso escolar. Os resultados deste programa têm sido surpreendentes como é o caso do sucesso na taxa de transição de ano lectivo: 97% dos jovens entre os 7 e os 18 anos que frequentam este programa, no último ano lectivo.
A Congregação organiza e desenvolve outras actividades no âmbito do apoio à comunidade, como o apoio às famílias, o combate ao desemprego e apoio à integração na vida activa; e ainda desenvolve actividades de carácter religioso e humano, designadamente actividades pastorais e de promoção e formação humana. Estas actividades são na sua generalidade desenvolvidas numa casa de oração em Palmela.
Na continuação destes projetos, e na necessidade de coordená-los e permitir a sua sustentabilidade, surge agora a Fundação Santa Rafaela Maria.
terça-feira, janeiro 10, 2012
Espanha vai revogar lei da morte. E Portugal ?

E Portugal ?
Para quando a revogação da actual lei que liberalizou o aborto- uma das mais extremistas, liberais e arbitrárias do mundo ?
sábado, janeiro 07, 2012
A necessidade de Deus (e de Cristo)

quarta-feira, janeiro 04, 2012
Tornar Visível o Invisível
domingo, janeiro 01, 2012
Antes construir do que prever

sexta-feira, dezembro 30, 2011
Receita para o ano novo

terça-feira, dezembro 27, 2011
Um texto desinteressante para portugueses


segunda-feira, dezembro 19, 2011
Video sobre o Natal que conquistou YouTube
Este relato do Natal com actores até 8 anos de idade conseguiu em poucas horas milhares de visitas no Youtube.
O segredo? transmite o espírito do Natal, explica o queaconteceu no primeiro 25 de Dezembro, no meio de belíssimas paisagens da Nova Zelãndia
sábado, dezembro 17, 2011
Havia mil e uma formas possíveis...[...]

|
quinta-feira, dezembro 15, 2011
terça-feira, dezembro 13, 2011
sábado, dezembro 10, 2011
Como Ajudar - Dar o litro é simples
quarta-feira, dezembro 07, 2011
Cinema

Destaque
O Gato das Botas
Gato das Botas é uma figura criada em 1697 pelas lendárias fábulas do francês Charles Perrault, mas recentemente o seu protagonismo decorre do facto de ter readquirido especial notoriedade como figura do filme de animação «Shrek 2». Um filme familiar, alegre e bem-disposto, com uma animada variação pós-moderna sobre as fábulas de João e o Pé de Feijão e da Gansa dos Ovos de Ouro.
Trata-se de uma adaptação contemporânea, criando uma nova versão das ditas personagens, explicando a origem das botas do famoso Gato, da sua reputação de brilhante espadachim e de resgate da sua honra felina “manchada” por uma traição injusta do seu passado.
Saia de casa e vá ver este filme, garanto que sairá da sala mais animado e esquecerá durante hora e meia os tempos difíceis que andamos a viver.
Veja o trailer em :
http://www.youtube.com/watch?v=fXgT_DgFJf0
domingo, dezembro 04, 2011
Monumento ao menino não nascido.

sábado, dezembro 03, 2011
Campanha nacional contra a violência doméstica
Uma em cada três vítimas de violência doméstica permanece mais de dez anos na relação e cada vez mais mulheres resistem a abandonar o lar porque vão perder emprego. Este ano já morreram 23 mulheres vítimas de violência doméstica, segundo dados do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA).
Informo que as imagens poderão ser pesadas para pessoas mais susceptíveis.
quinta-feira, dezembro 01, 2011
Espaço saúde com....Luiz Santos

O mito do exercício físico.
Não se sabe ao certo quantos indivíduos se exercitam regularmente. São os representantes de todos aqueles que aderiram à ideia de que o exercício físico promove a saúde e a longevidade. Buscam um objetivo inatingível. São vítimas do mito do exercício físico!
As diferenças limítrofes existentes entre os riscos e os benefícios induzidos pela prática do exercício físico não estão e, muito menos são definidos pelos seus agentes especializados no seguinte contexto – saúde e longevidade. Em contrapartida e infelizmente, os veículos de informação e a formação de opiniões acerca desta matéria tem alimentado, por interesses outros, esse conceito. Senão vejamos. A pressão exercida pelos meios de comunicação social, conjuntamente com grupos de representantes das mais diferentes categorias profissionais e grupos económicos sobre a sociedade é uma realidade. A “cultura do desporto” espalhou-se por todo o mundo apoiada por bases científicas e sobretudo pelo marketing especializado. Uma valorização consensual aponta para o exercício físico como sendo este o agente principal e o fomentador da saúde e da longevidade da população, ainda como o dinamizador e promotor de uma mais-valia para o bem-estar e para uma melhor qualidade de vida. Pretextos e alegações extravagantes, até mesmo infundadas acerca deste tema têm sido atribuídos a este fenómeno. Um dos media que mais tem influenciado neste contexto é a televisão, super dotada na arte de vender a imagem e a informação da glorificação dos vencedores, das recompensas e com a intensa publicidade em torno dos paradigmas da saúde, da beleza, do poder, do sucesso – do exercício físico. O recente “combate” travado pelos media contra a obesidade é o exemplo tipificado da banalização deste fenómeno, isto é, convenientemente transformaram uma pandemia de graves proporções na escala mundial para a saúde da espécie humana num rentável share de audiências tipo reality show.
Não é de se surpreender que grande parte da população esteja disposta a pagar e investir neste “produto”. E pagam! Sob as alegações das mais surpreendentes, tem-se despendido enormes quantias em equipamentos desportivos, consultas e exames especializados, programas e tratamentos, suplementos e substâncias milagrosas. Dos extremos, podemos enquadrar o doping e, até para se obter resultados menos complexos, o exercício físico tem sido utilizado como um meio para se atingir um fim. Paradoxalmente, neste contexto torna-se ele mesmo num agente nocivo e comprometedor da saúde, ou até mesmo como redutor da própria vida. Deformado pelos tabus e pré conceitos, o exercício físico assume hoje para muitos, como uma alternativa para alguns males e a solução para os menos informados. Os profissionais que interagem direta e indiretamente na área da prescrição e supervisão do exercício físico têm pelas mais variadas razões, procurado incentivar à população para aderirem a esta ideia, quando, muitos destes não reúnem sequer os conhecimentos mais elementares para tal. Como consumidores que são deste conceito também estão sujeitos ao charlatanismo e às hipocondrias da sociedade do consumo. Portanto, temos tudo aqui reunido. O estímulo ao lucro, a sedução da moda e do status quo, a “ciência” que apoia o fenómeno do exercício físico, os media, ou seja, uma carroça muito grande, movida pelo lucro e que transporta uma população ávida para acreditar que esta será a solução para se obter saúde e longevidade. Para os menos lúcidos, não esquecer que a ciência se encontra - ou deveria, estar acima dos modismos e dos interesses de classes.
Assumo neste artigo definitivamente que não sou contra o exercício físico, em toda a sua explanação. Como profissional e praticante do desporto, simplifico tão-somente o reflexo do raciocínio de quem está do outro lado da questão. Aquela sobre a qual poucas pessoas ouvem falar e muitas nem querem saber que elas existem. Os factos não contrariam os prazeres da prática do exercício físico, traduzem apenas que ela poderá ser desastrosa, quando realizada pelas razões e, nas condições impróprias. A verdade poderá servir também, a qualquer custo, como um benefício para o futuro. Na continuidade deste tema, abordaremos os conceitos mais atualizados sobre saúde, exercício físico e longevidade.
Director Técnico | Personal Trainer


